O impacto da interactividade e da multimédia na cultura

As tecnologias emergentes estão a mudar a forma como as pessoas se envolvem e experienciam a cultura. Neste sentido, deve existir uma interpretação cativante e acessível para que a interactividade e a multimédia sejam, cada vez mais, parte integrante da experiência digital na área cultural.

Com o avanço da automação em todos os sectores da economia, os investimentos na tecnologia acabam por ser fundamentais. Com efeito, os quiosques multimédia, os mupis digitais, as mesas interactivas, a sinalética digital e as soluções tecnológicas no geral podem dar uma nova vida à cultura, envolvendo os utilizadores de forma mais significativa.

Num museu, num centro interpretativo ou numa galeria de arte, por exemplo, cada objecto tem uma história para contar e, como tal, é preciso assegurar que essas informações são exibidas da melhor forma possível, para que os visitantes consigam compreendê-las melhor. Assim, as soluções interactivas são essenciais para manter o interesse das pessoas, permitindo que os museus e os centros interpretativos transmitam mais informações e contem as histórias dos objectos de forma mais completa.

Mesa Interactiva CORAL da PARTTEAM & OEMKIOSKS para Museu da Faia
Mesa Interactiva CORAL da PARTTEAM & OEMKIOSKS para Museu da Faia

Perante o mundo digital em que vivemos, estas soluções interactivas permitem que as pessoas possam, num museu, num centro interpretativo ou noutro local dedicado à cultura, envolver-se activamente com as exposições. Oferecendo uma combinação de texto, imagem, vídeo e áudio, para além de elementos interactivos, as soluções digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS aprimoram a experiência do utilizador e o seu envolvimento com as exibições.

As soluções interactivas são, assim, uma crescente aposta das entidades culturais, tendo em conta que se traduz numa forma moderna, ágil e interactiva de comunicar com o público. Além disso, estes equipamentos digitais pretendem destacar objectos com mais valor e/ou mais história, fornecer informações visuais sobre as peças em exposição e atrair os visitantes.

Perante os avanços tecnológicos, as soluções interactivas para os locais culturais – que visam envolver o público e até atrair as gerações mais novas – estão em constante expansão.

As soluções interactivas da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Com vários anos de experiência, a PARTTEAM & OEMKIOSKS oferece soluções inovadoras e interactivas para a criação de projectos únicos.

Mupis digitais

Os mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS são muito úteis, uma vez que promovem a sustentabilidade, reduzem custos de produção e de distribuição da informação e são uma alternativa às formas tradicionais de divulgação de comunicações em espaços culturais.

Quiosques interactivos para Museo de la Natureza y el Hombre - Espanha
Quiosques interactivos para Museo de la Natureza y el Hombre – Espanha

Quiosques multimédia

  • Quiosques self-service

O atendimento self-service tem vindo a alterar todos os sectores de actividade. Com os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS, conseguirá melhorar o funcionamento dos serviços de qualquer espaço cultural que prime pela inovação e pela modernização.

Além disso, existem diferentes quiosques self-service, por forma a facilitar o desenvolvimento da cultura e a permitir o fornecimento de serviços que atraem cada vez mais visitantes.

Os quiosques self-service oferecem toda uma experiência única, ágil e prática aos visitantes.

  • Quiosques transaccionais

Com os avanços tecnológicos e com as mudanças de preferências dos consumidores, as soluções de pagamento passam por quiosques interactivos, cada vez mais utilizados no sector cultural.

Os quiosques transaccionais possibilitam a diferenciação dos espaços culturais, trazendo benefícios quer para a entidade cultural, quer para os visitantes. Além disso, reduzem os custos com recursos humanos.

Sinalética digital

As redes de sinalética digital abrangem a criação e a gestão de conteúdos multimédia (imagens, vídeos, notícias, conteúdos web) e a sua disponibilização através de um ou vários displays, extremamente vantajosos em museus, centros interpretativos, exposições e noutros espaços culturais.

Estas redes com diversas funcionalidades têm como principal intuito a divulgação e apresentação de informação/conteúdos, neste caso para o sector cultural.

J-Museum: Mesas interactivas para Museu do Juventus
J-Museum: Mesas interactivas para Museu do Juventus

Mesas interactivas

As mesas interactivas da PARTTEAM & OEMKIOSKS são extremamente intuitivas e podem ser guias que ajudam a explorar as exposições e a navegar nas histórias contadas pelos museus e centros interpretativos. Estes, por sua vez, caracterizam-se como espaços de preservação, divulgação, conhecimento e memória.

O funcionamento da mesa interactiva é semelhante a um tablet de grandes dimensões, mas com a vantagem de os conteúdos disponibilizados poderem ser manipulados por várias pessoas em simultâneo. Para além de facilitarem a visualização dos conteúdos multimédia, as mesas interactivas são muito úteis e fáceis de usar.

Sistemas de gestão de filas

O sistema de gestão de filas QMAGINE da PARTTEAM & OEMKIOSKS apresenta vantagens tanto para os funcionários do espaço cultural, como para os visitantes:

  • Diminuição do tempo de espera;
  • Optimização de processos internos, libertando tempo e recursos;
  • Modernização do espaço.

Desta forma, e com quiosques dispensadores de senhas e através de sinalética digital/ corporate TV, garante-se um atendimento eficaz.

Wayfinding

Através do sistema wayfinding, os visitantes conseguem ter uma melhor orientação dentro do espaço cultural. O software QMAGINE Wayfinder da PARTTEAM & OEMKIOSKS é, assim, um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, tácteis, entre outros, que permite orientar as pessoas a encontrar o seu caminho dentro de grandes superfícies.

Os mupis digitais interactivos da PARTTEAM & OEMKIOSKS são o equipamento ideal para uma solução de sistema de wayfinding. A utilização de displays de grandes dimensões permite que os conteúdos sejam apresentados com grande detalhe, permitindo a pesquisa de um objecto ou exposição ou a navegação no mapa muito intuitiva e precisa.

Quiosque Multimédia para Museu fundação Gil Eannes
Quiosque Multimédia para Museu fundação Gil Eannes

Video walls

O QMAGINE, da PARTTEAM & OEMKIOSKS, apresenta a solução ideal para causar impacto e aumentar a visibilidade dos objectos em exposição em determinado espaço cultural – o video wall.

O video wall nada mais é do que dois ou mais displays posicionados juntos e bem próximos, para dar a impressão de ser apenas um display de grande dimensão e que irá mostrar uma parte do conteúdo de maneira sincronizada.

Esta é uma excelente ferramenta de comunicação digital, podendo apresentar-se em diversos formatos e tendo como principal objectivo atrair a atenção dos visitantes.

Benefícios das soluções interactivas na cultura

As soluções digitais oferecem várias vantagens. Para além de exibirem conteúdo actualizado, são ecologicamente sustentáveis e economizam nos custos de impressão. Mas outros benefícios podem ser destacados:

  • Melhoria da experiência dos utilizadores;
  • Oferta de uma experiência interactiva;
  • Redução de custos;
  • Modernização do espaço;
  • Assistente/ guia digital;
  • Conteúdo educacional interactivo;
  • Melhoria da compreensão dos objectos em exposição;
  • Possibilidade de personalização dos equipamentos;
  • Redução do tempo de espera;
  • Melhoria da acessibilidade dos locais culturais;
  • Promoção da sustentabilidade;
  • Melhor imagem organizativa;
  • Melhoria na qualidade do atendimento;
  • Oportunidade de tornar as visitas aos locais culturais memoráveis;
  • Partilha de histórias de uma forma mais interessante e divertida;
  • Publicidade;
  • Aumento da receita;
  • Estimulação da experimentação;
  • Maximização da experiência física e real;
  • Orientação dentro do espaço cultural.
O Museu Interactivo da Sumol
O Museu Interactivo da Sumol

A preocupação em proporcionar experiências atractivas, dinâmicas e interactivas aos visitantes de determinado espaço cultural é, cada vez, mais uma realidade e as soluções interactivas da PARTTEAM & OEMKIOSKS ajudam a proporcionar estas experiências a todos os visitantes.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS.