Proof of Play: O que é e qual a sua importância na sinalética digital

Para as empresas que investem em sinalética digital, é importante que exista uma garantia de que os anúncios e/ou conteúdos pelos quais pagaram são, efectivamente, exibidos nos displays. Assim, o Proof of Play (em português, Prova de Reprodução) visa assegurar, em tempo real, que os displays de todos os mupis e displays digitais se encontram ligados e a apresentar os conteúdos, garantindo o seu correcto e normal funcionamento.

O Digital-Out-of-Home (DOOH) tem apresentado um crescimento acentuado e é cada vez mais usado para campanhas exigentes e complexas. Em simultâneo, os anunciantes exigem provas de que essas campanhas são realmente exibidas. Assim, é preciso responder a essa necessidade, nomeadamente através do Proof of Play (PoP).

O Proof of Play assegura que os displays dos mupis e displays digitais se encontram ligados e a apresentar conteúdos
O Proof of Play assegura que os displays dos mupis e displays digitais se encontram ligados e a apresentar conteúdos

Ter a capacidade de assegurar o Proof of Play é um pré-requisito nas campanhas para DOOH, uma vez que, para além de permitir que os clientes se sintam mais seguros e confiantes sempre que fazem este tipo de campanhas nos equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS, podem fazer com que o ROI (Retorno sobre o Investimento) seja uma realidade.

Com as soluções Proof of Play é possível captar informações significativas e gerar relatórios fiáveis, o que aumenta a credibilidade junto dos clientes.

Como funciona?

O sistema de Proof of Play inclui um dispositivo de reprodução de vídeo que, por sua vez, contém um display, um sensor, um transmissor e uma unidade de processamento.

Um vídeo vai ser exibido no ecrã e o sensor detecta esta situação. A unidade de processamento, por sua vez, vai recolher a informação sobre esta exibição e vai comunicar com o transmissor para que este envie a informação para um dispositivo, de forma a que se possa saber se, de facto, o vídeo foi exibido.

O Proof of Play é um pré-requisito nas campanhas para DOOH
O Proof of Play é um pré-requisito nas campanhas para DOOH

Quais são os objectivos do Proof of Play?

Tendo em conta que um anúncio pode ser planeado e não ser exibido, caso um display fique demasiado quente e escureça ou haja uma perda de energia (por exemplo), os anunciantes exigem registos de reprodução que gravem o que é reproduzido nos displays.

As soluções Proof of Play verificam, assim, se o monitor está a receber energia, se está conectado à rede e se se encontra a executar as suas funções normalmente.

Desta forma, e com o Proof of Play, os anunciantes devem receber as seguintes informações:

  • Registos precisos;
  • Um relatório de desempenho da campanha;
  • Um resumo do relatório do Proof of Play.
Com as soluções Proof of Play é possível captar informações significativas e gerar relatórios fiáveis
Com as soluções Proof of Play é possível captar informações significativas e gerar relatórios fiáveis

Perante isto, existem algumas vantagens do Proof of Play que demonstram a sua importância para a sinalética digital:

  • Permite que a sinalética digital possa alcançar e até superar outros meios de comunicação;
  • Os relatórios podem ser gerados em tempo real;
  • O Proof of Play pode ser consultado por campanha, período de tempo e segmentos de rede, entre outras formas;
  • Determina qual é o conteúdo que chama mais a atenção e permite, consequentemente, o desenvolvimento de estratégias de conteúdo mais eficazes;
  • Está a ser cada vez mais exigido pelos anunciantes.

Garanta que as suas campanhas de DOOH estão a ser apresentadas através do Proof of Play. Saiba como esta tecnologia proprietária da PARTTEAM & OEMKIOSKS pode ser a solução para que o ROI dos seus clientes seja uma realidade.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO.