Como a sinalética digital pode beneficiar o sector da saúde

A sinalética digital tem vindo a desempenhar um papel fundamental no sector da saúde, seja público ou privado, melhorando a experiência dos pacientes, a comunicação com os funcionários e as actividades de gestão. Com efeito, a sinalética digital é uma oportunidade de comunicação visual, que inclui conteúdo interactivo, envolvente e educativo.

O sector da saúde, que abrange hospitais, clínicas, centros de saúde, consultórios, farmácias, é um dos sectores que mais pode beneficiar da sinalética digital, tendo em conta o tempo de espera dos utentes. Tornando mais simples a partilha de informações, a sinalética digital, fomentada pela PARTTEAM & OEMKIOSKS através do software QMAGINE SIGN, substitui os tradicionais quadros de avisos pouco atractivos por ecrãs dinâmicos, envolventes e fáceis de actualizar.

Sinalética Digital nos Serviços de Saúde
Sinalética Digital nos Serviços de Saúde

Num ambiente em constante mudança, o digital é o modo mais simples e eficaz para se criar uma comunicação instantânea e eficiente. O uso de sinalética digital e do software QMAGINE SIGN nos serviços de saúde tem transformado significativamente a experiência hospitalar de pacientes e visitantes. Além de manter a informação atractiva, a sinalética digital minimiza a percepção do tempo de espera, informa, entretém e promove a qualidade e satisfação no atendimento. Por norma, a sinalética digital também traz benefícios no que respeita ao ROI (Retorno sobre o Investimento).

A utilização de sinalética digital é mais um passo na cadeia de inovação no sector da saúde. Uma das funcionalidades da sinalética digital neste sector está relacionada com a gestão de atendimento, muitas vezes denominada de gestão de filas de espera. Uma vez que este sector tem serviços de atendimento ao público, na maior parte das vezes com muita afluência, a gestão eficaz do atendimento (filas de espera) é fundamental para o bom funcionamento deste tipo de serviços.

A sinalética digital neste sector ajuda ainda a reduzir as lacunas de comunicação entre os funcionários e é a forma mais moderna de transmitir informações em hospitais, clínicas, centros de saúde, consultórios, farmácias.

Tendo em conta que existem diversas possibilidades de conteúdos, eis alguns dos inúmeros exemplos de informações que podem ser transmitidas através da sinalética digital:

  • Apresentação de serviços;
  • Tempo de espera;
  • Registo do paciente;
  • Informações de orientação (wayfinding);
  • Mensagens relacionadas com a saúde e o bem-estar;
  • Promoção dos serviços de saúde.

Os benefícios da sinalética digital para os serviços de saúde

A sinalética digital nas instalações de saúde tem-se revelado extremamente benéfica para profissionais, funcionários e pacientes – não apenas para fornecer informações, mas também para educar e instruir. Eis alguns dos benefícios mais relevantes:

1 – Redução da percepção do tempo de espera

O tempo pode passar devagar para pacientes, familiares e amigos que aguardam na sala de espera. Muitas vezes, este é também um momento de grande agitação para aqueles que têm de esperar por alguma notícia relativa aos seus entes queridos. Neste sentido, a sinalética digital e o software QMAGINE SIGN fazem com que sejam exibidos conteúdos informativos e envolventes, proporcionando um tempo de espera mais produtivo e menos aborrecido.

As instalações de saúde podem, assim, entreter os utentes e visitantes através de notícias atraentes, programas, informações de saúde relevantes ou actualizações das instalações.

2 – Comunicação actualizada e em tempo real

Um dos principais benefícios de usar a sinalética digital no sector da saúde é a capacidade de fornecer comunicação actualizada e em tempo real. As unidades de saúde têm informações importantes para comunicar aos utentes e visitantes. Além da promoção de serviços e eventos, há anúncios de segurança pública, recomendações de segurança do utente, dicas de segurança no local de trabalho, conteúdo sobre saúde e bem-estar, entre outras comunicações.

Com a sinalética digital, as informações permanecem actualizadas e os administradores do sistema podem enviar alertas em tempo real em situações de emergência.

Também a comunicação interna beneficia da sinalética digital, uma vez que esta permite que os funcionários partilhem e fiquem a par de informações actualizadas, de forma rápida e eficaz.

Clínica Cruz Verde optimiza serviço de atendimento com sistema de gestão de filas QMAGINE
Clínica Cruz Verde optimiza serviço de atendimento com sistema de gestão de filas QMAGINE

3 – Aumento dos fluxos de receita

Ao melhorar a experiência do utente, também a receita acaba por aumentar. Isto, porque pacientes satisfeitos têm maior probabilidade de voltar e de recomendar os serviços a outras pessoas.

4 – Redução de erros

Através de sinalética digital, não só é possível ter acesso a todas as comunicações que estão a ser divulgadas no espaço de saúde, como também existe menor probabilidade de ocorrerem erros manuais.

5 – Sinalética de orientação

Orientar-se como utente ou visitante numa grande instalação, como o hospital, pode ser confuso e frustrante. Neste sentido, e através de uma solução de sistema de wayfinding – como o software QMAGINE Wayfinder da PARTTEAM & OEMKIOSKS –, é possível fornecer às pessoas um mapa detalhado com instruções que irão permitir que a pessoa chegue ao seu destino com mais rapidez e facilidade.

6 – Redução da pressão dos funcionários

Os equipamentos digitais fazem com que os funcionários se possam dedicar a tarefas mais importante. Assim, através de quiosques multimédia e de sistemas de gestão de filas, pode proceder-se à admissão de utentes, por exemplo, sem necessidade de intervenção humana.

Gestão de Filas de Espera para Clínica Ortopédica em Estocolmo - Camp Pro Ortopedteknik
Gestão de Filas de Espera para Clínica Ortopédica em Estocolmo – Camp Pro Ortopedteknik

7 – Promoção de serviços e produtos

A sinalética digital é também um modo de divulgação e promoção de produtos, serviços e eventos de maneira eficaz. Ao vender espaço publicitário a terceiros, os estabelecimentos de saúde podem, inclusive, aumentar as vendas de serviços ou produtos.

8 – Maior segurança

A sinalética digital pode também funcionar como um sistema de alerta de emergência. Através de um sistema controlado centralmente, mensagens urgentes podem ser enviadas a todos os ecrãs digitais da instalação, melhorando a capacidade de responder a qualquer tipo de situação.

9 – Modernização

Com a sinalética digital e com o software QMAGINE SIGN da PARTTEAM & OEMKIOSKS, qualquer unidade de saúde vê o seu espaço modernizado – reduzindo, em simultâneo, os custos e proporcionando uma maior harmonia no local.

10 – Custos de manutenção mais baixos

Com a evolução da sinalética digital, a maior parte das soluções tecnológicas disponíveis para o sector da saúde são automatizadas – o que diminui os custos de manutenção dos equipamentos.

Mupi Digital MEDIAX personalizado para Hospital da Prelada
Mupi Digital MEDIAX personalizado para Hospital da Prelada

As soluções da PARTTEAM & OEMKIOSKS para o sector da saúde

Com o sector da saúde em constante evolução, a PARTTEAM & OEMKIOSKS apresenta as soluções certas para aprimorar qualquer serviço relacionado com esta área.

Sinalética digital

As redes de sinalética digital, como o software QMAGINE SIGN, incluem a criação e a gestão de conteúdos multimédia (imagens, vídeos, notícias, conteúdos web) e a sua disponibilização através de um ou vários displays, especialmente vantajosos em espaços de saúde.

Estas redes com distintas funcionalidades têm como principal intuito a divulgação e exibição de informação/conteúdos, neste caso para o sector da saúde.

Mupis digitais

Os mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS, mais propriamente os de parede, mantém os utentes e visitantes informados e permitem que os administrativos da unidade de saúde façam a gestão dos conteúdos de forma fácil e eficiente. O uso dos mupis digitais interfere, assim, de maneira positiva no aumento da satisfação no atendimento e na qualidade do serviço.

Com efeito, a implementação destes meios digitais proporciona uma experiência muito positiva ao utente.

Quiosques multimédia

  • Quiosques self-service

Com os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS, os pacientes e visitantes podem marcar as suas consultas, localizar os médicos por especialidade, consultar horários de funcionamento, localizar as salas e consultórios dentro e fora do hospital de uma forma cómoda e prática.

Além desses serviços e informações, os terminais podem ser utilizados para aceder à Internet, consultar dados clínicos e divulgar campanhas na área da saúde.

Desta forma, os quiosques self-service permitem às pessoas manter o estilo de vida que actualmente lhes é proporcionado pelas tecnologias de informação, ou seja, a autonomia para realizar funções que anteriormente exigiam a presença de outro interveniente.

A utilização de quiosques multimédia com integração de periféricos específicos, tais como a identificação biométrica, leitores de cartão ou scanners, câmaras e dispositivos de pagamentos melhoram o desempenho da entidade, racionalizam o fluxo de trabalho e asseguram aos pacientes uma melhoria de serviço drástica.

Neste sentido, os quiosques multimédia são hoje em dia indispensáveis quando se fala em gestão de atendimento, encomenda de produtos, visualização de horários, informações gerais das instituições, controlo de acessos e “check-in”, informações nutricionais, etc.

PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve Dispensador Self-Service de medicamentos para Farmácias
PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve Dispensador Self-Service de medicamentos para Farmácias
  • Quiosques transaccionais ou de pagamentos

Os quiosques transaccionais ou de pagamentos permitem, hoje em dia, que qualquer pessoa possa efectuar pagamentos de forma autónoma.

Os equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS podem estar equipados com sistemas de pagamentos através de leitores de notas, moedeiros ou pagamento por cartão de multibanco, NFC, etc.

A maior parte das pessoas estão habituadas a lidar com as novas tecnologias diariamente e cada vez mais com produtos interactivos, que lhes permitem assumir o controlo das operações.

Os quiosques transaccionais ou de pagamentos tornam, desta feita, o acto de atendimento mais eficaz e confortável para o utente.

Sistemas de gestão de filas

Os quiosques dispensadores de senhas QMAGINE podem ser integrados com sistemas de gestão de consultas/marcações, facilitando o fluxo de atendimento e a gestão de utentes.

Além da emissão de senhas e de ordenação do atendimento, o quiosque dispensador de senhas poderá ter funções de check-in e de pagamentos, onde o utente poderá dar indicação de chegada ao local e efectuar pagamentos de taxas sem que para isso seja necessário o atendimento do operador.

Desta forma, o atendimento é optimizado, minimizando a intervenção dos diversos operadores.

A Minha Farmácia recorre a sistema de gestão de filas QMAGINE
A Minha Farmácia recorre a sistema de gestão de filas QMAGINE

Wayfinding

Os sistemas de wayfinding são muito importantes, especialmente para grandes edifícios hospitalares. São ideais para ajudar os visitantes e utentes a navegar pelo edifício com sinalética digital devidamente posicionada.

O software QMAGINE Wayfinder da PARTTEAM & OEMKIOSKS, ideal para qualquer unidade hospitalar, é um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, tácteis, entre outros, que permite orientar as pessoas a encontrar o seu caminho dentro de grandes superfícies.

Video walls

O QMAGINE, da PARTTEAM & OEMKIOSKS, apresenta a solução certa para causar impacto, informar e entreter quem se encontra nas salas de espera – o video wall.

O video wall nada mais é do que dois ou mais displays posicionados juntos e bem próximos, para dar a impressão de ser apenas um display de grande dimensão e que irá mostrar uma parte do conteúdo de maneira sincronizada. O principal objectivo é atrair a atenção dos utentes e visitantes.

Gestão de Filas para Farmácia de Penafiel
Gestão de Filas para Farmácia de Penafiel

Em suma, as constantes mudanças no sector da saúde fazem com que exista uma predisposição natural para a sinalética digital. Para além de ser fácil de actualizar, fornece aos funcionários, pacientes e visitantes informações relevantes e em tempo real.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS apresenta-se como uma empresa tecnológica inovadora e capaz de responder a todas as necessidades do mercado, desenvolvendo produtos e soluções à medida de cada cliente, empresa, parceiro ou distribuidor. Neste caso, pretende-se optimizar as tarefas dentro das unidades de saúde.

FIQUE A SABER MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SINALÉTICA DIGITAL NO SECTOR DA SAÚDE. CLIQUE AQUI.