Wayfinding: os sistemas interactivos que resolvem problemas de orientação

Quantas vezes já teve dificuldade em localizar-se num determinado local? Quantas vezes já teve dificuldade em encontrar o que procurava num dado espaço? Estes problemas são mais comuns do que se imagina e podem ser causados pela falta de um software de directório visual interactivo, daí a importância dos sistemas de wayfinding.

Os sistemas de wayfinding abrangem um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, tácteis, entre outros, que permitem orientar as pessoas a encontrar o seu caminho dentro de grandes superfícies. O objectivo principal é estimular a exploração bem-sucedida.

Wayfinding é, então, uma abordagem multidisciplinar que visa resolver problemas de orientação. Este sistema é particularmente importante em ambientes urbanos, como cidades, centros de saúde, escolas e instalações de transportes. À medida que os ambientes arquitectónicos se tornam mais complexos, há uma crescente necessidade de ajudar as pessoas com dicas visuais, mapas, direcções e símbolos. Nestes ambientes caracterizados por altos níveis de stress, sistemas eficazes de orientação – como o wayfinding – contribuem para uma sensação de bem-estar, segurança e protecção.

Mupis digitais com Wayfinding para o Nosso Shopping em Vila Real
Mupis digitais com Wayfinding para o Nosso Shopping em Vila Real

Os sistemas de wayfinding tornaram-se grandes negócios no mundo da sinalética digital. Isto, porque a popularidade do software de wayfinding aumentou com o uso crescente da tecnologia.

As tecnologias interactivas de wayfinding permitem que o utilizador possa interagir com o ecrã, vendo em tempo real a melhor forma para ir de um local para o outro. Além disso, o utilizador pode pesquisar informações para encontrar aquilo que precisa, ao mesmo tempo que filtra a comunicação que não lhe interessa.

Os softwares relacionados com wayfinding e guias turísticos, como o QMAGINE Wayfinder, oferecem aos utilizadores e turistas uma ferramenta extremamente útil na pesquisa dos locais de interesse.

Os mupis digitais interactivos da PARTTEAM & OEMKIOSKS são o equipamento ideal para uma solução de sistema de wayfinding. A utilização de displays de grandes dimensões permite que os conteúdos sejam apresentados com grande detalhe, permitindo a pesquisa de um lugar ou a navegação no mapa muito intuitiva e precisa.

Quais são as vantagens dos sistemas de wayfinding?

Ajudar as pessoas a encontrar o caminho é um benefício óbvio dos mapas digitais de orientação, mas os sistemas de wayfinding fazem mais do que ajudar os visitantes a encontrar o caminho. Eis alguns benefícios que podem ser destacados:

1 – Redução da frustração das pessoas e melhoria da satisfação das mesmas

Os utilizadores ficam mais satisfeitos e ficam menos frustrados quando chegam a algum local e conseguem encontrar facilmente o que procuram, sem perdas de tempo e de energia.

Mupis Digitais PLASMV para Beja
Mupis Digitais PLASMV para Beja

2 – Reforço da marca

Os displays que apresentam o logótipo da marca quando o utilizador está a interagir com o mapa ajudam a reforçar a presença digital da marca/empresa.

3 – Exibição do investimento em tecnologia

O investimento em tecnologia interactiva demonstra uma capacidade de adaptação aos novos tempos e à mudança de preferências dos consumidores.

4 – Os recursos humanos podem concentrar-se em tarefas mais importantes

Com os mapas de orientação digitais, uma organização não precisa de sobrecarregar os recursos humanos. Os sistemas de wayfinding fornecem as informações personalizadas que os utilizadores precisam.

5 – Possibilidade de partilhar mensagens de emergência

Os sistemas de wayfinding são ferramentas de comunicação centralizadas que permitem a partilha de mensagens de emergência.

6 – Rápida actualização de informações

As informações disponibilizadas por meio de sinalética digital são fáceis de actualizar. Os sistemas de gestão de conteúdo vêm simplificar a alteração do conteúdo existente com apenas alguns cliques.

7 – Eliminação de inconsistências

Como é possível actualizar as informações de forma fácil e económica num display, qualquer alteração pode ser feita, de forma a garantir que o conteúdo é relevante, actual e consistente.

MUPI Digital ZYTEC para Parque de Campismo em Jesolo, Itália
MUPI Digital ZYTEC para Parque de Campismo em Jesolo, Itália

8 – Fornecimento de informações complementares

Informações extra como notícias, previsão do tempo e horas podem também ser partilhadas.

9 – Criação de oportunidades de promoção

Os sistemas de wayfinding também são uma oportunidade para exibir promoções para os produtos, serviços e eventos futuros.

10 – Sustentabilidade

Para além de serem económicos, os sistemas de wayfinding são ecológicos, na medida em que não há necessidade de gastar papel.

11 – Self-service

Como os sistemas de wayfinding são essencialmente self-service, há um maior foco nas tarefas que são realmente importantes, o que faz com que se possa dar uma atenção personalizada ao utilizador.

12 – Atractividade

Um bom design é essencial aquando da implementação de qualquer equipamento. Por isso, adicionar alguma cor e movimento acaba por chamar a atenção das pessoas para os ecrãs.

Centro Comercial do Campo Pequeno Aposta na Mesa Interactiva STRONG
Centro Comercial do Campo Pequeno Aposta na Mesa Interactiva STRONG

13 – Flexibilidade

Existem diversas formas de apresentar informações, o que permite que as pessoas consigam, de certa forma, seleccionar as informações que querem ver.

14 – Inclusão

Toda a gente deve ter o mesmo acesso às informações exibidas. Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS possui quiosques equipados com componentes modulares, para plena inclusão de pessoas com limitações físicas; quiosques incorporados com indicações em Braille, assegurando a acessibilidade a pessoas com limitações visuais; e ainda quiosques com integração de linguagem gestual, facilitando o acesso a conteúdos multimédia a pessoas com limitações auditivas.

15 – Simplicidade

Os sistemas wayfinding fornecem assistência instantânea para aqueles que precisam de ajuda para encontrar o seu caminho. Por isso, é importante que as informações sejam simples e directas.

Para quem se destinam os sistemas de wayfinding?

Há toda uma variedade de sectores de actividade que acaba por beneficiar com os sistemas de wayfinding. Assim, esta tecnologia interactiva serve:

  • Aeroportos;
  • Hotéis;
  • Hospitais, centros de saúde, clínicas;
  • Centros comerciais;
  • Complexos residenciais;
  • Escolas e universidades;
  • Estádios;
  • Smart cities;
  • Parques;
  • Centros de convenções;
  • Entre outros.
Fórum Barreiro: Sinalética digital para comunicar no timing da compra
Fórum Barreiro: Sinalética digital para comunicar no timing da compra

Embora as funções básicas destes sistemas funcionem de igual forma para cada sector, os equipamentos podem ser optimizados, de forma a funcionarem melhor consoante as necessidades de cada local.

Por que razão deve implementar sistemas de wayfinding?

Os sistemas de wayfinding não são apenas comodidades convenientes. São também parte essencial de uma cidade mais sustentável, de uma smart city. A capacidade de caminhar é, cada vez mais, uma prioridade, tendo em conta a poluição automóvel. Por isso, o uso de uma sinalização de orientação eficaz é central para que a cidade seja capaz de responder às necessidades dos peões.

Desta forma, e com os sistemas wayfinding, as pessoas chegam ao destino mais rapidamente e de forma mais confiante; há menos probabilidades de se perderem; e são incentivadas as caminhadas.

Caso pretenda melhorar a experiência das pessoas, seja em espaços interiores, seja em espaços exteriores, deve pensar em actualizar as ferramentas de orientação para uma plataforma digital interactiva.

Mupi digital para Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
Mupi digital para Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Em suma, os sistemas de orientação são valiosos quer para cidades, quer para cidadãos e empresas.

Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS apresenta-se como uma empresa tecnológica inovadora e capaz de responder a todas as necessidades do mercado, desenvolvendo produtos e soluções à medida de cada cliente, empresa, parceiro ou distribuidor – neste caso, sistemas de wayfinding.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO PARA SABER MAIS.