O mercado emergente das TVM (Ticket Vending Machine)

Com o progresso da ciência e da tecnologia, assiste-se a um crescimento de soluções digitais, que podem ser encontradas em qualquer altura e em qualquer local do quotidiano dos cidadãos. Os quiosques de bilhética, ou mais comummente denominados TVM (Ticket Vending Machine), são exemplo disso e são equipamentos cada vez mais comuns.

À medida que os mercados globais mudam, a procura por tendências, tecnologias, fusões e aquisições novas e actualizadas torna-se cada vez mais crucial para o crescimento das TVM. Neste sentido, as TVM são um mercado emergente, podendo mudar a “maré” dos negócios em todo o mundo.

Quiosque Self-Service: Venda de Bilhetes para Yellow Bus - Turismo
Quiosque Self-Service: Venda de Bilhetes para Yellow Bus – Turismo

Consequentemente, espera-se que o mercado global das TVM apresente uma maior taxa de crescimento nos próximos anos, muito em parte devido à crescente importância dos sectores das viagens e do turismo, bem como à adopção destes equipamentos nos transportes públicos.

Orientadas para o futuro e integrando o conceito global de Smart Cities, as TVM são, então, quiosques emissores de bilhetes electrónicos ou em papel. São equipamentos que permitem que toda a gente consiga comprar, de forma autónoma, rápida e fácil bilhetes, quer seja nas estações de comboios, quer seja nas estações de metro, autocarros ou até à entrada de algum parque, museu ou cinema.

Estes quiosques self-service proporcionam autonomia aos utilizadores e caracterizam-se pela diferenciação e flexibilidade de controlo e redução do tempo tanto de espera, como do próprio serviço.

Além disso, nestes quiosques podem ser integrados vários tipos de componentes, como impressora, leitor de cartões, webcam, teclados, entre outros componentes que podem variar consoante as necessidades dos clientes e dos projectos. Neste sentido, a grande diferença relativamente aos meios tradicionais de pagamento é que, nesta modalidade, é o próprio utilizador que regista o serviço/produto que pretende adquirir, tornando-o mais autónomo e satisfeito.

Parques de Sintra Usam os Quiosques Self-Service da PARTTEAM & OEMKIOSKS
Parques de Sintra Usam os Quiosques Self-Service da PARTTEAM & OEMKIOSKS

As soluções da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Em linha com a modernização dos vários sectores de actividade, a PARTTEAM & OEMKIOSKS produz e desenvolve quiosques de bilhética com tecnologia de ponta. Dependendo da aplicação e da necessidade do cliente, diferentes tipos de TVM têm sido desenvolvidas. Os quiosques de venda automática de bilhetes são, assim, configurados com sistemas de pagamento electrónico para emissão de bilhetes, aceitando diversos métodos de pagamento. O sistema pode ser operado confortavelmente através do display.

Multitarefa é o modelo EXOZ, uma máquina de venda de bilhetes (TVM) escolhida para integrar o projecto Parques de Sintra. Para este caso específico, o modelo EXOZ foi projectado e desenvolvido pela PARTTEAM & OEMKIOSKS para ser utilizado em ambiente externo, com sistemas adicionais de ar condicionado e protecção.

O EXOZ foi também escolhido para o YELLOW BUS, em Lisboa. A venda de bilhetes passou, assim, a ser efectuada através de uma máquina de venda automática de bilhetes (TVM) ou, mais especificamente, do quiosque self-service EXOZ touchscreen da PARTTEAM & OEMKIOSKS.

Também os quiosques self-service GALLA TRANSACT da PARTTEAM & OEMKIOSKS, que se podem encontrar à entrada do Jardim Zoológico de Lisboa, proporcionam um atendimento personalizado e autónomo.

Quiosques de Bilhética para Jardim Zoológico de Lisboa
Quiosques de Bilhética para Jardim Zoológico de Lisboa

A PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu, para a OTLIS e para um agrupamento complementar de empresas operadoras de transportes que presta serviços de interoperabilidade à bilhética, o Kiosk VIVA, que permite emitir, renovar e carregar o cartão Lisboa VIVA na hora, tudo no mesmo local e em regime de self-service. O modelo escolhido para o desenvolvimento deste projecto foi o quiosque EXDALI da PARTTEAM & OEMKIOSKS. Para além de permitir que os utilizadores se tornem mais autónomos, são fáceis de utilizar, tornando a experiência do utilizador mais agradável e satisfatória.

A disponibilização de informação e esta forma autónoma de interagir com as novas tecnologias tem uma importância fulcral em todos os sectores de actividade, especialmente no turismo.

Para garantir qualidade e precisão, todos os componentes e produtos são montados pela equipa técnica qualificada da PARTTEAM & OEMKIOSKS, sendo feitos constantes testes de qualidade antes da entrega da TVM ao cliente.

Emissão de passes na hora com quiosque EXDALI da PARTTEAM & OEMKIOSKS
Emissão de passes na hora com quiosque EXDALI da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Os benefícios das TVM (Ticket Vending Machine)

A emissão inteligente de bilhetes pode fazer uma diferença real nas experiências dos consumidores, pelo que são várias as vantagens que acarreta e que podem ser enumeradas:

  • Rapidez;
  • Não implica interacção com funcionários;
  • Autonomia dos utilizadores;
  • Melhoria da satisfação dos utilizadores;
  • Conveniência;
  • Controlo de acessos;
  • Experiência personalizada;
  • Segurança;
  • Acesso a rotas;
  • Publicidade;
  • Wi-Fi;
  • Diferenciação;
  • Flexibilidade;
  • Redução do tempo de espera e do próprio atendimento;
  • Excelente relação custo-benefício;
  • Eliminação de longas filas de espera;
  • Serviço disponível 24 horas por dia;
  • Operação intuitiva;
  • Design elegante e ergonómico;
  • Manutenção mínima;
  • Vários métodos de pagamento;
  • Acesso a informações;
  • Sem necessidade de preenchimento de formulários;
  • Adaptação específica às necessidades do cliente e do projecto.
AQUASHOW - Quiosques digitais self-service para bilhética
AQUASHOW – Quiosques digitais self-service para bilhética

Os quiosques de bilhética da PARTTEAM & OEMKIOSKS oferecem uma experiência única, ágil e prática aos utilizadores. Estudos revelam que 73% dos millennials valorizam o seu tempo, sendo um dos factores essenciais para aumentar a satisfação perante o serviço. Além disso, com as TVM da PARTTEAM & OEMKIOSKS, o seu negócio conseguirá oferecer uma experiência diferente, ágil e prática aos seus clientes/visitantes, pelo que esta poderá ser a diferenciação que necessita em relação à sua concorrência.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS.