Menus digitais através de QR Code: uma aposta segura

A tecnologia e a sinalética digital mais propriamente dita têm transformado o funcionamento dos restaurantes e dos negócios de catering. Estes estabelecimentos têm apostado, cada vez mais, na tecnologia e, consequentemente, nos menus digitais através de QR Code, soluções mais práticas e higiénicas para os clientes.

Os tradicionais menus impressos têm vindo a ser, assim, substituídos por menus digitais, que são personalizáveis e de fácil acesso. Além disso, fazem com que o restaurante possa actualizar o menu a qualquer momento, melhorando igualmente a experiência do cliente aquando da refeição.

O cliente acede a um menu digital através de um QR Code sem ter de instalar uma aplicação, usando apenas o smartphone
O cliente acede a um menu digital através de um QR Code sem ter de instalar uma aplicação, usando apenas o smartphone

Com uma navegação fácil e com a possibilidade de não existir contacto físico, os menus digitais com QR Code são menus sem contacto para os quais os clientes apontam e lêem através do smartphone. Os clientes são levados a um menu digital online, onde encontram todas as opções disponíveis. Estes menus digitais com QR Code fazem com que não haja necessidade de menus físicos, o que se traduz numa experiência mais segura para todos os envolvidos.

A personalização e a alteração de menus tornaram-se, desta forma, uma tarefa mais simples. Menus para happy hours, brunch de domingo e pratos especiais estão agora à distância de um clique. Com a possibilidade de edição, é fácil remover itens do menu, evitando a frustração do cliente quando pede algo que já não está disponível.

Ou seja, assiste-se a uma melhoria da experiência nos restaurantes quer para clientes, quer para funcionários. Personalizar a experiência do cliente acaba por ser uma função de marketing importante na indústria da restauração, pois os estabelecimentos de restauração precisam de estar constantemente a actualizar as suas ofertas e serviços, tendo por base as mudanças de comportamento e de preferências dos consumidores.

O menu digital QR Code da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Com o menu digital QR Code da PARTTEAM & OEMKIOSKS, o cliente acede a um menu digital através de um QR Code sem necessidade de instalar qualquer aplicação, usando apenas o smartphone pessoal.

O menu digital pode ser composto por várias categorias, como pratos de carne ou peixe, bebidas, sobremesas, entre outras, de modo a facilitar a experiência de utilização do cliente. Cada categoria, por sua vez, pode ser apresentada por imagens ou texto.

Os menus digitais com QR Code são menus sem contacto para os quais os clientes apontam e lêem através do smartphone
Os menus digitais com QR Code são menus sem contacto para os quais os clientes apontam e lêem através do smartphone

Todos os menus podem, assim, ser personalizados à imagem do restaurante, podendo este configurar vários menus, para qualquer altura do dia ou para cada dia da semana. É ainda possível calendarizar e destacar uma categoria como, por exemplo, os pratos do dia.

Esta é uma plataforma simples e eficiente que não implica o download de nenhuma aplicação – todo o sistema de menu digital funciona em browser, o que permite a partilha de links das redes sociais ou o envio directo a clientes.

Quanto à imagem do menu, esta pode ser personalizada de acordo com o restaurante, possibilitando a validação e o crescimento da marca junto dos clientes. O objectivo fundamental do menu digital através de QR Code para restaurantes é promover a comunicação digital constante entre o estabelecimento e os clientes. Além disso, esta solução prima pela sustentabilidade ao reduzir o uso do papel.

Como funciona para o cliente?

O uso do menu digital QR Code baseia-se em três simples passos. Em primeiro lugar, o cliente lê o QR Code do menu digital com o smartphone. Depois, pode visualizar o menu digital do restaurante e escolher o que vai pedir. Finalmente, pode fazer o pedido e esperar pela entrega do mesmo.

O objectivo é promover a comunicação digital entre o estabelecimento e os clientes
O objectivo é promover a comunicação digital entre o estabelecimento e os clientes

Os benefícios de um menu digital QR Code

A elevada flexibilidade e autonomia do uso do menu digital através de QR Code proporciona aos clientes uma experiência mais segura na visita a qualquer estabelecimento. Através da leitura de um QR Code num restaurante, os clientes têm acesso à ementa no seu próprio smartphone, de forma rápida, cómoda e eficiente. Mas outras vantagens podem ser salientadas:

1 – Melhoria da experiência do visitante

O menu digital QR Code proporciona uma melhor experiência ao cliente, fornecendo um acesso instantâneo à ementa através do smartphone. Tendo em conta a mudança dos comportamentos dos consumidores e a evolução tecnológica, este processo de digitalização acaba por ser natural e quase intuitivo para os clientes.

2 – Sem necessidade de usar uma app

Para usar este sistema, não há necessidade de um hardware específico. O sistema de menu digital funciona em browser, o que permite a partilha de links das redes sociais ou o envio directo a clientes.

3 – Sem contacto físico

Seguindo as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é uma experiência mais segura e prática para os clientes – para além de ser também mais higiénica.

O menu digital proporciona aos clientes uma experiência mais segura na visita ao estabelecimento
O menu digital proporciona aos clientes uma experiência mais segura na visita ao estabelecimento

4 – Dinamismo

Para além de ser possível colocar o QR Code na mesa ou noutro local do estabelecimento, o mesmo é possível nas redes sociais, de forma a que os clientes tenham sempre acesso às ofertas e promoções.

5 – Personalização

A ementa digital pode ser personalizada de acordo com a marca e/ou empresa em questão.

6 – Menu detalhado

Com o uso deste sistema, a ementa pode ser apresentada de forma detalhada e personalizada. Estes detalhes podem incluir ingredientes, informações nutricionais, preço, tempo de preparação, entre outros. A possibilidade de ter acesso a uma grande quantidade de informação e a facilidade de uso do sistema proporcionam ao cliente uma melhor experiência, assim como uma economização do tempo.

7 – Pedido fácil

O acesso ao menu do restaurante implica apenas um clique, pelo que os clientes não têm de esperar em longas filas de espera para fazer os seus pedidos.

8 – Redução dos erros manuais

À medida que os clientes fazem os respectivos pedidos, as probabilidades de ocorrerem erros manuais tornam-se menores. Este sistema torna, por conseguinte, o processo mais rápido, evitando-se falhas de comunicação entre os funcionários e entre estes e os clientes.

9 – Gestão do conteúdo a partir de qualquer lado

Desde que exista uma conexão com a Internet, é possível configurar e monitorizar o sistema a partir de qualquer lugar. Pode fazer-se a gestão do conteúdo do menu digital e alterar-se o que for necessário.

10 – Gestão e redução do tempo de espera

Com os menus digitais, não só se consegue reduzir o tempo de espera dos clientes, como também se permite que estes possam estar, de certa forma, no controlo do próprio pedido.

A ementa digital pode ser personalizada de acordo com a marca e/ou empresa em questão
A ementa digital pode ser personalizada de acordo com a marca e/ou empresa em questão

11 – Sustentabilidade

Os menus digitais de QR Code são também ecologicamente correctos, na medida em que evitam o desperdício gerado pelas impressões de folhetos e menus tradicionais.

12 – Actualização instantânea dos conteúdos

Com este sistema, é possível actualizar e editar o preçário de forma rápida e intuitiva, sempre que for necessário.

13 – Integração com outros softwares

O menu digital QR Code integra-se com outros sistemas POS de restaurantes já existentes, bem como com sistemas de pedidos online, aplicações de lista de espera e outros. Tal gera melhores dados e insights para os restaurantes, assim como uma melhor experiência para os clientes.

Artigo relacionado: Como melhorar a experiência do cliente no restaurante – Quiosques self-service para QSR (Quick Service Restaurants)

14 – Aumento da receita

Tendo em consideração que todos os menus são digitais, os restaurantes acabam por economizar dinheiro em serviços de impressão e design. Além disso, quando os funcionários não têm de estar constantemente a actualizar o menu, podem concentrar-se em fornecer um atendimento de excelência ao cliente, o que pode, por sua vez, traduzir-se numa economia de custos.

15 – Multi-idioma

O uso do menu digital através de QR Code permite a apresentação da ementa em várias línguas, facilitando o acesso dos clientes à mesma.

Dicas para criar um menu digital QR Code

Os menus digitais QR Code são, cada vez mais, uma tendência. Neste sentido, devem ser seguidos alguns passos para que este sistema seja bem-sucedido, como os seguintes:

  • Tornar o menu multi-idioma;
  • Programar e actualizar com frequência o menu digital;
  • Ouvir as preferências dos clientes;
  • Possibilitar o acesso ao menu digital mesmo quando se trata de uma entrega ao domicílio.
Os menus digitais através de QR Code são o futuro
Os menus digitais através de QR Code são o futuro

Os menus digitais através de QR Code são o futuro dos restaurantes e das empresas de catering. Se tem um negócio deste género, esta é a melhor solução para os tempos que correm, não só pelos benefícios que podem ser proporcionados aos clientes, mas também pelas vantagens que trazem para os próprios estabelecimentos e respectivos funcionários.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções para o sector da restauração e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e projecto.

SAIBA MAIS SOBRE O MENU DIGITAL QR CODE DA PARTTEAM & OEMKIOSKS. CLIQUE AQUI.