Como os quiosques self-service podem melhorar a experiência do cliente no supermercado

Tendo em conta a evolução tecnológica e a mudança de comportamento dos consumidores, é praticamente natural a presença de quiosques self-service nos supermercados. Estes equipamentos vêm permitir uma experiência de compra mais autónoma, para além de facilitarem o processo de pagamento.

Desta forma, e tendo em conta que os comerciantes procuram constantemente novas tecnologias para maximizar a experiência do cliente, os quiosques self-service para supermercados podem fornecer uma experiência simplificada, quer para clientes, quer para funcionários.

Assim, investir no atendimento ao cliente é uma forma inegável de garantir uma vantagem competitiva no mercado, para além de acabar por estimular a lealdade do consumidor.

Quiosque Self-service para Supermercados – SelfCashy
Quiosque Self-service para Supermercados – SelfCashy

Estes quiosques self-service para supermercados tentam responder às necessidades do consumidor, que deseja obter tudo no “agora”, de forma automatizada e sem perder tempo. Por isso, se um cliente economiza tempo em determinado supermercado, é provável que lá regresse numa outra oportunidade.

Perante isto, podemos elencar algumas vantagens que os quiosques self-service trazem para os supermercados:

1 – Redução dos custos operacionais

Enquanto os quiosques self-service recebem pedidos, atendem os clientes, orientam-nos da forma mais adequada e recebem os seus pagamentos, os funcionários podem dedicar-se a outras tarefas mais relevantes.

2 – Aumento das vendas e consequente Retorno sobre Investimento (ROI)

Os clientes não têm de perder mais tempo em longas filas de espera. Com os quiosques self-service, têm uma experiência mais positiva nos supermercados e fazem o pedido de forma rápida, automática e eficaz.

Torre dos Clérigos: Património de Portugal com Tecnologia da PARTTEAM & OEMKIOSKS
Torre dos Clérigos: Património de Portugal com Tecnologia da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Desta forma, é possível proporcionar ao cliente um atendimento personalizado e uma experiência mais visual, agradável e funcional.

Tal situação atrai ainda mais clientes e faz com que os que já experienciaram esta solução tecnológica queiram voltar – o que se traduz num aumento dos lucros e num retorno sobre o investimento.

3 – Vantagem competitiva em relação à concorrência

Os quiosques self-service são uma excelente aposta caso os supermercados se queiram distinguir da concorrência e ter uma certa vantagem competitiva.

4 – Diminuição do tempo (e das filas) de espera

O serviço self-service veio revolucionar a experiência dos clientes nos supermercados, até porque o modo de funcionamento destes quiosques é simples, funcional e proporciona um serviço mais autónomo e cómodo, para além de se poder evitar as longas e aborrecidas filas de espera.

Uma das vantagens dos quiosques self-service para supermercados é a redução das filas de espera
Uma das vantagens dos quiosques self-service para supermercados é a redução das filas de espera

5 – Orientação dentro do supermercado

Permitir que os clientes se consigam orientar dentro do supermercado sem terem de andar de um lado para o outro à procura dos produtos que necessitam é fundamental. Até porque pode causar frustração ao cliente e fazer com que o mesmo perca tempo e, consequentemente, não regresse ao supermercado. É neste sentido que importa destacar o papel fulcral do software QMAGINE Wayfinder, um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, tácteis, entre outros, que permite orientar as pessoas a encontrar o seu caminho dentro de grandes superfícies.

6 – Simplificação dos pagamentos

O quiosque SELFCASHY da PARTTEAM & OEMKIOSKS pretende simplificar o processo de pagamento numa ida às compras, fornecendo um serviço completo para pagamentos integrado com as soluções de software ERP e financeiros dos supermercados. Este equipamento pode ser personalizado para aceitar pagamentos em dinheiro (numerário) ou cartão multibanco e torna o atendimento mais rápido, reduzindo as filas de espera.

7 – Melhor organização dos serviços e simplificação dos pedidos

Com uma real qualidade e excelência no atendimento, os clientes vão sentir mais credibilidade. Os sistemas de gestão de filas QMAGINE by PARTTEAM & OEMKIOSKS garantem, assim, uma melhor organização de serviços, optimizam processos de atendimento e acabam com a tradicional fila de espera.

Artigo relacionado: Os benefícios dos quiosques self-service

SELFCASHY: A solução da PARTTEAM & OEMKIOSKS para qualquer tipo de pagamentos

O quiosque digital SELFCASHY da PARTTEAM & OEMKIOSKS foi desenvolvido para uso em interiores e para funcionar como um quiosque self-service. Uma das grandes vantagens deste equipamento é a possibilidade de tornar o atendimento mais rápido, reduzindo assim as filas de espera.

 

A pensar na satisfação do cliente e na sua experiência no supermercado, a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu este quiosque inovador com vista a tornar o processo de self-checkout do utilizador mais simples, rápido e eficaz.

Podendo incluir leitor de código de barras, leitor de cartões, pin pad, leitor de NFC, moedeiro, noteiro, impressora, webcam, telefone handset, teclado anti-vandálico e outros periféricos, o SELFCASHY permite ainda a integração de qualquer tipo de ecrã táctil, criando um dispositivo interactivo para interior.

Garanta uma melhor organização dos serviços com os sistemas de gestão de filas QMAGINE

A gestão de atendimento tem como principais objectivos a ordenação das filas de espera, de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado, a eficiência do atendimento e a imagem do espaço. Garantindo excelência no atendimento, os clientes vão sentir mais credibilidade na ida às compras.

Este sistema garante, portanto, uma melhor organização de serviços no supermercado, optimiza processos de atendimento e acaba com as filas de espera, o que se traduz num maior conforto no atendimento, quer para clientes, quer para funcionários. Mas outras vantagens podem ser enumeradas:

  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Redução da percepção do tempo de espera;
  • Gestão e organização do atendimento;
  • Optimização da produtividade dos funcionários;
  • Redução da taxa de desistência.
Garanta excelência no atendimento com os sistemas de gestão de filas QMAGINE
Garanta excelência no atendimento com os sistemas de gestão de filas QMAGINE

Encontre tudo o que precisa com Wayfinding

Perante a dificuldade de um cliente não encontrar o que procura num supermercado, há a possibilidade de recorrer a um software de directório virtual interactivo – o software QMAGINE Wayfinder da PARTTEAM & OEMKIOSKS –, que permite orientar as pessoas dentro de grandes superfícies, como é o caso dos supermercados.

Os equipamentos self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS são ideais para uma solução de sistema de wayfinding. A utilização de displays de grandes dimensões permite que os conteúdos sejam apresentados com grande detalhe, permitindo a pesquisa de um lugar ou de um produto, neste caso, de forma intuitiva e precisa.

Este software traduz-se, então, numa nova abordagem em relação à forma como nos movemos e à nossa relação com o espaço envolvente, para além de nos economizar tempo e de nos poupar a frustração de não encontrar o produto desejado.

Desta feita, e com todos os benefícios dos quiosques self-service, não é de espantar que muitos sectores de actividade apostem agora nas novas tecnologias para melhorar a experiência dos clientes nos estabelecimentos e para se distinguirem da concorrência. Os supermercados não são excepção e podem melhorar e facilitar as compras semanais dos clientes, bem como alavancar os lucros do negócio.

Mupis digitais com Wayfinding para o Nosso Shopping em Vila Real
Mupis digitais com Wayfinding para o Nosso Shopping em Vila Real

Em suma, e tendo em conta que fazer compras pode ser uma tarefa semanal aborrecida, os quiosques self-service podem transformá-la numa experiência rápida e conveniente.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções self-service e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e de cada projecto.

CONHEÇA AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA SUPERMERCADOS.