Interactividade na Educação: os benefícios dos quiosques interactivos

Os quiosques interactivos são, cada vez mais, uma forte aposta do sector da Educação. Para além de fornecerem um acesso incomparável a informações, são também uma forma de as instituições de ensino comunicarem com o corpo discente, professores, ex-alunos e visitantes.

No sector da Educação e do Ensino, os quiosques multimédia começam a ter um papel fundamental e indispensável. As funções que podem ser realizadas num quiosque multimédia por alunos, professores e pais fazem já parte do dia-a-dia das instituições de ensino.

Uma vez que os jovens, mais concretamente, já estão habituados a lidar com as novas tecnologias e com a interactividade, é quase natural a interacção com os quiosques multimédia.

Universidade do Minho: Quiosques Self-Service para Restauração
Universidade do Minho: Quiosques Self-Service para Restauração

Neste sentido, a sinalética digital e os quiosques interactivos acabam também por criar um ambiente descontraído nas instituições de ensino, fornecendo acesso a informações úteis, aulas interactivas, jogos interactivos, notícias, entre outras comunicações. Mas existem outras funcionalidades associadas aos quiosques digitais, como notificações de segurança ou a possibilidade de comprar material escolar.

Para muitos alunos, o ano lectivo começa precisamente com a utilização de quiosques multimédia, que são uma tendência em muitas escolas e universidades – como é o caso da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e do Instituto Nun’Alvres – INA, em Vila Nova de Famalicão; da Universidade do Minho; da Universidade do Porto; da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e da Universidade Europeia. Estes equipamentos acabam por ser um guia para o aluno, que se pode informar sobre o que se passa dentro e fora da instituição de ensino. Isto, porque estas instituições são agora centros de diversidade, daí a necessidade de se implantarem quiosques interactivos que sejam capazes de remover as barreiras sociais.

A sinalética digital e os quiosques interactivos são, assim, um complemento essencial para o ambiente de comunicação visual de qualquer instituição de ensino. São ferramentas que chamam a atenção e que fornecem, digitalmente, uma série de informações importantes. Os quiosques multimédia podem integrar ainda um ecrã touch que, por sua vez, aprimora ainda mais a experiência de sinalética digital.

Quiosques Self-Service para UTAD
Quiosques Self-Service para UTAD

As funcionalidades dos quiosques interactivos no sector da Educação

São várias as funções que um quiosque pode cumprir numa instituição de ensino (seja escola básica, secundária ou universidade). Um quiosque multimédia pode funcionar como carregador do cartão de estudante com leitor de notas e moedas, permitindo que todos os alunos carreguem os seus cartões com saldo para utilizar, por exemplo, nos serviços da escola (bar e reprografia); pode funcionar como ponto de informação multimédia para alunos e professores; pode servir para consulta, por exemplo, de notas de exames e horários, etc.

Muitas instituições de ensino também colocam os quiosques interactivos nas suas instalações como forma de criarem uma rede interna de informação que está disponível para acesso aos colaboradores, alunos, professores e encarregados de educação.

Os quiosques interactivos podem ainda substituir os tradicionais sistemas de assiduidade e acessos, quer para funcionários, quer para alunos e professores. No caso destes últimos, pode ser criado um software específico que permita uma consulta imediata da situação do aluno, da sua assiduidade ou uma comunicação directa e rápida entre os pais, professores e a direcção da instituição de ensino.

Gestão de Filas de Espera para Universidade Europeia - Ensino Superior Lisboa
Gestão de Filas de Espera para Universidade Europeia – Ensino Superior Lisboa

Estes equipamentos podem ainda possuir informações úteis sobre eventos, formação e cursos ou podem servir como hot-spot da instituição de ensino.

Mas outras funcionalidades dos quiosques interactivos para o sector da Educação podem ser elencadas:

  • Apoio à aprendizagem;
  • Reserva de livros da biblioteca;
  • Exibição de menus da cantina;
  • Marketing e branding;
  • Exibição de avisos de emergência;
  • Mapas interactivos (wayfinding);
  • Emissão de senhas de atendimento;
  • Impressões e digitalizações.

Quais os benefícios dos quiosques interactivos para os estabelecimentos de ensino?

Os quiosques multimédia oferecem benefícios educacionais e mesmo extra-curriculares, para além dos benefícios logísticos e práticos para toda a comunidade escolar. Usar estes equipamentos com eficácia pode, inclusive, aumentar a eficiência da instituição. Assim, eis alguns dos benefícios dos quiosques interactivos para o sector da Educação:

1 – Facilidade de comunicação de notícias e eventos

O uso de quiosques multimédia no sector da Educação é uma excelente forma de comunicar notícias e eventos a alunos, professores e visitantes. Além disso, podem também ser comunicadas mensagens de emergência, o que faz com que toda a gente esteja a par do que se passa na instituição de ensino.

Quiosques digitais para marcação de refeições escolares
Quiosques digitais para marcação de refeições escolares

2 – Publicidade e possibilidade de criação de receita

Para além de todos os aspectos funcionais e de automação inerentes aos quiosques interactivos, estes podem também ser usados para gerar receita para a instituição. Tal é possível através da exibição de conteúdos publicitários.

3 – Segurança

A segurança e a confidencialidade das informações contidas nos quiosques são garantidas a todos os membros da comunidade escolar.

4 – Navegação

A integração de softwares relacionados com wayfinding e guias turísticos nestes quiosques interactivos para instituições de ensino é fundamental para que alunos e visitantes se consigam orientar e localizar, sem terem de perder tempo e energia.

5 – Partilha de dados

Para incentivar o companheirismo entre os alunos de diferentes turmas, universidades e escolas, há uma série de eventos que são organizados e que são, posteriormente, divulgados nos quiosques interactivos. Neste sentido, a sinalética digital pode ser utilizada para dar a conhecer datas de eventos futuros, prazos importantes e palestras e workshops que possam ocorrer.

FEUP escolheu o modelo QUARTZ para gestão de filas
FEUP escolheu o modelo QUARTZ para gestão de filas

6 – Pagamentos

Um outro benefício dos quiosques interactivos no sector da Educação é o pagamento simplificado de contas. Isto é, a comunidade escolar pode pagar com notas, moedas, cartão de crédito ou débito, MB Way, etc. Além disso, estes são sistemas seguros e fáceis de usar, o que é extremamente favorável para todos.

7 – Aprendizagens aprimoradas

Estes equipamentos revelaram-se também muito importantes no ensino, na medida em que são ideais para, entre outras possibilidades, exibir vídeos institucionais e realizar workshops e palestras.

8 – Comunicação actualizada e em tempo real

Notificações e alertas de emergência podem ser exibidos em tempo real, proporcionando uma comunicação oportuna para todos. Isto, porque a mensagem ou informação pode ser exibida instantaneamente nos vários quiosques da instituição de ensino.

Quiosques Self-Service para a Universidade do Porto
Quiosques Self-Service para a Universidade do Porto

9 – Modernidade

Os quiosques interactivos primam pela inovação e pela tecnologia de ponta. Como conseguinte, as instituições de ensino estão a apostar na modernidade e no digital.

10 – Sustentabilidade

Os quiosques multimédia eliminam o uso excessivo de papel, sendo, portanto, ecologicamente correctos e energeticamente eficientes.

Perante todos estes benefícios, a Universidade do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade do Minho e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco apostaram nos quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS, de forma a automatizar todo o processo de atendimento, principalmente no que diz respeito à restauração. Já a Universidade Europeia investiu num sistema completo de gestão de filas QMAGINE. O Instituto Nun’Alvres – INA, por sua vez, preferiu quiosques digitais para marcação de refeições escolares.

Em suma, é possível observar que os quiosques interactivos representam um grande avanço no mundo da Internet das Coisas (IoT). Para além de estarem na vanguarda da tecnologia e da inovação, são fundamentais para que cidadãos, consumidores e estudantes se consigam conectar.

Escola Secundária Camilo Castelo Branco com Quiosques Self-Service
Escola Secundária Camilo Castelo Branco com Quiosques Self-Service

A tecnologia é um instrumento de abertura das instituições para o mundo, visto que viabiliza a formação de cidadãos cada vez mais conectados. Assim, a PARTTEAM & OEMKIOSKS continua, assim, a desenvolver soluções tecnológicas para o sector da Educação e para a melhoria na qualidade do ensino e experiência do aluno.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO PARA SABER MAIS.