ERA DA MUDANÇA
Vivemos na era da mudança, num espaço de múltiplas transformações. Se compararmos o actual cenário do mercado publicitário e do marketing, verificamos que desde o século XX até ao século XXI os meios de comunicação evoluíram e multiplicaram-se. As pessoas reformularam-se nos seus modos de pensar e agir. Os consumidores tornaram-se mais impacientes, interactivos e difíceis. O mercado tornou-se mais competitivo e a concorrência cada vez mais agressiva.
Todo este processo de crescimento e de mudança nos diversos sectores da sociedade, leva o mercado publicitário a reinventar-se. Surgem múltiplas possibilidades de trabalhar uma marca, para um consumidor que anda saturado de velhos modelos considerados mais antigos.
Todas as transformações tecnológicas somadas a uma postura mais impaciente do novo consumidor reformularam a própria cadeia de valor da informação.
A PUBLICIDADE MODERNA
A Publicidade Moderna teve as suas origens em Portugal por volta de 1915, e desde esta data que foi evoluindo lentamente influenciada pela conjuntura económica, política e social de Portugal.
Apareceram assim, novas formas de comunicar, como o MUPI. O termo MUPI, não se encontra dicionarizado, é um acrónimo de « Mobiliário Urbano Para Informação », termo originado na França mas que logo se tornou internacional.
Actualmente e cada vez mais, as ruas são invadidas por publicidade. Deparamo-nos agora com uma panóplia de imagens estrategicamente colocadas ao longo das vias de trânsito e locais de passagem com o objectivo de capturar a atenção de um indivíduo cada vez mais distraído.
Mas, afinal o que é exactamente um MUPI ? E, para que serve ?
Resumindo, um MUPI é um expositor de publicidade que pode adquirir diferentes dimensões, geralmente provido de vidro com o objectivo de comunicar / publicitar diferentes conteúdos.
Pode dizer-se que o MUPI apareceu, na primeira metade do século XX. Devido ao analfabetismo das populações, o MUPI foi a primeira forma de publicidade utilizada para divulgar informação ao grande público.
Continha apenas uma imagem e uma frase curta, pretendendo que as pessoas retivessem na memória o produto representado.
Actualmente, o que verificamos é uma evolução tecnológica em todos os meios de comunicação e o MUPI não ficou atrás neste desenvolvimento.
Apareceram os MUPIS DIGITAIS, em que o cartaz foi substituído por um painel de plasma que pode apresentar publicidade dinâmica ( animações, vídeos, imagens, entre outros conteúdos multimédia ).
Mas, não só. Estes chamados mupis interactivos digitais podem hoje em dia, integrar diferentes componentes e aplicações que lhes permitem exercer funcionalidades práticas e interessantes, interagindo de forma autónoma com o utilizador.
COMPONENTES E FUNCIONALIDADES MUPIS DIGITAIS PARTTEAM
Conceber e criar uma campanha ou interacção com um MUPI interactivo é um desafio. Contudo, não é impossível.
Na PARTTEAM, empresa portuguesa fabricante de quiosques multimédia, desenvolvem-se mupis interactivos à medida e com diferentes componentes que podem ser integrados neste meio de comunicação digital, tais como :
- Touchscreen ;
- Webcam ;
- Ligação Wifi ;
- Gestão Remota ;
- Display de alta luminosidade para exterior;
- Colunas de Som ;
- Sistema de ventilação e ar condicionado
- Vidro com tratamento ;
- Sensores ;
- Protecção contra vandalismo através de fechaduras de alta segurança ;
- NFC e leitura proximidade.
As funcionalidades dos mupis digitais da PARTTEAM, são muitas mas destacamos algumas como:
- Wayfinding – Sistema que permite auxiliar na orientação dos usuários em diferentes ambientes;
- Publicidade Dinâmica / Advertising
- Realcatcher – Software que permite a medição de audiências;
- YPortal – Posto de Informação Turístico Local ;
- Integração de qualquer aplicativo ;
- Wifi Hotspot ;
- Ysnapshot – Software para Selfies, permite tirar fotos e capturar vídeos em tempo real e possibilita a partilha via email ou nas redes sociais ;
- Clusterwall – Hub interactivo de conteúdos digitais e multimédia;
- Urbiotic Wifi – Carregamento de smartphone / tablet.
Tudo isto levará a um uso mais eficiente dos locais e edifícios, o que pode produzir um desenvolvimento mais acessível que acompanhe as necessidades dos usuários.
Com o avanço da tecnologia, existe uma maior adesão aos meios digitais por parte dos consumidores, especialmente os da geração Y. Hoje, o mais importante não é o que se diz mas como e a quem se diz.
AS MARCAS E EMPRESAS APOSTAM NA CRIATIVIDADE COM MUPIS DIGITAIS
São vários os exemplos de Mupis Digitais, utilizados por empresas e marcas para causar impacto no utilizador. O objectivo é quase sempre proporcionar uma experiência de proximidade da marca com o consumidor e das empresas com os seus clientes.
As agências criativas apostam neste meio, por ser dinâmico, interactivo, muito visual e que pode adoptar diferentes dimensões.
Um dos projectos com mais notoriedade que a PARTTEAM desenvolveu, foi para o festival que se realiza todos os anos em Portugal, o NOS ALIVE .
A marca HUAWEI decidiu escolher a PARTTEAM para desenvolver, produzir e instalar os mupis interativos PLASMV para realizar activação dos smartphones P9 e P9 PLUS.
Estes mupis digitais interactivos foram uma das atracções no NOS ALIVE, permitindo que os visitantes e participantes tirassem “selfies” que eram automaticamente publicadas nas redes sociais como Facebook, Instagram , entre outras.
Estamos na era digital e esse é um facto inegável. Os mupis digitais são um dos canais em que a comunicação pode funcionar de uma forma tecnológica, eficaz, dinâmica, simples e divertida.
De referir ainda que um mopi é um bloco monolítico em estrutura de aço lacado, aço inox ou alumínio com 3mm de espessura, com pintura electroestática e tratamento anti-graffiti.