Smart Parking: uma indústria em ascensão para melhorar a experiência dos condutores

Com mais de 88 milhões de veículos vendidos anualmente, os problemas de estacionamento são cada vez mais frequentes. Garantir vagas de estacionamento suficientes é uma preocupação de todos os sectores de actividade, daí a importância das soluções de estacionamento inteligente (smart parking).

Tendo em consideração que as populações das cidades estão a crescer por todo o mundo e que quase 30% do tráfego em áreas urbanas movimentadas são de pessoas que estão à procura de estacionamento, as soluções de smart parking são as mais necessárias, até para se contribuir para o desenvolvimento de smart cities.

Gestão de Parques de Estacionamento: Smart Parking
Gestão de Parques de Estacionamento: Smart Parking

Este aumento do trânsito traduz-se num grande problema para as cidades, pois assiste-se a uma mobilidade limitada e, consequentemente, a um acesso limitado a negócios, habitação e actividades de lazer. Ora, todas estas situações tornam as cidades menos sustentáveis e habitáveis.

No entanto, estes problemas acabam por ser causados não por falta de estacionamento, mas por falta de informação. Neste sentido, o smart parking é uma solução de gestão de estacionamento em tempo real, que recolhe indicadores de desempenho e os transforma em insights para uma melhor política e gestão.

O objectivo da implantação de sistemas de estacionamento inteligentes passa, então, por reduzir o tempo de condução necessário para encontrar uma vaga, fazendo uso das que estão disponíveis. Por conseguinte, importa criar um sistema que possa prever, com precisão e fiabilidade, a disponibilidade de vagas de estacionamento para os condutores, e que os leve até essas vagas.

O smart parking acaba por fazer uso dos smartphones e de outros dispositivos de detecção para determinar a ocupação de uma estrutura de estacionamento. Tal é realizado não só através de câmaras, sensores, sinalização rodoviária variável, quiosques de pagamento automático, aplicações de mapas móveis e outros dispositivos electrónicos, como também através de recolha de dados – que informam, em tempo real, passageiros e condutores.

Indicador de Estacionamento Alternativo em Sintra
Indicador de Estacionamento Alternativo em Sintra

 

De acordo com dados da IoT (Internet of Things) Analytics, 11% das vagas de estacionamento público em todo o mundo já são smart, esperando-se agora que este número aumente para 16% até 2023.

Como funciona este sistema de smart parking?

Tendo em consideração a inovação tecnológica, o smart parking pode abranger várias soluções, entre as quais se salientam algumas.

1 – Sistema de reconhecimento de matrículas de automóveis

Através de um sistema de reconhecimento de matrículas, é possível registar os visitantes de forma automática. Isto é possível através de duas câmaras – uma que regista a matrícula da frente e outra que regista a de trás. Desta forma, o pagamento pode ser feito online, mesmo depois de o condutor sair do estacionamento.

2 – Displays de informação

A sinalética digital também é bastante útil no smart parking. Neste sentido, os displays de informação acabam por ser um canal de comunicação dinâmico, que pode ser usado para dar as boas-vindas aos condutores no estacionamento. Para além disso, podem ser criadas mensagens variadas (de boas-vindas, de despedida, etc.), seja para dar aos clientes informações relevantes, seja para transmitir informações sobre preços ou mensagens de marketing promocional.

Quiosques de Pagamento Automático para Shopping na Dinamarca
Quiosques de Pagamento Automático para Shopping na Dinamarca

3 – Vários métodos de pagamento

Com o smart parking, podem ser fornecidas ao cliente várias opções de pagamento, o que os deixa com mais tempo para fazer o que procuram. O pagamento tradicional através de uma máquina de pagamento local, o pagamento móvel através de aplicações e o pagamento online são algumas das opções à disposição.

4 – Máquinas de pagamento

A PARTTEAM & OEMKIOSKS fornece quiosques de pagamento automático de uso simples e eficaz que, para além da sua robustez, se caracterizam pela possibilidade de personalização e pelas vastas opções de pagamento. É possível integrar nestas máquina de pagamento diferentes componentes, como leitor de cartões, teclado anti-vandálico, impressora, scanner código de barras, webcam, entre outros.

5 – Indicadores de estacionamento

Existem vários quiosques e sistemas desenvolvidos pela PARTTEAM & OEMKIOSKS que podem ser utilizados para gerir os acessos a um parque de estacionamento com ou sem bilheteira, com sinalização de indicação dos lugares de estacionamento disponíveis, em determinada zona ou local.

6 – Controlo e gestão de acessos

Os quiosques multimédia permitem efectuar o controlo e a gestão de acessos, desde entradas a saídas de transportes, nomeadamente para parques de estacionamento. Estes quiosques de controlo de acessos podem ser personalizados e desenvolvidos à medida das necessidades do projecto e do cliente, podendo ser integrados diferentes componentes como: webcam, leitor de cartões, teclado, entre outros.

Controlo e Gestão de Acessos com Quiosques Multimédia
Controlo e Gestão de Acessos com Quiosques Multimédia

7 – Personalização

Através do smart parking, toda a experiência do estacionamento é simplificada. Não há necessidade de tickets ou cartões. Para além disso, há a possibilidade de personalização, bem como a recolha de dados de estacionamento – que inclui, por sua vez, as percepções dos clientes.

8 – Software de gestão de estacionamento

Para funcionar da melhor forma possível, um sistema de gestão de estacionamento deve aproveitar ao máximo o que a tecnologia de smart parking oferece. Assim, eis alguns recursos que podem ser aproveitados:

  • Dispositivo que mostra as vagas de estacionamento livres e as vagas de estacionamento ocupadas;
  • Monitorização, em tempo real, da situação de ocupação do estacionamento através de um computador ou smartphone;
  • Aplicações móveis.

9 – Smart spots

Os smart spots fornecem um gateway IoT que permite que vários dispositivos distintos se possam conectar, fornecendo áreas de conectividade abertas – as smart zones.

10 – Sensores IoT

A instalação de sensores IoT pode ajudar a determinar a localização das vagas de estacionamento. Os condutores que procuram uma vaga de estacionamento podem consultar o mapa de estacionamento inteligente em tempo real e ser guiados até à vaga disponível mais próxima.

Os sistemas mais avançados permitem, inclusive, reservar esses espaços e receber os pagamentos electrónicos dos clientes.

Mupi digital da PARTTEAM & OEMKIOSKS que exibe lugares de estacionamento disponíveis e outras informações na Revista TopGear
Mupi digital da PARTTEAM & OEMKIOSKS que exibe lugares de estacionamento disponíveis e outras informações na Revista TopGear

Os benefícios do smart parking

Como já foi mencionado, os sistemas de gestão de estacionamento visam responder às necessidades dos condutores. Desta forma, são várias as vantagens que acarretam:

  • Lugares de estacionamento encontrados mais facilmente;
  • Monitorização, em tempo real, do espaço de estacionamento;
  • Redução do trânsito;
  • Aumento da eficiência na procura de vagas de estacionamento;
  • Optimização do espaço e do tempo, num ambiente urbano movimentado;
  • Previsão do fluxo de veículos;
  • Pagamento automático (nomeadamente através das máquinas de pagamento);
  • Formulação de políticas racionais que têm em conta as infra-estruturas e a procura – de modo a que as taxas de estacionamento possam ser definidas e ajustadas com precisão;
  • Satisfação do cliente;
  • Menos frustrações sentidas por parte dos condutores;
  • Sustentabilidade, uma vez que é reduzido o nível de tráfego e, consequentemente, de poluição;
  • Segurança – a presença de sensores e de sistemas de gestão de estacionamento em tempo real minimizam o risco de roubos;
  • Novos fluxos de receita, possíveis através do uso de tecnologia de estacionamento inteligente;
  • Custos de gestão reduzidos;
  • Economia de combustível.
A PARTTEAM & OEMKIOSKS fornece quiosques de pagamento automático de uso simples e eficaz
A PARTTEAM & OEMKIOSKS fornece quiosques de pagamento automático de uso simples e eficaz

As soluções de smart parking não só contribuem para a melhoria da satisfação dos condutores, como também potenciam o surgimento das smart cities. Com o crescimento acentuado das áreas urbanas, o estacionamento inteligente traduz-se numa indústria fulcral para o sucesso das smart cities.

O smart parking oferecerá, assim, inúmeras soluções para ajudar as cidades a servir melhor os seus habitantes, mais propriamente a economizar tempo e dinheiro. Estas mesmas soluções visam também reduzir o tráfego e criar uma cidade que funcione de forma mais eficiente.

O potencial para expandir a indústria de smart parking é enorme, pelo que à medida que se avança com novos padrões de comunicação, os problemas podem ser resolvidos e o estacionamento pode ser ainda mais facilitado.

As soluções e contributos da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Para uma melhor gestão de parques de estacionamento e atendimento, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem vindo a desenvolver várias soluções. Além de um quiosque de balcão AUTIK BALCONY com um botão para emissão de senhas, também já desenvolveu um mupi digital (FLAG) que exibe quais os lugares de estacionamento disponíveis, quiosques de pagamento automático para estacionar de forma fácil num shopping, quiosques multimédia que permitem efectuar o controlo e a gestão de acessos (nomeadamente em parques de estacionamento) e, ainda, indicadores de estacionamento.

Tendo como objectivo o desenvolvimento e a produção de soluções urbanas inovadoras e integradas, a PARTTEAM & OEMKIOSKS pretende potenciar as cidades no mercado das smart cities (cidades inteligentes), com produtos e serviços inovadores, como é o caso do smart parking.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS continua, assim, a desenvolver soluções para a gestão de parques de estacionamento e para a melhoria na qualidade do atendimento e experiência do cidadão.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO PARA SABER MAIS.