O papel dos quiosques digitais no desenvolvimento do turismo

No sector do turismo, os quiosques digitais têm tido um papel cada vez mais relevante, tendo em conta os seus componentes e funcionalidades.

Também a evolução tecnológica e a mudança de comportamento dos consumidores revolucionou a forma como se olha para a comunicação, que é agora mais directa, simples, autónoma e, sobretudo, interactiva.

No turismo, percebe-se que, graças às novas tecnologias e aos quiosques digitais, é possível maximizar a capacidade de informação e contribuir para uma maior produtividade, rapidez e qualidade nos serviços.

Mupi Digital NOMYU para outdoor promove turismo em Budva, Montenegro
Mupi Digital NOMYU para outdoor promove turismo em Budva, Montenegro

Para além disso, estes equipamentos de sinalética digital são uma forma de atrair turistas e de lhes fornecer importantes informações, o que os faz sentir mais conectados enquanto viajam.

Os quiosques interactivos acabam por funcionar como uma alternativa aos folhetos e aos mapas, fornecendo informações em tempo real aos visitantes e contribuindo não só para a comunicação e para a interacção, como também para a sustentabilidade.

À medida que a tendência de sinalização digital cresce, a indústria do turismo e viagens começa a usar essas informações digitais para incentivar os turistas a explorarem melhor os destinos que visitam. Estes quiosques interactivos proporcionam uma espécie de “tour” virtual pelos diversos pontos turísticos, o que acaba por dar ainda mais encanto ao local.

Mupi Digital promove turismo na Sérvia
Mupi Digital promove turismo na Sérvia

As funcionalidades dos quiosques digitais para o turismo

Os quiosques de sinalização digital têm-se revelado as melhores ferramentas de marketing, especialmente para atracções turísticas, uma vez que fornecem informações actualizadas a todo o instante. Mas outras funcionalidades se destacam, tais como:

  • Informações com mapas da cidade, atracções turísticas, transportes públicos e contactos;
  • Experiências interactivas para turistas, viagens e percursos;
  • Aquisição de bilhetes;
  • Hotspot wireless para hotéis;
  • Check-in e check-out em hotéis;
  • Informações sobre o hotel, serviços, spas, entre outros.

Gestão de filas

Também os sistemas de gestão de filas da PARTTEAM & OEMKIOSKS são fundamentais no turismo. Estes sistemas garantem uma melhor organização de serviços, optimizam processos de atendimento e acabam com a tradicional fila de espera, o que se traduz num maior conforto no atendimento, quer para clientes, quer para funcionários. No turismo, e tendo em conta que as pessoas podem estar de férias, é importante garantir que estas não tenham de esperar muito pela sua vez. Além disso, assiste-se a uma melhor organização e gestão do fluxo de visitantes.

Gestão de atendimento para Posto de Turismo do Porto
Gestão de atendimento para Posto de Turismo do Porto

Assim, a gestão de filas por senha responde a todas as configurações de atendimento, desde um sistema básico a uma solução empresarial sofisticada. Já a  gestão de atendimento de fila única distingue-se pela sua eficiência na gestão de filas de espera e assenta na lógica de atendimento: “primeiro a chegar, primeiro a atender”. A gestão de atendimento multi-filas, por sua vez, é ideal para múltiplos balcões de atendimento. Também a emissão de senhas online é bastante útil no sector do turismo, tendo em conta que evita aglomerados e permite que os turistas possam até estar ausentes durante o período de espera.

Wayfinding

O software QMAGINE Wayfinder da PARTTEAM & OEMKIOSKS é fundamental nos quiosques digitais, uma vez que podem ajudar na orientação dos turistas. Através do ecrã touch, os visitantes conseguem localizar o local para onde desejam ir, bem como o melhor caminho para lá chegar.

Ora, este software nada mais é do que um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, tácteis, entre outros, que permite orientar as pessoas a encontrar o seu caminho em grandes superfícies. Com este software, os utilizadores e turistas têm à disposição uma ferramenta extremamente útil na pesquisa dos locais de interesse.

Com grande precisão e detalhe, este software é ideal para o sector do turismo, tendo em conta que:

  • É fácil de usar;
  • Indica pontos de interesse, caminhos e atalhos;
  • Permite que os visitantes carreguem mapas e rotas nos seus telemóveis através da leitura de um QR Code;
  • Fornece rotas acessíveis para visitantes com mobilidade reduzida.
Quiosque Self Check-In para Eva Senses Hotel
Quiosque Self Check-In para Eva Senses Hotel

10 benefícios dos quiosques digitais para o turismo

Seja no aeroporto, nas paragens de autocarro ou nas estações de comboio, na rua ou num parque local, os quiosques multimédia são importantes ferramentas para os turistas, para além de acarretarem vários benefícios, tais como:

1 – Melhoria da experiência do visitante

Para além de providenciarem informação actualizada aos turistas (que pode incluir preços, horários de funcionamento, mapas e outras informações cruciais), os quiosques digitais também exibem fotografias e vídeos. Este sistema rápido e fácil de usar, ao fornecer importantes informações sobre o destino em causa, permite que o visitante se sinta mais envolvido.

2 – Eliminação de barreiras linguísticas

Ao oferecer ao turista a opção de escolher o idioma desejado, o quiosque faz com que seja mais fácil ainda encontrar informações – sem as barreiras do idioma.

Mupis digitais turísticos para a Península de Tróia
Mupis digitais turísticos para a Península de Tróia

3 – Fornecimento de um serviço permanentemente actualizado

O acesso a informações constantemente actualizadas, em qualquer lugar e a qualquer hora, acaba por ser uma novidade para os turistas.

4 – Aumento da receita para empresas locais

Através dos quiosques digitais e da sua capacidade de promover atracções turísticas, muitas empresas locais conseguem aumentar a sua receita.

5 – Turismo interactivo

O facto de os quiosques serem interactivos promove a curiosidade dos visitantes. No que diz respeito aos sistemas de informação e comunicação, a sociedade vai utilizando cada vez menos os suportes de informação tradicionais, exigindo, consequentemente, novos sistemas em que a tecnologia difunda a informação necessária em tempo real e de uma forma mais atractiva, acessível e organizada.

NOMYU INLITE para Turismo de Belgrado
NOMYU INLITE para Turismo de Belgrado

6 – Publicidade

Os quiosques digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS permitem que empresas e organizações possam promover os seus produtos, eventos, atracções e ofertas através de exibição de informações interactivas.

7 – Acessibilidade

Tendo em consideração todas as funcionalidades dos quiosques digitais, é importante salientar a utilidade que estes têm para pessoas com algum tipo de deficiência. São, de facto, uma óptima ferramenta para fornecer informações a pessoas com problemas visuais ou auditivos na medida em que exibem imagens e produzem sons.

8 – Multimédia

Com os quiosques digitais, já é possível, inclusive, tirar fotografias, o que permite, por conseguinte, a impressão de experiências.

9 – Uso fácil e intuitivo

Os quiosques digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS, produzidos de forma a melhorar o envolvimento e a experiência do visitante, são de uso fácil e intuitivo.

Mupi digital interactivo promove turismo na Suiça
Mupi digital interactivo promove turismo na Suiça

10 – Quiosques elegantes e modernos

Com um design contemporâneo e ergonómico, os quiosques digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS primam pela inovação.

Além dos quiosques digitais para outdoor, mais comummente utilizados em destinos turísticos, a PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de outras soluções para o sector do turismo, nomeadamente para hotéis.

Artigo relacionado: O que precisa de saber sobre quiosques self-service para hotéis

Através dos quiosques self check-in e dos quiosques transaccionais e de pagamentos (como o FLYCOIN, SELFCASHY ou CASHARMOUR), por exemplo, os hóspedes têm uma melhor experiência quando viajam, assim como um serviço de recepção rápido e melhorado. Mais do que isso, os visitantes têm acesso a serviços automizados e têm a possibilidade de poder pagar de diversas formas a estadia no hotel.

Tecnologia da PARTTEAM ajuda a desenvolver o Turismo no Chipre
Tecnologia da PARTTEAM ajuda a desenvolver o Turismo no Chipre

Os quiosques digitais são universais e são cada vez mais usados em todas as partes do mundo, permitindo que toda a gente possa desfrutar dos lugares que visita. Estes equipamentos estão também, de certa forma, a simplificar diferentes aspectos da indústria de viagens e turismo.

Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções para o sector do turismo e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e de cada projecto.

CONHEÇA AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA O SECTOR DO TURISMO.