A segurança e a eficiência no controlo de fronteiras são prioridades cada vez mais presentes. Com o objectivo de modernizar e acelerar os procedimentos de entrada e saída de cidadãos de países terceiros, está a ser implementado o EES – Entry/Exit System, um sistema automatizado que irá revolucionar a forma como o movimento de pessoas é gerido em aeroportos.
O que são os EES Border Check Kiosks?
O Entry/Exit System (EES) é uma iniciativa, da União Europeia, que visa registar eletronicamente as entradas e saídas de cidadãos de países terceiros (não pertencentes à UE) que viajam para o espaço Schengen. Este sistema substituirá o actual processo manual de carimbagem de passaportes, permitindo um controlo mais eficaz, seguro e automatizado.
Os quiosques EES são estações self-service que permitem aos viajantes realizar o registo obrigatório de forma autónoma, antes de se dirigirem ao posto de controlo fronteiriço. Estas unidades são equipadas com tecnologia de ponta, incluindo:
- Leitura e verificação de documentos de viagem (passaportes, vistos, etc.);
- Captura de dados biométricos, como fotografias faciais e impressões digitais;
- Interfaces intuitivas em vários idiomas para garantir acessibilidade e usabilidade;
- Integração com bases de dados europeias de controlo de fronteiras.
Ao automatizar grande parte do processo, os quiosques EES permitem reduzir o tempo de espera, diminuir a carga de trabalho dos agentes fronteiriços e melhorar significativamente a segurança e rastreabilidade dos movimentos transfronteiriços.