Os benefícios de usar sinalética digital nos ginásios

A sinalética digital nos ginásios tem, cada vez mais, um papel preponderante no entretenimento e na comunicação com os clientes. Tendo em conta que, nos dias de hoje, os ginásios são uma constante na vida das pessoas, os proprietários destes estabelecimentos devem apostar na modernidade, para, entre outras vantagens, poderem ter uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Para algumas pessoas, ir ao ginásio ainda é uma “luta” e um desafio. Desta forma, se a experiência for mais dinâmica e versátil com a sinalética digital, este hábito pode passar a criar mais entusiasmo.

Por outro lado, e para aproveitarem ao máximo o crescente nível de interesse em saúde e preparação física, os ginásios devem procurar, de forma activa, novas e diferentes maneiras de motivar os atletas. Uma das principais soluções é a tecnologia.

Com efeito, e apesar de muitos ginásios recorrerem à música e a equipamento de boa qualidade para motivar os atletas, a sinalética digital é perfeita para este objectivo, uma vez que pode abranger publicidade, comunicação e entretenimento.

A sinalética digital nos ginásios tem um papel importante no entretenimento e na comunicação com os clientes
A sinalética digital nos ginásios tem um papel importante no entretenimento e na comunicação com os clientes

Nos dias que correm, há que ter em atenção que as pessoas que frequentam os ginásios não são apenas aficionados do exercício, são também membros activos do mundo digital – e este, por sua vez, está em constante evolução.

Esta aposta na tecnologia e na comunicação digital passa, então, pela sinalética digital, que vem também modernizar as instalações dos ginásios. A sinalética digital, aliás, representa um novo meio de comunicação que pretende envolver os consumidores através de conteúdos multimédia.

Neste sentido, a instalação de ferramentas de sinalética digital nos ginásios significa não só ter displays capazes de divulgar conteúdos interessantes, como também ter à disposição poderosos meios de comunicação.

Perante isto, podemos enumerar algumas vantagens que a sinalética digital traz para os ginásios:

1 – Informação

Enquanto os membros do ginásio estão a treinar, a sinalética digital proporciona a ferramenta perfeita para os informar. É possível inteirá-los dos horários das aulas, dos professores que estão disponíveis, dos tratamentos que possam ser realizados naquele ginásio em particular, dos casos de sucesso, das promoções e eventos, dos estilos de vida saudáveis e de muitos outros assuntos relevantes no mundo do desporto.

A sinalética digital vem modernizar as instalações dos ginásios
A sinalética digital vem modernizar as instalações dos ginásios

2 – Entretenimento

A sinalética digital, tal como a música, também pode entreter os atletas. Para além de poderem ser partilhados vídeos, podem ser também exibidos treinos, por exemplo. Há toda uma panóplia de opções em que se pode apostar para entreter os atletas, seja durante os treinos, seja à entrada ou à saída do ginásio.

3 – Motivação

A motivação é uma forma extremamente eficaz de impulsionar os atletas a alcançar o sucesso. Assim, o material educacional não é apenas mais uma forma de as pessoas aprenderem. O material educacional, com imagens, vídeos e citações inspiradoras, pode tornar o tempo de treino mais eficaz e satisfatório.

Em vez de ser um professor a declarar verbalmente a importância da saúde e do exercício físico, vídeos atraentes sobre a importância de treinar e sobre os resultados alcançados ajudam os atletas a não desistir.

4 – Educação

O exercício físico é fundamental para a saúde. Como tal, a exibição de vídeos e de sugestões nutricionais para os atletas pode, inclusive, incentivar os clientes. Ao educar os atletas neste sentido, o ginásio está a mostrar que se preocupa com a saúde e com o bem-estar dos mesmos, o que os encoraja a continuar o exercício.

5 – Publicidade/ Promoção

A sinalética digital é um modo de promover os serviços do seu ginásio. Pode informar os atletas sobre novas aulas, novos instrutores, descontos, ofertas especiais, etc.

Com a sinalética digital, podem ser exibidos vídeos de treino ou podem ser dadas aulas virtuais
Com a sinalética digital, podem ser exibidos vídeos de treino ou podem ser dadas aulas virtuais

6 – Comunicação

A melhor forma de criar e, consequentemente, manter um relacionamento positivo com os atletas é através da comunicação. Com as soluções de sinalética digital da PARTTEAM & OEMKIOSKS, pode personalizar e melhorar a experiência do cliente no ginásio. É possível transmitir mensagens personalizadas como, por exemplo, eventos de aniversário ou algumas histórias de sucesso que envolvam exercício físico e que fazem com que o atleta se sinta envolvido.

7 – Orientação e segurança

A segurança deve ser uma prioridade para qualquer espaço de preparação física. Com a sinalética digital, garantir a segurança dos atletas e dos instrutores nas instalações é cada vez mais fácil, tendo em conta que é possível exibir instruções de segurança, medidas preventivas e detalhes de primeiros socorros de uma forma dinâmica.

A sinalética digital também é extremamente útil para orientar os novos clientes no ginásio, de modo a que se sintam confortáveis durante os treinos. Para aqueles que frequentam o ginásio pela primeira vez, é importante que consigam encontrar as máquinas certas para o exercício que pretendem fazer.

8 – Personalização

Um outro benefício da presença de sinalética digital em ginásios é o facto de os conteúdos poderem ser personalizáveis, consoante o tipo de público e o horário. O conteúdo da manhã pode ser diferente do da tarde, tendo em conta que há atletas que preferem treinar cedo e outros mais tarde.

Há também a possibilidade de apresentar conteúdos distintos, o que acaba por criar uma motivação extra no atleta.

Um benefício da presença de sinalética digital em ginásios é o facto de os conteúdos poderem ser personalizáveis
Um benefício da presença de sinalética digital em ginásios é o facto de os conteúdos poderem ser personalizáveis

9 – Geração de receita

A sinalética digital nos ginásios acaba por ser uma oportunidade de gerar receita adicional através da publicidade e dos patrocínios. A indústria do desporto e da nutrição é muito abrangente, pelo que há muita concorrência – daí a necessidade de se apostar na publicidade, nomeadamente em ginásios.

10 – Economização de tempo e dinheiro

Com a sinalética digital nos ginásios, já não há a necessidade de se imprimir horários de aulas ou de promoções (o que também acaba por promover a sustentabilidade) –, bastando actualizar o conteúdo que está a ser exibido. Qualquer informação pode, então, ser facilmente alterada, a qualquer momento.

Também desta forma, funcionários e professores do ginásio podem dedicar-se a tarefas mais importantes.

O uso de sinalética digital cria um ambiente mais conectado no ginásio
O uso de sinalética digital cria um ambiente mais conectado no ginásio

A pensar nas vantagens que a sinalética digital pode trazer para os ginásios, e sempre na vanguarda da tecnologia e da inovação, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem vindo a desenvolver outras soluções diversas para tornar as experiências no ginásio mais positivas, nomeadamente video walls e displays.

O QMAGINE apresenta a solução ideal para causar impacto e aumentar a visibilidade da sua marca, empresa ou negócio – o video wall, que nada mais é do que dois ou mais displays posicionados juntos e bem próximos, para dar a impressão de ser apenas um display de grande dimensão e que irá mostrar uma parte do conteúdo de maneira sincronizada. Também conhecido como display wall, esta é uma excelente ferramenta de comunicação digital, podendo apresentar-se em diversos formatos com o objectivo de atrair a atenção do público. É uma solução de sinalética digital fantástica para que a visibilidade e notoriedade de qualquer ginásio seja, efectivamente, uma realidade.

Em jeito de conclusão, podemos afirmar que o uso de sinalética digital cria um ambiente mais conectado no ginásio, onde se responde facilmente às necessidades dos atletas. Para além de aumentarem a receita, conseguem fidelizar os clientes e atrair mais membros.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve soluções tecnológicas à medida e para todos os sectores de actividade, tornando os equipamentos digitais em palcos ideais para apostar numa dimensão verdadeiramente experimental.

CONHEÇA AQUI AS NOSSAS SOLUÇÕES DE VIDEO WALLS E DISPLAYS.