OEM/ODM: Quais as diferenças destes modelos de negócio?

A PARTTEAM & OEMKIOSKS é uma empresa mundialmente reconhecida, fabricante de quiosques multimédia de interior e exterior, equipamentos self-service, mupis digitais, mesas interactivas e outra soluções digitais, para todos os tipos de sectores e indústrias.

Ao longo dos anos, tem vindo a evoluir os modelos de negócio OEM e ODM. Estas soluções concentram-se em fornecer um serviço que vai de encontro às necessidades de cada cliente, com diversas opções de personalização técnica e visual.

Os modelos ODM (Original Design Manufacturing) e OEM (Original Equipment Manufacturer) estão associados à indústria de manufatura, sendo fundamental perceber as suas diferenças para entender o modelo mais adequado a adotar. A PARTTEAM & OEMKIOSKS é especializada em projetar e fabricar sob encomenda quiosques multimédia de estrutura em metal, mediante as necessidades de cada projecto.

No modelo ODM, a empresa produtora projecta e constrói integralmente o produto, sendo depois comercializado por empresas terceiras. No modelo OEM, a empresa cliente projecta o quiosque e a empresa produtora materializa-o.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS possui as habilidades e os processos necessários para assegurar a qualidade da fabricação de qualquer quiosque multimédia personalizado, como por exemplo um quiosque de self-service ou um quiosque de pagamento. Desde o design até à fabricação, os quiosques multimédia de estrutura metálica são totalmente estudados, o que requer uma compreensão profunda do processo de conformação do metal, para assegurar que o design criado corresponde às expectativas do cliente.

Eficiência e produção de componentes de alta qualidade por moldagem e perfuração de metal, são processos testados e certificados pelos engenheiros mecânicos da organização.  Tendo anos de experiência a trabalhar com diferentes metais e os respectivos processos metalúrgicos, de forma a garantir a qualidade e excelência de cada quiosque.

Assim as empresas produtoras com o modelo ODM, projetam produtos de acordo com as suas próprias especificações, enquanto as empresas produtoras com o modelo OEM, projetam produtos de acordo com as especificações da empresa cliente.

Uma das vantagens do modelo ODM é que os compradores podem obter produtos sem os desenvolver projetualmente, de certo modo o ODM ajuda as empresas compradoras a reduzir os seus custos de produção.

Nos últimos anos a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu os modelos ODM e OEM, tendo agora capacidade para lidar com a produção distinta de vários projectos e clientes. A empresa está preparada para resolver todas as eventualidades e especificações de cada projecto, desde uma mesa interactiva totalmente personalizada a um mupi digital. A PARTTEAM & OEMKIOSKS  garante elevada qualidade técnica e estética, assim como a prestação de suporte em projetos electrónicos mais detalhados, ou o desenvolvimento de software em todos os quiosques multimédia.

 

Na empresa prevalece maioritariamente o modelo ODM, que lidera o sector de produção de quiosques multimédia. Facto justificado pelo envolvimento do departamento de engenharia, que recorre aos princípios DFM (design for manufacturability), que permitem a optimização de cada projecto para a fabricação e consequentemente redução total dos custos de produção. A equipa interna de engenheiros e designers é extremamente qualificada e tem a missão de entender os requisitos de cada cliente, proporcionando-lhe as melhores soluções.

Os modelos ODM/OEM da empresa fornecem todo o suporte, desde o projecto até à produção, a fim de garantir os resultados pretendidos.

Leitura recomendada: 6 vantagens para usar um mupi digital que não conhecia!

QUAL A DIFERENÇA DE PRODUÇÃO DO MODELO OEM E ODM ?

Em grande parte das produções OEM, as empresas cliente exigem a produção de componentes específicos. Essas peças são assembladas e vendidas pelo comprador com a sua marca comercial. A maioria dos produtos está disponível a preços competitivos, porque os custos do processo de fabricação OEM são mais baixos. As empresas cliente que optem pelo modelo ODM, produzem o produto com todas as especificações e pormenores solicitados. Este tipo de produção é benéfico para empresas menores, porque não têm de desperdiçar o seu tempo em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos produzidos com o modelo ODM, podem ser divididos em dois tipos de categorias: Private label e White label. Private label são produtos acabados, vendidos a uma empresa cliente final. Por outro lado, os produtos de white label são produtos genéricos que podem ser vendidos pelas empresas com as suas próprias marcas.

COMPONENTES E PRODUTOS COMPLETOS: OEM OU ODM?

Os produtos OEM são vendidos pelo fabricante com base nas especificações do comprador. Produtos ODM são finalizados ou são produtos pré-projetados que são vendidos com o nome da marca da empresa compradora. Os produtos ODM são produtos completos e acabados, ao contrário dos produtos OEM.

QUAIS AS VANTAGENS DE OPTAR PELO MODELO OEM?

As empresas produtoras OEM são cada vez mais a solução procurada para as multinacionais, assim como para as Startups. As empresas produtoras OEM que fabricam componentes, fornecem serviços a uma taxa mais baixa em comparação com outras empresas. Outra vantagem da fabricação OEM, é ser possível adquirir produtos de qualidade, em grandes quantidades, a taxas mais baixas.

QUAIS AS VANTAGENS DE OPTAR PELO MODELO ODM?

Uma das maiores vantagens da fabricação de ODM, é que não precisa perder tempo com o desenvolvimento do projeto.  Se comparar o modelo de fabricação OEM/ODM, o ODM normalmente é o sistema mais benéfico para as empresas. O ODM ajuda a economizar o tempo, porque é possível obter o produto final sem nunca ter pensado na sua concepção, o mesmo não acontece se optar pelo modelo OEM, porque já é necessário projetar os produtos e encontrar um fabricante que desenvolva o projeto.Ao optar pelos serviços de um fabricante de ODM, é possível obter uma gama de produtos completos em quantidade maior e taxas de preço mais baixas, sendo mais fácil a sua comercialização.

 

Ao optar pela PARTTEAM & OEMKIOSKS para qualquer um destes modelos, pode estar seguro que será escolhido o processo mais indicado que irá de encontro às soluções que procura. Todo o processo projetual desenvolvido com a tecnologia e produção adequada farão do seu quiosque multimédia um sucesso.

COMECE JÁ A DESENVOLVER O SEU NEGÓCIO, PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO GRATUITO : CLIQUE AQUI 

CategoriasPT