OOH e DOOH: O que distingue estas duas formas de comunicação?

Com a digitalização e com a evolução tecnológica, tem-se assistido a um crescimento acentuado do DOOH (Digital-Out-of-Home, o que se refere à publicidade usada para propósitos comerciais, normalmente situadas em locais públicos, que pode envolver ecrãs e outras ferramentas digitais e interactivas). Contudo, importa perceber as diferenças entre o DOOH e o OOH (Out-of-Home, isto é, publicidade estática que atrai o consumidor enquanto este está em locais públicos), que serão explanadas neste artigo.

O DOOH, como o nome indica, refere-se a meios de comunicação digital que se encontram em locais públicos, para fins publicitários ou informativos. Estão geralmente instalados em locais de tráfego e movimentação urbana intensa, com elevada capacidade de atenção e persuasão do público envolvente. Para o efeito, utilizam-se diversos dispositivos digitais ou interactivos, nomeadamente mupis digitais, quiosques multimédia e mesas interactivas.

Cidades Inteligentes: Mupi digital interactivo DOOH para posto turístico de Rovinj - Croácia
Cidades Inteligentes: Mupi digital interactivo DOOH para posto turístico de Rovinj – Croácia

Já o OOH refere-se a toda a comunicação publicitária exterior, considerada a comunicação tradicional. Ainda que influente, alcança menos resultados que o DOOH.

Não obstante, o que importa aquando da escolha de comunicação OOH ou de comunicação DOOH é o objectivo da campanha: “quero usar publicidade estática ou digital?”.

DOOH (Digital-Out-of-Home)

O DOOH é ideal quando as marcas querem reverter uma campanha impactante num curto espaço de tempo ou quando querem responder às notícias de última hora. A possibilidade de divulgar mensagens em tempo real é uma das principais vantagens da comunicação DOOH.

Com a introdução das novas tecnologias, a utilização de mupis digitais em diferentes locais, tornou-se ainda mais interessante. E surgiu, assim, a comunicação DOOH.

Atingir nichos específicos do mercado, usufruir dos benefícios da tecnologia, fazer marketing para um grande número de pessoas de forma dinâmica, flexível e sem contribuir para a poluição visual são algumas das características das campanhas DOOH.

Mupi digital para Câmara Municipal de Montalegre
Mupi digital para Câmara Municipal de Montalegre

 

Com vários anos de experiência no mercado, a PARTTEAM & OEMKIOSKS sabe que a comunicação DOOH oferece muitos benefícios quer para os cidadãos, quer para os serviços, empresas e mercados.

Artigo relacionado: DOOH: Quais são as principais vantagens deste tipo de comunicação?

OOH (Out-of-Home)

O principal objectivo da comunicação OOH é alcançar pessoas quando estas passeiam por ruas, avenidas, rodovias ou espaços públicos, como praças, centros comerciais, parques e exposições. Este tipo de publicidade tem vindo a ser mais popular, na medida em que as pessoas também vão passando mais tempo fora de casa.

Apesar de este conceito se relacionar com a massificação, é possível utilizá-lo localmente. Através da utilização de cartazes, outdoors e mupis colocados em lugares específicos, o processo torna-se mais simples, pois já existe um perfil de público esperado que se pode interessar pelo produto ou serviço anunciado.

As diferenças

As principais diferenças entre estas duas formas de publicidade residem, sobretudo, nas mensagens que se pretendem transmitir, na facilidade de compra, na interactividade e nos benefícios de cada uma. Seguem-se alguns exemplos.

Mensagens

Atendendo ao facto de toda a gente poder ter acesso às notícias em tempo real, importa salientar, desde logo, que a comunicação OOH não poderá ser actualizada tão facilmente como a comunicação DOOH. Logo, a mensagem OOH tem, nos dias que correm, de ser pensada de forma a que não se torne obsoleta e desinteressante para quem vê.

Mupis digitais com Wayfinding para o Nosso Shopping em Vila Real
Mupis digitais com Wayfinding para o Nosso Shopping em Vila Real

Neste sentido, e devido à natureza em tempo real de uma campanha DOOH, os anúncios podem ser ajustados rapidamente, em resposta aos eventos, o que permite a economização de tempo e dinheiro.

Facilidade de compra

Face à facilidade e precisão das mensagens, a comunicação DOOH é mais compatível com as campanhas de marketing digital do que a comunicação OOH. Consequentemente, a compra de DOOH acaba por se tornar mais conveniente.

Assim, assiste-se a uma fusão do físico com o digital, o que acaba por relevar o uso das campanhas DOOH.

Estas afirmações são justificadas com novos métodos de medição das audiências, que são, por sua vez, cada vez mais precisos. Tradicionalmente, as campanhas OOH não tinham capacidade de medir resultados precisos relativamente ao tráfego de peões ou ao aumento de vendas.

Free Wi-Fi: Mupis digitais para a vila de Arronches - Portugal
Free Wi-Fi: Mupis digitais para a vila de Arronches – Portugal

Interactividade

Tendo em conta a evolução tecnológica, assiste-se a um crescente interesse pelas soluções interactivas. Por conseguinte, há uma maior aposta na comunicação DOOH, uma vez que para além de proporcionar um maior envolvimento dos utilizadores, apresenta conteúdos multimédia, como animação, vídeo, áudio. Tudo isto implica uma interacção imersiva, que vai criar mais impacto no utilizador.

Benefícios

Apesar de estarmos perante duas formas distintas de comunicação, ambas têm as suas vantagens.

Assim, a publicidade DOOH destaca-se pelos seguintes factores:

  • Interacções mais atractivas para o consumidor;
  • Não requer grandes investimentos;
  • Intersecção entre dispositivos móveis, Internet e redes sociais;
  • Campanhas flexíveis e em tempo real, que se adequam ao público-alvo;
  • Alcance do público em qualquer momento e em qualquer lugar;
  • Conteúdos exibidos em alta qualidade;
  • Anúncios direccionados a nichos específicos do mercado;
  • Grande potencial para atrair atenção e envolver o público-alvo;
  • Promoção de anúncios com diversos formatos, que acabam por ser mais eficientes do que os anúncios estáticos;
  • Acesso instantâneo a mais informações sobre o produto;
  • Gestão remota dos conteúdos;
  • Capacidade de assegurar o Proof of Play;
  • Medição de audiências.
DOOH para Casa do Professor em Braga
DOOH para Casa do Professor em Braga

Também a publicidade OOH tem os seus benefícios:

  • Preços mais acessíveis;
  • Não há partilha de cartazes/ mupis/ outdoors com outros anunciantes;
  • Grande alcance – milhões de pessoas circulam pelos mesmos locais todos os dias e, por mais que estejam distraídas com os seus compromissos, é inegável o impacto que estas mensagens têm quando os seus caminhos se cruzam;
  • Poder de impacto – numa época em que existem bloqueadores de anúncios na Internet acessíveis a todos, a publicidade externa surge como uma alternativa para que as marcas estejam presentes no quotidiano das pessoas;
  • Eficiente para divulgação em massa ou para nichos.

A publicidade programática

A publicidade programática é um conceito que inclui várias tecnologias que automatizam uma compra, o posicionamento e a optimização da publicidade, realizada em tempo real e com diferentes níveis de controlo e automação. O principal objectivo é a substituição de actividades humanas na negociação de espaços de publicidade.

Fórum Barreiro: Sinalética digital para comunicar no timing da compra
Fórum Barreiro: Sinalética digital para comunicar no timing da compra

Neste sentido, a publicidade programática está cada vez mais presente no nosso quotidiano, nomeadamente através de mupis digitais (DOOH).

Artigo relacionado: Publicidade programática: O que é e como funciona?

Com efeito, a publicidade programática DOOH apresenta os seguintes benefícios:

  • Possibilidade de segmentação do micro-público;
  • Facilidade do fluxo de trabalho;
  • Oportunidade de os profissionais da publicidade OOH programarem no digital, aproveitando orçamentos digitais.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS tem uma experiência única no campo das tecnologias interactivas, que permite que estas sejam integradas nos quiosques de forma eficaz e profissional. Para cada projecto, a PARTTEAM & OEMKIOSKS fornece soluções interactivas que têm como principal objectivo proporcionar experiências únicas de alta qualidade, adaptadas aos diferentes ambientes e espaços (outdoor ou indoor).

COMECE JÁ A DESENVOLVER O SEU NEGÓCIO. CONTACTE-NOS.