O que precisa de saber sobre quiosques self-service para hotéis

Devido aos seus componentes e às suas funcionalidades, os quiosques self-service para hotéis têm vindo a desempenhar um papel fundamental no sector do Turismo e da Hotelaria, estando mesmo em ascensão nesta indústria.

A evolução das tecnologias e a mudança no comportamento dos consumidores revolucionaram a forma como este sector olha para a comunicação com os seus clientes – que é cada vez mais direccionada, simples e autónoma. A procura por conveniência por parte dos clientes é também um dos factores mais importantes na ânsia pelos equipamentos self-service.

No geral, e tendo em conta que ninguém gosta de estar à espera em filas aborrecidas, os hóspedes apreciam o facto de existir uma forma mais eficiente e autónoma de fazer o check-in, por exemplo. Além disso, na actualidade, os quiosques self-service para hotéis acabam por ser a opção predilecta dos clientes para a realização de transacções e pagamentos.

A tecnologia self-service responde facilmente às necessidades individuais dos hóspedes
A tecnologia self-service responde facilmente às necessidades individuais dos hóspedes

Estes equipamentos de autoatendimento são também uma forma de os postos de turismo se conseguirem diferenciar da concorrência, para além de oferecerem soluções atraentes, cómodas e seguras para os hóspedes do hotel. A tecnologia self-service é, assim, uma oportunidade para este sector responder às necessidades individuais dos hóspedes com facilidade. Aliado a estas mais valias, está o facto de este movimento de autoatendimento acarretar potencial de receita.

Os quiosques self-service para hotéis vieram para ficar, o que faz com que os hóspedes sintam que controlam todo o processo relacionado com a sua estadia. Permitir que os hóspedes evitem as longas esperas na recepção e sigam directamente para o quarto após uma longa viagem pode ser uma surpresa bem-vinda na chegada.

Se analisarmos atentamente todo o processo envolvente a este sector, compreendemos que, graças às novas tecnologias, é mais fácil maximizar a capacidade de informação que se pode transmitir através dos quiosques self-service, contribuindo para uma maior produtividade, rapidez e qualidade nos serviços.

Com efeito, os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS oferecem uma infinidade de opções adicionais que têm precisamente como objectivos melhorar os serviços e processos no sector hoteleiro. Foram, assim, desenvolvidos para permitir a integração de qualquer tipo de ecrã táctil, permitindo a todos os clientes escolher e visualizar de uma forma fácil e rápida o mapa de ocupação do hotel. Fazer o check-in e o check-out do hotel sem necessidade de intervenção humana, consultar percursos turísticos e efectuar reservas nunca foi tão fácil!

Os quiosques self-service para hotéis vieram para ficar
Os quiosques self-service para hotéis vieram para ficar

As funcionalidades dos quiosques self-service para hotéis

Os quiosques da PARTTEAM & OEMKIOSKS permitem que qualquer pessoa possa efectuar a compra de bilhetes (com pagamentos através de leitores de notas, moedeiros ou pagamento por cartão de multibanco). Como a maioria das pessoas está habituada a lidar com as tecnologias de forma diária, estes equipamentos self-service permitem-lhes controlar as suas operações e movimentos.

  • Pagamentos e check-in automáticos

Os quiosques de autoatendimento são especialmente úteis nas horas e/ou picos de maior afluência, funcionando como uma alternativa às filas de espera na recepção e permitindo fazer o check-in de uma forma autónoma e eficiente. O sistema self check-in permitirá, então, uma recepção automatizada e rápida. Irá também orientar os hóspedes através de um check-in seguro e simples de usar – desde o pagamento até ao preenchimento dos dados de registo e emissão das chaves do quarto do hotel.

Para efectuar um registo, terá apenas de inserir o cartão de identificação ou passaporte no scanner. Estes quiosques podem estar integrados com displays touchscreen que oferecem maior eficácia na navegação. Os quiosques podem estar também integrados com softwares desenvolvidos pela PARTTEAM & OEMKIOSKS interligados com softwares profissionais dedicados à Gestão de Hotéis.

Com o FLYCOIN, por exemplo, os clientes podem inclusive pagar com dinheiro digital. Se estes possuírem uma conta Paypal, bitcoins ou outra moeda electrónica digital, vai ser fácil efectuar um pagamento sem qualquer tipo de complicações. FLYCOIN é uma combinação de vários dispositivos num só (quiosque, ponto de venda, etc.) que pode permitir transaccionar dinheiro físico em dinheiro digital (bitcoins e paypal, por exemplo), fazer um pagamento ou simplesmente enviar dinheiro (Transferwise, MoneyGram, etc.) de forma segura e eficaz.

Com o FLYCOIN, os clientes podem pagar com dinheiro digital
Com o FLYCOIN, os clientes podem pagar com dinheiro digital
  • Acesso a conteúdos

Através dos quiosques self-service para hotéis, pode divulgar e disponibilizar conteúdos multimédia e informações úteis aos clientes. Pode ainda, através do YPortal da PARTTEAM & OEMKIOSKS, disponibilizar mapas, calendários de eventos, entre muitos outros conteúdos.

A alteração destes conteúdos também pode ser feita com apenas um clique. Um hotel pode sugerir pontos turísticos no período da manhã e, da parte da tarde, pode querer promover uma festa temática. Esta modificação pode ser feita automaticamente, com um simples clique no back office do aparelho, ou até remotamente, com uma aplicação incorporada no smartphone ou tablet. Esta possibilidade elimina o custo geral constante de imprimir novos banners e o trabalho diário de os substituir.

  • Software QMAGINE Sign Channel

O QMAGINE Sign Channel, da PARTTEAM & OEMKIOSKS, oferece uma experiência de entretenimento, conectividade e comunicação que vai além do que oferece um normal canal interno. Estes displays digitais são uma oportunidade para qualquer proprietário de um hotel melhorar a sua imagem, promovendo ofertas mais sofisticadas.

O QMAGINE Channel transmite informação relevante e útil para o hóspede, possibilitando ainda que a mesma possa ser personalizada em grupos ou indivíduos, num formato mais atractivo através de layouts animados. Esta solução permite ainda a criação de um canal interno configurável.

Tecnologia para Hotéis: Mupi digital informa hóspedes
Tecnologia para Hotéis: Mupi digital informa hóspedes

Mas quais são os benefícios dos quiosques self-service para hotéis?

Os quiosques self-service para hotéis permitem às pessoas manter o estilo de vida que actualmente lhes é proporcionado pelas tecnologias de informação, ou seja, a autonomia para realizar funções que anteriormente exigiam a presença de um outro interveniente.

Perante isto, são vários os benefícios destes equipamentos quer para um hotel, quer para os hóspedes:

1 – Eliminação das longas filas de espera no check-in

Evitar longas e aborrecidas filas de espera é uma das principais vantagens da utilização dos quiosques self-service para hotéis. Alguns hóspedes estão cansados da viagem aquando da chegada ao hotel, pelo que os equipamentos self-service acabam por permitir que as suas férias comecem mais cedo e sem preocupações e esperas.

2 – Os hóspedes escolhem a forma como querem fazer o check-in

Os clientes tendem a apreciar o facto de poderem escolher a opção que melhor responde às suas necessidades pessoais. Assim, algumas pessoas preferem o tradicional método de fazer o check-in na recepção e outras preferem usar os quiosques self-service para tal.

Os quiosques self-service para hotéis evitam longas e aborrecidas filas de espera
Os quiosques self-service para hotéis evitam longas e aborrecidas filas de espera

3 – Experiência personalizada

Assim que o cliente utiliza o quiosque self-service do hotel, passa a ter acesso a uma experiência personalizada. Para além de o hóspede poder escolher o idioma que pretende, pode também controlar aspectos da sua estadia, como o check-in, pagamentos e outros serviços adicionais.

4 – Redução de erros no processo

Os quiosques self-service para hotéis reduzem a possibilidade de erros humanos, como um engano na inserção do nome do hóspede ou algum tipo de dificuldade em encontrar a reserva do mesmo. Com estas tecnologias, há, assim, um aumento da precisão do processo de check-in.

5 – Rapidez

O registo dos hóspedes nestes quiosques é incrivelmente rápido. Como cada etapa é automatizada, o processo acontece em segundos.

6 – Processo intuitivo

As acções necessárias para efectuar o check-in no hotel são tão simples e familiares que os hóspedes nem precisam de pensar no que estão a fazer.

Mupi Digital melhora Experiência do Hóspede no Chipre
Mupi Digital melhora Experiência do Hóspede no Chipre

7 – Precisão

A precisão é uma das características mais importantes nos quiosques de autoatendimento para hotéis, na medida em que todas as acções (registo e pagamento) são sincronizadas.

8 – Os funcionários podem dedicar-se a tarefas mais importantes

Os equipamentos self-service para hotéis fazem com que os funcionários possam realizar outras actividades mais importantes e/ou prestar ajuda aos hóspedes na recepção, caso tenham alguma dúvida.

9 – Lucro

Quando os hóspedes utilizam os quiosques self-service para hotéis, têm acesso a serviços extra. Esta é uma opção atraente, pois podem adicionar esses serviços imediatamente à sua conta. É também uma mais valia para o hotel, que vê um retorno do investimento (ROI).

10 – Comunicação acessível

No que diz respeito aos sistemas de informação e comunicação, a sociedade vai utilizando menos os suportes tradicionais, exigindo novos sistemas em que a tecnologia consiga difundir a informação necessária em tempo real – e de uma forma acessível e organizada.

Os quiosques self-service aumentam a satisfação dos hóspedes
Os quiosques self-service aumentam a satisfação dos hóspedes

11 – Modernização do espaço

Com os quiosques self-service, o hotel vê o seu espaço mais moderno – reduzindo, em simultâneo, os custos e proporcionando uma maior harmonia no local. É também um sistema atractivo, eficaz e intuitivo na hora de transmitir informação aos utilizadores, para além de permitir uma navegação rápida e sensível através de todo o sistema.

12 – Hardware à sua medida

Os quiosques self-service para hotéis são uma poderosa ferramenta de marketing e publicidade e uma vantagem na compra deste tipo de serviços/produtos.

13 – Software útil e informativo

Para além de apresentarem o mapa de localização de todas as divisões do hotel, estes quiosques permitem uma consulta vasta de informação (promoções, roteiros turísticos, campanhas) e podem ser utilizados para publicidade ao hotel, através de softwares de digital signage.

14 – Possibilidade de conhecer melhor os seus clientes

Com os quiosques self-service para hotéis, é possível identificar os conteúdos que despertam mais atenção aos hóspedes. Por exemplo, quando determinada pessoa selecciona um piso de restauração, rapidamente são projectadas informações, promoções e novidades relacionadas com esse sector.

Como podem os quiosques self-service ajudar os hotéis a ter uma vantagem competitiva?

A evolução tecnológica a que se assiste nos dias de hoje afectou a experiência dos utilizadores e, consequentemente, dos hotéis, que podem beneficiar com os quiosques self-service. Estes equipamentos melhoram o atendimento ao cliente, reduzem os custos com salários e contas de funcionários e acabam por fazer com que os recursos do hotel sejam aproveitados da melhor forma.

Se os quiosques de autoatendimento forem bem projectados e implementados, podem aumentar a satisfação dos hóspedes, bem como a eficiência do hotel. O uso de quiosques self-service em hotéis pode automatizar as tarefas do quotidiano, personalizar ofertas e, sobretudo, oferecer comodidade aos clientes.

Quiosque self-service no Chipre
Quiosque self-service no Chipre

Assim, as vantagens competitivas que os quiosques self-service trazem para os hotéis podem ser reduzidas a cinco aspectos essenciais:

  1. Redução das filas de espera;
  2. Aumento da receita;
  3. Custo de mão-de-obra reduzido (embora não seja dispensável);
  4. Diminuição dos erros manuais;
  5. Utilização mais eficaz dos recursos do hotel.

Com os novos comportamentos dos consumidores e com a constante evolução tecnológica, também os hotéis têm de ter a capacidade de se adaptar e de fornecer serviços modernos e competitivos. Como tal, e tendo em conta todas as características e benefícios já mencionados, os quiosques self-service para hotéis são ideais para responder às novas necessidades do mercado.

Com os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS, o seu negócio conseguirá oferecer uma experiência diferente, ágil e prática aos seus clientes e esta poderá ser a diferenciação que precisa em relação à sua concorrência.

CONHEÇA AQUI AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA O SECTOR DO TURISMO E DA HOTELARIA.