Os benefícios dos quiosques self-service

Os quiosques self-service são, cada vez mais, uma tendência. Para além de trazerem uma certa liberdade ao consumidor, agilizam muitas tarefas que realizamos no dia-a-dia.

Estes equipamentos self-service têm vindo a ser cada vez mais utilizados por todos os sectores de actividade, desde restaurantes a hotéis, aeroportos, hiper e supermercados, cinemas, espaços de saúde, bancos, entre muitos outros. Para além de acabarem com as longas filas de espera, economizam tempo aos utilizadores. Em simultâneo, permite-lhes realizar uma série de funções que são, tradicionalmente, realizadas manualmente.

PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve Dispensador Self-Service de medicamentos para Farmácias
PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve Dispensador Self-Service de medicamentos para Farmácias

Altamente personalizáveis, os quiosques self-service têm tido um grande impacto em locais com grande movimentação – não só porque respondem de forma eficaz às necessidades dos consumidores, mas também porque aumentam a receita para as empresas que adquirem e investem nestes equipamentos.

Estes quiosques de autoatendimento são o futuro e pretendem revolucionar a forma como se fazem negócios. Modernos e elegantes, foram projectados para oferecer soluções simples e intuitivas para todos, garantindo aos clientes comodidade e segurança.

Os quiosques self-service estão a ganhar ainda mais adesão devido a uma série de vantagens que acarretam quer para utilizadores, quer para proprietários.

Assim, destacam-se os seguintes benefícios destes equipamentos:

1 – Melhoria da experiência dos clientes

Com equipamentos self-service, os utilizadores sentem que têm um maior controlo e mais hipóteses de escolha, ficando mais satisfeitos com a experiência. Os quiosques self-service são indicados para quem prefere ter autonomia nas suas experiências, o que acaba por reduzir o stress durante este processo. Os quiosques de autoatendimento permitem também que os clientes estejam mais informados sobre os produtos que uma empresa tem para oferecer, ao mesmo tempo que aumentam a satisfação dos utilizadores.

Quiosques Self-Service para a Universidade do Porto
Quiosques Self-Service para a Universidade do Porto

2 – Maior rapidez dos processos

Tendo em conta que o nosso dia-a-dia é marcado pela azáfama, é necessário encontrar mecanismos que nos possam ajudar. Com efeito, um dos principais benefícios dos quiosques self-service é a aceleração dos processos de rotina. Consequentemente, assiste-se a um aumento das receitas, a uma diminuição de filas de espera e a um aumento do número de transacções.

3 – Personalização

A capacidade de personalizar e alterar os itens de determinado pedido é um grande chamariz, nomeadamente nos restaurantes de serviço rápido (QSS). Nestes quiosques, tudo é personalizado digitalmente através de um back office.

4 – Diminuição de erros humanos

Tendo em conta a precisão e a automatização destes equipamentos, há uma tendência para que não ocorram erros humanos que ocorreriam, naturalmente, se houvesse um processo manual.

5 – Aumento da precisão dos pedidos

Como os clientes podem personalizar os seus próprios pedidos e como há, por conseguinte, uma diminuição de erros, observa-se uma precisão inerente aos quiosques self-service. Esta tecnologia foi, assim, projectada para garantir que toda a gente consiga fazer os seus pedidos de forma fácil e rápida.

Quiosques self-service de checkout para a Burger King
Quiosques self-service de checkout para a Burger King

6 – Produtos de melhor qualidade

Os funcionários das empresas que utilizam quiosques self-service podem concentrar-se em tarefas mais importantes do que o atendimento, como a produção de produtos de qualidade superior. Estes produtos, entregues em menos tempo, aumentam a satisfação dos clientes e garantem uma fidelização do cliente.

7 – Redução do tempo de espera (em, aproximadamente, 35%)

Com a redução do tempo de espera em filas (longas e aborrecidas), assiste-se a uma maior satisfação do cliente que, por sua vez, tem vontade de regressar ao local onde conseguiu ter uma boa experiência (rápida, autónoma e eficaz). Além disso, mais clientes acabam por ser atendidos.

8 – Comunicação eficaz

A comunicação digital eficaz com os clientes é uma das principais causas do sucesso de negócios, daí o facto de os quiosques self-service estarem agora em voga.

9 – Aumento da receita e da eficiência

Com a automatização, há uma diminuição dos custos operacionais e das despesas gerais. Além disso, como os funcionários tendem a dedicar-se a tarefas mais importantes e urgentes, as empresas acabam por se tornar mais eficientes e, por isso, mais lucrativas. Ou seja, apesar do investimento inicial que os quiosques self-service acarretam, há um grande retorno desse investimento (ROI).

Quiosque Self-Service para a loja Bazar Desportivo
Quiosque Self-Service para a loja Bazar Desportivo

10 – Adaptabilidade

Um outro benefício dos quiosques self-service é a sua capacidade de adaptação para responder às necessidades dos clientes e das empresas. Neste sentido, podemos falar, por exemplo, numa integração com dispositivos de pagamento.

11 – Possibilidade de uma conectividade móvel

A adaptabilidade destes quiosques está relacionada com a sua conectividade. Os equipamentos self-service podem ser controlados remotamente desde que exista uma conexão com a Internet, o que permite que sejam enviados novos conteúdos para o quiosque – aumentando a produtividade, a eficiência e os lucros.

12 – Relatórios em tempo real

Os quiosques self-service podem fornecer também relatórios, minuto a minuto, o que pode, por sua vez, aumentar as vendas com base nas informações relatadas.

13 – Facilidade de pagamento

Os quiosques self-service acabam por ser a opção predilecta dos clientes para a realização de transacções e pagamentos, que são especialmente úteis nas horas e/ou picos de maior afluência. O CASHARMOUR da PARTTEAM & OEMKIOSKS, por exemplo, é um sistema de automatização de processos de pagamento e recebimento que se adapta a qualquer tipo de negócio. O FLYCOIN, por sua vez, permite que os clientes possam pagar com dinheiro digital. Já o SELFCASHY fornece um serviço completo para pagamento de contas/facturas.

BitClub Network Escolheu o Nosso Modelo FLYCOIN
BitClub Network Escolheu o Nosso Modelo FLYCOIN

Em suma, os quiosques self-service ajudam as empresas a realizar uma melhor supervisão, segurança e gestão das operações. Ao mesmo tempo, os consumidores não precisam de perder tempo em filas de espera e têm mais hipóteses de escolha. Os equipamentos da PARTTEAM E OEMKIOSKS pretendem, precisamente, capacitar os clientes e aprimorar as operações comerciais.

Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções self-service e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e de cada projecto.

DESCUBRA AQUI OS NOSSOS QUIOSQUES SELF-SERVICE.