O que são Quiosques Self-Checkout (SCO)?

Os quiosques self-checkout (SCO) são cada vez mais utilizados pelos vários sectores de actividade e, para além de estarem a conquistar cada vez mais clientes, trazem benefícios e lucro para os proprietários dos estabelecimentos.

O uso bem sucedido dos quiosques SCO pode diferenciar um estabelecimento da respectiva concorrência, tornando o processo de pagamento mais simples, rápido e eficaz. Tendo em conta que, nos dias de hoje, as pessoas evitam as longas filas de espera e tentam usufruir de uma melhor experiência no processo de compra, os quiosques self-checkout são a solução perfeita.

Quiosques self-service de checkout para a Burger King
Quiosques self-service de checkout para a Burger King

De acordo com um estudo da Consumer Reports, 75% das pessoas entrevistadas afirmaram gostar dos quiosques SCO, uma vez que estes permitem economizar tempo. Assim, assiste-se a uma tendência para a automação e a uma crescente popularidade dos quiosques self-checkout. Aliás, segundo um relatório do Reportlinker, prevê-se que o mercado dos quiosques SCO possa crescer com um Compound Annual Growth Rate – CAGR (em português, Taxa de Crescimento Anual Composta) de 13,8% nos próximos seis anos.

Os quiosques self-checkout, que permitem ao utilizador realizar todas as etapas de compra de forma independente – desde o registo dos produtos à pesagem dos mesmos e respectivo pagamento –, adaptam-se facilmente a qualquer ambiente. Desenvolvidos para atender e modernizar o processo de vendas, os quiosques SCO contam com os recursos necessários para um pagamento mais autónomo e rápido.

Oferecendo uma ampla variedade de opções de pagamento, os quiosques self-checkout incluem cartões de crédito e pagamentos móveis, bem como um ecrã touch, leitor de código de barras e leitor de cartão de crédito. O self-checkout pode ainda ser facilmente configurado para que o leitor possa escolher o idioma desejado.

A evolução das soluções tecnológicas aliada à necessidade dos utilizadores de rapidez e eficiência tornou mais comum o uso de quiosques self-checkout. Interactivos e dinâmicos, os quiosques SCO exigem uma construção sofisticada, um design exclusivo, sistemas integrados e tecnologia de ponta. A capacidade da PARTTEAM & OEMKIOSKS de desenvolver e inovar permite às empresas adquirir os melhores produtos e, neste caso, quiosques self-checkout únicos.

Quiosque self-service no Chipre, com check-in e check-out
Quiosque self-service no Chipre, com check-in e check-out

Os benefícios dos quiosques SCO

Perante a crescente popularidade destes equipamentos, eis algumas vantagens que podem e devem ser destacadas:

1 – Eficiência e rapidez

Para além de acabarem com as tradicionais filas de espera e de permitirem economizar tempo, os quiosques self-checkout deixam os clientes mais satisfeitos com a sua experiência de compra devido à rapidez e eficiência que lhes é proporcionada. Mesmo em períodos/horas de maior afluência, os clientes conseguem registar e pagar os produtos em menos tempo.

2 – Aumento das vendas

Os estabelecimentos com quiosques self-checkout conseguem aumentar as suas vendas em, aproximadamente, 10%, num período de 90 dias. Com a evolução das tecnologias, é natural que estes equipamentos consigam atrair mais clientes. Consequentemente, e como os utilizadores têm uma experiência de compra mais positiva, assiste-se à fidelização do cliente.

Cinco ou seis quiosques SCO (SELFCASHY, por exemplo) substituem um sistema de caixa tradicional
Cinco ou seis quiosques SCO (SELFCASHY, por exemplo) substituem um sistema de caixa tradicional

3 – Custo de mão-de-obra reduzido e aumento da produtividade

Já que não há a necessidade de haver uma pessoa em cada quiosque self-checkout, denota-se uma redução com os custos de mão-de-obra. No entanto, e atendendo ao facto de que este ponto pode ser alvo de discórdia, os funcionários têm tempo para se dedicarem a outras tarefas mais importantes, o que se traduz num aumento da produtividade. Para além disso, há uma redução de erros humanos.

4 – Os quiosques self-checkout ocupam menos espaço e modernizam o estabelecimento

Uma vez que cinco ou seis quiosques SCO podem substituir um sistema de caixa tradicional, é possível recuperar algum espaço físico através destes equipamentos. Esta vantagem é sobretudo observável em estabelecimentos mais pequenos.

5 – Melhoria da experiência do cliente

Com uma maior velocidade de transacção, facilidade de uso e eficiência, os clientes sentem-se mais satisfeitos e há uma maior probabilidade de regressarem ao estabelecimento numa outra oportunidade.

Com os quiosques self-checkout, os clientes não têm de esperar muito tempo nas filas
Com os quiosques self-checkout, os clientes não têm de esperar muito tempo nas filas

6 – Atendimento de mais clientes

Para além de o cliente se sentir mais envolvido neste processo, 39% dos utilizadores afirmaram que a utilização destes quiosques acaba por tornar o atendimento mais rápido – o que se traduz no atendimento de um maior número de clientes.

7 – Menos tempo de espera nas filas

Com os quiosques self-checkout, os clientes não têm de esperar muito tempo nas filas, evitando sentimentos de frustração e/ou impaciência.

8 – Menos perdas

Cerca de 30 a 50% das perdas de uma loja dizem respeito a roubos. No entanto, num quiosque SCO, não há tantos riscos de roubo ou fraude.

Sempre na vanguarda da inovação tecnológica, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem desenvolvido uma série de quiosques multimédia transaccionais que permitem, entre outras funcionalidades, fazer o self-checkout. O CASHARMOUR, por exemplo, automatiza todos os processos de gestão de dinheiro, comprometendo-se a melhorar a eficiência do negócio, a produtividade do pessoal e o serviço ao cliente. O SELFCASHY, ideal para supermercados, fornece um serviço completo para pagamento de contas/facturas integrado com as soluções de software ERP e financeiros dos estabelecimentos. Também o FLYCOIN pode ser usado para fazer o check-out em hotéis, por exemplo.

Deste modo, os quiosques self-checkout ajudam as empresas de várias formas – quer seja a obter mais lucro, quer seja a modernizar o seu espaço e a atribuir tarefas mais importantes aos seus funcionários. Ao mesmo tempo, os clientes não precisam de se aborrecer em filas de espera e conseguem economizar tempo. Os equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS pretendem, precisamente, capacitar os clientes e aprimorar as operações comerciais.

Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções self-service e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e de cada projecto.

DESCUBRA AQUI OS NOSSOS QUIOSQUES MULTIMÉDIA TRANSACCIONAIS.