Como construir uma rede de sinalética digital

As redes de sinalética digital dizem respeito à criação e à gestão de conteúdos multimédia (imagens, vídeos, notícias, conteúdos web) e à sua disponibilização através de um ou vários displays.

Estas redes podem ser usadas em diversos locais e com diversas funcionalidades, como, por exemplo, campanhas de outdoor, divulgação de informação e locais de grande afluência de público. O principal objectivo é a divulgação e apresentação de informação/conteúdos.

A actualização dos conteúdos nestes displays pode ser efectuada de forma remota, permitindo desta forma que as actualizações de conteúdos em dezenas ou mesmo centenas de displays possa ser efectuada de forma eficaz em poucos segundos.

Sinalização Digital nos Serviços de Saúde
Sinalização Digital nos Serviços de Saúde

Actualmente, quase todos os sectores da sociedade recorrem às redes de sinalética digital: cidades inteligentes, cinemas, hotéis, postos de gasolina, restaurantes, cafés, lojas, municípios. A lista é infinita, pelo que, com todos os benefícios inerentes às redes de sinalética digital, estas acabam por estar em todo o lado.

Todos estes outputs digitais utilizam, por norma, tecnologias como LED e LCD para projectar e exibir conteúdos. Dinâmicas e inovadoras, as redes de sinalética digital são formas modernas e tecnológicas de se aumentar o alcance de determinada marca e/ou empresa.

A definição de objectivos

A sinalética digital tem resultados surpreendentes junto do público devido ao seu impacto extremamente forte, pelo que são muitos os objectivos que acarreta:

  • Informar;
  • Actualizar conteúdos em tempo real;
  • Reduzir o tempo de espera;
  • Fornecer conteúdos visuais atractivos;
  • Diminuir custos de impressão;
  • Criar um espaço publicitário; 
  • Promover marcas.

Perante isto, e para construir uma rede de sinalética digital, deve, em primeiro lugar, estabelecer objectivos. Esta questão é fundamental aquando da configuração de uma rede de sinalética digital pois, reflectindo sobre o que se pretende alcançar com estes displays, a resposta pode estar no público-alvo e no sector em questão.

Video Wall para Bazar Desportivo: Sinalização Digital
Video Wall para Bazar Desportivo: Sinalização Digital

Depois de estabelecidos os objectivos, deve ter em consideração o seu orçamento, a actual situação do negócio e as metas que pretende alcançar. Neste sentido, os quiosques multimédia e os mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS são reconhecidos tanto a nível nacional, como a nível mundial, e oferecem aos utilizadores experiências únicas – sendo a inovação um factor diferenciador e um pré-requisito em tudo o que fazemos e desenvolvemos.

No que concerne ao software, o software QMAGINE da PARTTEAM & OEMKIOSKS permite-lhe destacar o seu produto e captar a atenção do cliente através da sinalética digital. Esta é, portanto, uma nova forma de comunicar com clientes (ou potenciais clientes) e de, ao mesmo tempo, criar experiências criativas e inovadoras, substituindo revistas, panfletos e cartazes e tornando a comunicação mais activa e dinâmica.

Assim, quando usar o nosso software, deve ter em conta os inúmeros benefícios:

  • Gestão centralizada de conteúdos;
  • Divulgação dinâmica e interactiva de conteúdo digital;
  • Customização de layout e design;
  • Facilidade de uso e rápida actualização dos conteúdos, em tempo real;
  • Recolha de dados estatísticos;
  • Adaptação ao contexto e audiência.

As competências e a capacidade tecnológica da divisão de software da PARTTEAM & OEMKIOSKS permitem que a empresa possa dar resposta a qualquer projecto, desde o mais simples até ao mais complexo. A empresa tem, inclusivamente, a capacidade de adaptar o software que já possui ou a realização de módulos adicionais para responder exclusivamente às especificações do projecto de um determinado cliente.

Artigo relacionado: O que saber antes de instalar um mupi digital no exterior

Isto significa que, apesar de possuir um software standard, novas versões ou versões customizadas podem ser criadas exactamente para um cliente específico. Os desafios ao nível de software são encarados de forma natural pela divisão de software e permitem melhorar e criar novas versões de software, que podem ser posteriormente reaproveitadas pelos futuros clientes.

Digital Signage no evento Social Media Hackaton 2019
Digital Signage no evento Social Media Hackaton 2019

Quanto ao hardware, importa seleccionar aquele que é mais adequado, dependendo da localização dos displays, da proximidade com o público e do tipo de conteúdo que pretende veicular. Os ecrãs LCD e LED são muito comuns para o interior, enquanto que para o exterior o indicado é usar ecrãs LED. De forma a garantir uma combinação equilibrada de hardware e software, deve contratar uma equipa de confiança, como a da PARTTEAM & OEMKIOSKS, para instalar e configurar a rede.

A escolha dos locais de rede

Se já definiu os seus objectivos, há que seleccionar os displays e os locais para os implementar. Deve ter em atenção que os locais mais oportunos são os que oferecem uma boa exposição ao público-alvo. Assim, estes devem poder ser facilmente visualizáveis, bem como adequados ao conteúdo exibido.

Aquando da escolha do local da instalação, há que ter em atenção todas as restrições e normas, de forma a garantir a adequação da área para os seus ecrãs. As condições climáticas devem ser logo consideradas, pois o calor é a principal causa do mau funcionamento do hardware, além de as altas temperaturas poderem danificar o equipamento. Assim, os ecrãs devem conseguir suportar intempéries.

Antes de escolher um local, deve ainda garantir que os ecrãs se adaptam ao mesmo. Deve considerar as regras e o regulamentos do local. Os ecrãs de exterior, por exemplo, devem obedecer a certas regras, tendo em conta que estão dependentes do ambiente em que se inserem.

Ler a regulamentação de sinalética e verificar com as agências locais que o projecto obedece a todas as normas e pode obter as licenças necessárias são passos fundamentais antes da instalação.

Sinalética Digital no Avila Spaces
Sinalética Digital no Avila Spaces

A instalação da rede de sinalética digital

Depois de confirmado o local, a equipa de instalação pode iniciar a configuração dos displays/mupis digitais. Perante o facto de a maioria dos displays estarem localizados em áreas públicas, há algumas regras a ter em consideração:

  • Certifique-se de que os ecrãs estão seguros e que são de difícil acesso e remoção a pessoas sem permissão;
  • Garanta que todas as portas e conexões do equipamento estão seguras e protegidas com password;
  • Desactive todos os serviços de rede desnecessários;
  • Instale um firewall que bloqueie tráfego indesejado.

Com efeito, o primeiro passo para uma correcta implementação e instalação do sistema é ter escolhido os produtos correctos, necessários e aconselhados para o seu projecto.

Uma instalação profissional permite que o sistema funcione com o mínimo de falhas e da forma como foi idealizado. A PARTTEAM & OEMKIOSKS efectua as instalações e fornece serviços e apoio da mais alta qualidade através de uma rede de instaladores nacionais e parceiros internacionais.

O conteúdo da sua rede

Depois de pensar no hardware, há que dar início à configuração do software de sinalética digital. Os displays devem ser categorizados por localização, público e alcance. O objectivo é que os conteúdos sejam apropriados para cada uma destas categorias.

Sinalética Digital: Terminal Rodoviário de Faro aposta na tecnologia
Sinalética Digital: Terminal Rodoviário de Faro aposta na tecnologia

A demografia da rede: o uso do Real Catcher

De modo a assegurar que os ecrãs estão a exibir conteúdo relevante para o público, importa realizar uma pesquisa para saber quem visualiza os displays. Neste sentido, os  quiosques multimédia e mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS podem integrar o sistema Real Catcher, uma aplicação de reconhecimento facial e de medição de audiências em tempo real.

Este é um software que detecta um ou mais rostos humanos, usando uma webcam padrão, câmara IP ou sistemas de análise de vídeo especiais, como Kinect, PrimeSense e outros. Como o conjunto de medições do rosto é único para cada pessoa, a precisão do reconhecimento facial é sempre muito alta, normalmente muito perto dos 100%.

Através da integração do Real Catcher nos equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS, é possível obter um sistema de monitorização em tempo real, realizar campanhas personalizadas de acordo com a idade, o género, a intenção de compra, a localização, etc.

De entre os vários benefícios deste software, destacam-se os seguintes:

  • A possibilidade de programar e definir a passagem de conteúdos num intervalo de tempo e monitorizar resultados em tempo real;
  • Diminuição da dispersão da verba publicitária, devido à automatização dos processos;
  • Alcance da audiência em vários locais, numa única compra;
  • Análise de resultados e medição de audiências, o que permite a optimização de campanhas.
Fórum Barreiro: Sinalética digital para comunicar no timing da compra
Fórum Barreiro: Sinalética digital para comunicar no timing da compra

Os objectivos da campanha

Perante o facto de cada campanha ter as suas próprias metas e estratégias e com o intuito de se obterem os melhores resultados possíveis, surge a necessidade de saber que recursos de rede utilizar. Assim, é importante pensar nos seguintes aspectos:

  • Transmissão (se as campanhas visarem alcançar um público vasto, o conteúdo deve ser divulgado em mais do que um display);
  • Público-alvo (o conteúdo é direccionado para displays tendo por base a proximidade geográfica, a demografia, o tamanho, o idioma, entre outros);
  • Proximidade (um conteúdo patrocinado, por exemplo, pode precisar de ser reproduzido após um determinado conteúdo);
  • Interactividade (se os utilizadores precisarem de interagir com os displays, o YPortal é ideal: este software da PARTTEAM & OEMKIOSKS desempenha funcionalidades inovadoras que vão ao encontro das tendências tecnológicas e, ao mesmo tempo, fornece informações relevantes que o utilizador procura, disponibilizando também notícias, eventos, percursos, pontos de interesse, informação de redes sociais e contactos);
  • Saturação e separação (os conteúdos, se forem concorrentes, devem ser espaçados uns dos outros);
  • Personalização (alguns conteúdos podem ter de ser personalizados devido à sua localização);
  • Programação variada (os displays vão reproduzindo uma mensagem diferente consoante a hora do dia ou o dia da semana);
  • Antecipação (uma mensagem pode ser removida se uma outra tiver mais prioridade e/ou for mais bem paga);
  • Sincronização (um mesmo conteúdo pode estar sincronizado com vários displays);
  • Comunicações de emergência (em alguns casos, é necessário garantir um controlo dos displays).

A geração de receita através da rede de sinalética digital

Depois dos objectivos definidos, estratégia delineada, categorização do público-alvo feita e capacidades dos displays descritas, importa pensar em vender para obter retorno sobre o investimento (ROI).

Sinalética Digital para Shoppings na Roménia - Mupi Digital
Sinalética Digital para Shoppings na Roménia – Mupi Digital

A venda directa é o processo mais tradicional, durante o qual são estabelecidos os detalhes do preço de cada campanha, bem como as respectivas exibições. As tabelas de preço são implementadas, de forma a simplificar o processo.

As vendas directas são, assim, fundamentais para se criar uma conexão com os clientes e para se conhecer as necessidades e objectivos de campanha. Porém, este tipo de contacto demora algum tempo, pelo que podem ser criadas ferramentas que automatizem a criação de propostas e de conteúdos – o que aumenta ainda mais a possibilidade de venda.

A Publicidade Programática

A publicidade programática é uma tendência que veio para ficar. Ao longo da última década, o mundo da publicidade tem permitido às marcas e empresas uma precisão sem precedentes no alcance e na activação do público-alvo.

Assim, este tipo de publicidade abrange diferentes tecnologias que automatizam a compra, o posicionamento e a optimização da publicidade, realizada em tempo real, com diferentes níveis de controlo e automação. Isto permite que os anunciantes consigam saber exactamente em que meio estar, qual o anúncio certo a exibir e as horas a que deve ser exibido.

Numa indústria cada vez mais tecnológica, a publicidade programática veio mudar a forma como os anunciantes compram espaço publicitário.

Solução de Digital Signage para empresa KW BUSINESS
Solução de Digital Signage para empresa KW BUSINESS

A publicidade programática funciona através da automatização de processos de compra e venda, que consiste em:

  • Escolher um público-alvo;
  • Definir o investimento para causar impacto;
  • Pesquisar sites e locais onde o público-alvo está presente;
  • Comprar de forma inteligente e estudada os espaços de publicidade, exactamente na hora em que o público-alvo está online.

A publicidade programática permite, assim, a compra de diferentes espaços/inventários como displays, vídeos, social, mobile, etc. Com efeito, eis alguns dos benefícios da publicidade programática:

  • Redução de custos;
  • Automatização das funções de compra;
  • Segmentação, isto é, alcance da audiência em vários locais, numa única compra;
  • Optimização de campanhas.

Mas quais são as vantagens das redes de sinalética digital?

As redes de sinalética digital permitem, desta forma, reduzir o custo de impressão e de transporte, assim como o design gráfico. Por outro lado, aumentam a possibilidade de negócios ou eventos, as oportunidades de parceria com outras empresas locais e as oportunidades de branding mais eficaz.

Casa de Saúde da Boavista equipada com Sinalética Digital
Casa de Saúde da Boavista equipada com Sinalética Digital

Com efeito, empresas que instalam displays nos seus espaços de negócio são mais capazes de determinar quantas pessoas visualizam esse conteúdo – independentemente de as empresas venderem espaços publicitários nos displays ou de os usarem somente para fins informativos e de construção de marcas.

Nos produtos da PARTTEAM & OEMKIOSKS encontra as melhores soluções de sinalética digital do mercado.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO.