ClusterWall: Como melhorar a comunicação no local de trabalho

As redes sociais internas – ou redes sociais corporativas – são ferramentas cada vez mais utilizadas no local de trabalho como forma de melhorar a comunicação e de ajudar os funcionários a desenvolver conexões. Com este propósito, a PARTTEAM & OEMKIOSKS criou o ClusterWall, uma plataforma interactiva que permite a criação, gestão e optimização de conteúdos à medida, de uma forma fácil e intuitiva.

Num mundo cada vez mais tecnológico, as redes sociais internas podem estimular a colaboração e a inovação no local de trabalho. Centradas no relacionamento entre pessoas com os mesmos interesses e deveres comerciais, as redes sociais corporativas são formas de uma organização usar uma rede para cobrir uma vasta gama de actividades e operações.

Câmara Municipal de V.N. Famalicão com quiosques interactivos
Câmara Municipal de V.N. Famalicão com quiosques interactivos

A rede social corporativa tem também um impacto positivo na própria cultura da empresa, na medida em que, para além de se criarem melhores relacionamentos, assiste-se a um aumento do bem-estar e da produtividade dos colaboradores.

Segundo um estudo feito pela Tower Watson com mais de 300 organizações, as empresas e as organizações bem-sucedidas estão preocupadas em melhorar a comunicação interna, adoptando novas ferramentas e investindo em meios para comunicar melhor com as suas equipas. É neste sentido que surgem as redes sociais corporativas, que ajudam as equipas a tomar decisões de forma mais rápida, a desenvolver ideias mais inovadoras e a conseguirem envolver-se mais afincadamente com o trabalho e com a empresa. Como estas plataformas são estritamente internas, também não existe qualquer preocupação com a privacidade relacionada com a partilha de informações em excesso.

O ClusterWall

Desenvolvido pela PARTTEAM & OEMKIOSKS, o ClusterWall é, precisamente, uma rede social interna (ou externa) de partilha de conteúdos (blog, artigos, ficheiros PDF, vídeos, fotografias, white papers, avisos, tweets, entre muitos outros), que permite a criação, gestão e optimização de experiências de conteúdos à medida, de forma fácil e muito intuitiva.

Com diferentes funcionalidades, este software interactivo é adaptável a diferentes sectores e indústrias. Além disso, permite a partilha de todo o tipo de conteúdos; é interactivo, pois está disponível em displays touch screen ou quiosques multimédia; e é responsivo, permitindo aos seus utilizadores aceder em qualquer dispositivo.

CENFIM aposta nos quiosques interactivos da PARTTEAM & OEMKIOSKS
CENFIM aposta nos quiosques interactivos da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Acessível em qualquer lugar, o ClusterWall permite uma gestão centralizada, ou seja, o administrador tem acesso a todas as ferramentas de personalização da rede interna. Seja qual for a estrutura da empresa, o ClusterWall oferece a possibilidade de centralizar os seus conteúdos e promover o engagement por toda a empresa.

Com simples acções de clique, scroll e zoom, colaboradores e clientes terão acesso imediato a toda a informação que é publicada. Também a possibilidade de criar categorias e temas, assim como um motor de pesquisa avançado, fazem com que todos os conteúdos sejam facilmente pesquisáveis e acedidos. O ClusterWall permite ainda a publicação de um número ilimitado de informações, visto que o utilizador escolhe o conteúdo que quer consumir. Este conteúdo, por sua vez, é organizado por cluster, o que facilita a navegação por parte dos utilizadores.

Esta rede social interna é, portanto, ideal para a área de trabalho moderna. Com um design totalmente integrado e com a possibilidade de obter configurações flexíveis, a plataforma permite facilitar a ligação e a colaboração entre pessoas, grupos e organizações.

As funcionalidades do ClusterWall

O ClusterWall oferece inúmeras funcionalidades que tornam esta plataforma uma solução de gestão de conteúdos completa, fornecendo diversas opções de personalização e gestão. Cada funcionalidade pode ser personalizada ao ambiente do seu utilizador, de forma única. Eis algumas funcionalidades desta plataforma:

1 – Rede Social Interna

Como já foi mencionado, o ClusterWall pode ser utilizado como a rede social interna de dada instituição, onde todos os colaboradores podem comunicar e partilhar todo o tipo de conteúdos entre si. O ClusterWall pode ser integrado num website, num blog ou pode até substituir os tradicionais painéis de avisos ou quadros informativos de uma empresa.

2 – Assinatura Digital

O ClusterWall é mais do que uma rede social, no sentido em que permite que os colaboradores assinem documentos importantes de forma digital. Desta forma, evita-se o gasto desnecessário de papel, o que acaba por trazer modernidade, tecnologia e eficácia à instituição.

Tecnologia nas Juntas de Freguesia
Tecnologia nas Juntas de Freguesia

3 – Criação de Perfis

Nesta plataforma, todos os utilizadores têm um perfil, que podem editar. Além disso, podem adicionar fotografias e associar o e-mail do utilizador, bem como o número de telemóvel.

4 – Documentos

O ClusterWall proporciona, de forma simples e automatizada, a desmaterialização das actuais soluções em papel, revolucionando a forma como as instituições comunicam. Neste sentido, podemos salientar algumas vantagens da gestão documental, tais como a digitalização de documentos, a facilidade da pesquisa de informação, a redução de documentos em papel, o backup de recuperação de documentos e a assinatura digital de documentos já referida.

5 – Eventos

Alertar os colaboradores da instituição para futuros eventos corporativos nunca foi tão fácil. O ClusterWall permite, assim, que sejam divulgados conteúdos informativos ou multimédia, com possibilidade de integração de publicidade. Através desta funcionalidade, os eventos recebem o destaque merecido.

6 – Notícias e Comunicados

Esta plataforma permite ainda a divulgação de notícias, não só aos colaboradores, mas também a todos os visitantes da instituição, deixando-os a par de todas as novidades. É também possível a divulgação de comunicados entre os seus parceiros e colaboradores.

7 – Newsletter

A gestão da comunicação através do envio de newsletters também pode ser feita no ClusterWall. Com newsletters personalizadas, os utilizadores estão sempre actualizados, sendo possível importar e exportar contactos, assim como gerir campanhas de e-mail.

PARTTEAM premiada com Selo De Excelência - Famalicão Visão’25 através do software ClusterWall
PARTTEAM premiada com Selo De Excelência – Famalicão Visão’25 através do software ClusterWall

8 – Backoffice

O ClusterWall possui um backoffice onde o(s) administrador(es) pode(m) configurar o software de acordo com a identidade da sua instituição e aceder a todas as informações sobre a utilização do mesmo. Além disso, é possível gerir e monitorizar os conteúdos disponíveis ao público como campanhas, fichas técnicas, FAQs, entre outros.

9 – Livro de Reclamações Digital

Com a funcionalidade do livro de reclamações digital, os utilizadores podem alertar para uma eventual sugestão ou reclamação.

10 – Personalização

O ambiente do ClusterWall pode ser personalizado da forma que se desejar, com as características da identidade da instituição. As opções de personalização incluem, entre outras, a cor do ClusterWall, menus, logo e configuração de notificações.

11 – Registo de Visitas

O ClusterWall permite agilizar e gerir o processo de registos dos visitantes. Esta funcionalidade apresenta um conjunto de funcionalidades, como o agendamento de visitas e a assinatura digital.

O ClusterWall é adaptável a diferentes sectores e indústrias
O ClusterWall é adaptável a diferentes sectores e indústrias

12 – Screensaver

O screensaver é especialmente útil quando o ClusterWall não está a ser utilizado, na medida em que permite que sejam exibidas mensagens, como imagens personalizadas, entretenimento, publicidade, entre outras. Enquanto o screensaver está activo, basta um clique no ecrã para poder aceder ao ClusterWall.

13 – E-Learning

O investimento na aprendizagem dos utilizadores já é possível através de formações online nesta plataforma interna. Assim, o ClusterWall serve também como uma plataforma de ensino de formação online inovadora.

14 – Curadoria Digital

O ClusterWall é também um sistema inovador de curadoria digital, que permite ao administrador fazer a pesquisa, manutenção, colecção e arquivo de uma grande diversidade de conteúdos digitais. Com este sistema, o administrador pode tornar os conteúdos mais apelativos e criar uma experiência única para o utilizador.

As utilizações do ClusterWall

O ClusterWall está disponível para os mais variados sectores de actividade, fornecendo funcionalidades e aplicações ajustadas para cada um. É ainda possível a personalização integral do ClusterWall, de modo a responder às necessidades da instituição que o usa.

Municípios

Através da plataforma ClusterWall, as autarquias conseguem substituir os actuais editais ou avisos informativos em papel, modernizando a comunicação do município ou junta de freguesia.

Desporto

O ClusterWall pode ainda ser usado como a rede social interna dos clubes desportivos, o que faz com que os atletas tenham acesso rápido a todo o tipo de informações e conteúdo como, por exemplo, planos de treino, convocatórias (com assinatura digital), calendário de jogos e resultados.

O ClusterWall pode ser usado como a rede social interna dos clubes desportivos
O ClusterWall pode ser usado como a rede social interna dos clubes desportivos

Cemitérios

O uso desta plataforma num cemitério permite que os visitantes tenham acesso a várias informações, tais como a pesquisa pela campa, informações sobre falecidos, localizações de campas, entre outras.

Igrejas

O ClusterWall pode ser integrado em quiosques interactivos e mupis digitais, o que permite a sua utilização em eventos, festas e celebrações das paróquias ou até no interior das igrejas. Os visitantes podem, assim, ter acesso a conteúdos, publicidade, calendários de festividades, entre outras funcionalidades.

Escolas

Modernizar tecnologicamente as instituições de ensino é agora mais fácil com o ClusterWall, substituindo-se as formas tradicionais de disponibilização de conteúdos. Também é possível usufruir de funcionalidades como partilha de conteúdos entre professores e alunos, aulas interactivas (e-learning) e biblioteca digital.

Condomínios

Esta plataforma de partilha de conteúdos pode também ser usada em condomínios, facilitando a sua gestão e administração. É especialmente útil na partilha de notícias, avisos, actas e marcações de reuniões com os condóminos.

Bancos

Também as instituições bancárias podem usufruir do ClusterWall, nomeadamente através de um quiosque multimédia, que permite que os visitantes do banco tenham acesso a informações da sua conta, notícias e anúncios de novas campanhas, podendo, inclusive, partilhar documentos com os gestores de conta.

Eventos

Uma das possibilidades de integração do ClusterWall é em quiosques interactivos e mupis digitais, permitindo o seu uso em eventos, exposições ou feiras. O objectivo é a divulgação de conteúdos informativos ou multimédia, com possibilidade de integração de publicidade.

Stands

O ClusterWall pode também ser integrado em mesas digitais, permitindo que seja utilizado pelos seus visitantes. Desta forma, é possível disponibilizar todas as informações de veículos, tais como preços, extras, campanhas e descontos.

Restaurantes

O ClusterWall torna qualquer restaurante mais moderno, melhorando a experiência dos clientes e aumentando a interactividade. Além disso, denota-se uma facilidade de acesso a menus e preços, ementas da semana e pratos do dia.

Empresas

Com esta rede social interna, dinamizar a comunicação entre os colaboradores é mais simples. A possibilidade de partilhar conteúdos e disponibilizar documentos veio substituir o uso de papel, promovendo-se a sustentabilidade.

Com o ClusterWall, dinamizar a comunicação entre os colaboradores é mais simples
Com o ClusterWall, dinamizar a comunicação entre os colaboradores é mais simples

Freguesias

O ClusterWall Edital permite a substituição dos actuais editais ou avisos informativos em papel, modernizando a comunicação de qualquer junta de freguesia.

Os principais benefícios do ClusterWall

Para crescer e manter a eficiência e a produtividade, as organizações devem trabalhar na actualização contínua de toda a equipa, investindo na formação, adquirindo novas competências e desenvolvendo estratégias de resolução de problemas. Neste sentido, o uso de uma rede social corporativa como o ClusterWall acarreta várias vantagens:

  • Gestão de conteúdos fácil e intuitiva;
  • Divulgação corporativa;
  • Sincronização e responsividade;
  • Personalização;
  • Maior envolvimento dos colaboradores;
  • Comunicação aprimorada;
  • Transparência;
  • Partilha de ideias e de conhecimento;
  • Desenvolvimento de relacionamentos;
  • Bem-estar;
  • Produtividade;
  • Promoção da colaboração e da inovação;
  • Desenvolvimento de uma cultura corporativa flexível;
  • Sustentabilidade.
O ClusterWall é ideal para a área de trabalho moderna
O ClusterWall é ideal para a área de trabalho moderna

Com o ClusterWall, podemos efectivamente comprovar que as redes sociais trouxeram grandes melhorias para as comunicações internas.

A tecnologia é um instrumento de abertura das instituições para o mundo, visto que viabiliza a formação de cidadãos cada vez mais conectados. Assim, a PARTTEAM & OEMKIOSKS continua a desenvolver soluções tecnológicas para empresas e instituições, no sentido de promover o bem-estar e a comunicação entre todos.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CLUSTERWALL.