New Public Management: A importância da inovação tecnológica na administração pública

A digitalização veio mudar o nosso quotidiano, desde a nossa forma de ser até à nossa forma de estar. Esta mudança inclui também a forma como inovamos e como somos capazes de interagir com os serviços no geral. Assim, este novo ritmo implica novas tecnologias na administração pública. New Public Management ou, em português, Nova Gestão Pública é uma filosofia de gestão que utiliza práticas adoptadas pelo sector privado na administração pública, com o objectivo de gerar eficiência, reduzir custos e obter eficácia na prestação de serviços.

Tal como temos de nos actualizar constantemente, o mesmo acontece na administração pública, que deve integrar as principais inovações tecnológicas, por forma a garantir serviços eficazes, eficientes e adequados.

Uma das inovações relacionadas com a administração pública diz respeito à comunicação com os cidadãos. Neste sentido, é importante que existam soluções que garantam esta necessidade, como é o caso da Internet e das redes sociais. A administração pública deve estar atenta às necessidades dos cidadãos e fornecer ferramentas eficazes e simples para que possam atender aos seus problemas.

O ClusterWall da PARTTEAM & OEMKIOSKS, por exemplo, é uma rede social interna ou externa, de partilha de conteúdos (blog, artigos, ficheiros PDF, vídeos, fotografias, white papers, avisos, twitter, etc.), que permite a criação, gestão e optimização de experiências de conteúdos à medida, de forma fácil e muito intuitiva.

Câmara Municipal de V.N. Famalicão com quiosques interactivos (ClusterWall)
Câmara Municipal de V.N. Famalicão com quiosques interactivos (ClusterWall)

Sendo o ClusterWall uma rede social, a sua utilização seria uma mais valia para a administração pública, que facilmente poderia transmitir as suas mensagens de forma eficaz. Como esta e outras plataformas necessitam de gestão, o ClusterWall é ideal neste sentido, uma vez que providencia uma gestão centralizada. É possível, através de um só ponto, fazer a gestão de toda a rede, tendo o administrador acesso a todas as ferramentas de personalização da rede.

Mas o New Public Management acarreta outras características e abordagens, tais como as que se seguem:

  • Iniciativas para satisfação dos clientes;
  • Redobrados esforços no atendimento ao cliente;
  • Criação de um espírito empreendedor no serviço público;
  • Introdução de inovações.

Os benefícios do New Public Management (Nova Gestão Pública)

A Nova Gestão Pública, sendo uma perspectiva ideológica, visa melhorar o desempenho organizacional. São, assim, vários os benefícios da Nova Gestão Pública que podemos elencar:

  • Combinação da perspectiva económica com a gestão, de forma a obter-se resultados positivos;
  • Promoção do individualismo que leva à eficácia na entrega de bens e serviços;
  • Aumento da eficiência do sistema burocrático;
  • Melhoria das estruturas do sector público;
  • Redução de custos e gastos;
  • Valorização do cliente, que vem sempre em primeiro lugar;
  • Garantia de que as organizações acompanham a rápida evolução da tecnologia e da globalização.

A satisfação dos clientes

Tendo em conta a evolução tecnológica, os equipamentos self-service desempenham um papel inovador no atendimento ao público, nomeadamente na optimização dos espaços e na gestão de pessoas.

Os quiosques multimédia self-service afiguram-se, assim, como peças tecnológicas fundamentais. A conectividade e a interacção são cada vez mais fulcrais no nosso quotidiano. Aliás, as tecnologias de informação mudaram o modo como pensamos, agimos e reagimos. Exemplos recentes desta situação são os sistemas de autenticação facial, como a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu (numa parceria com a YooniK). A tecnologia de autenticação facial, passível de ser integrada num quiosque multimédia e com o potencial de agilizar o processo de pedidos, os pagamentos dos clientes e o controlo de entradas em estabelecimentos, reduz também os custos das empresas com mão-de-obra.

PARTTEAM & OEMKIOSKS com sistemas de autenticação facial nos quiosques em parceria com YooniK
PARTTEAM & OEMKIOSKS com sistemas de autenticação facial nos quiosques em parceria com YooniK

Com efeito, é possível denotar o crescimento acentuado dos sistemas biométricos em quiosques, que combinam segurança e facilidade de uso. As nossas impressões digitais e os nossos perfis faciais, todos diferentes uns dos outros, são adequados para simplificar qualquer processo de transacção ou de autenticação sem comprometer a segurança.

Para além de serem seguros, os sistemas de inteligência artificial (AI) distinguem-se pela precisão e pelo facto de proporcionarem uma melhor experiência aos utilizadores.

Se forem devidamente concebidas e implementadas, estas soluções podem melhorar a vida dos cidadãos, reduzindo os gastos sociais, automatizando processos dentro da administração e oferecendo aos cidadãos a oportunidade de interagirem de forma mais ágil, eficaz e personalizada.

Atendimento ao cliente: Soluções para gestão de filas

As filas de espera podem ser frustrantes para as pessoas, o que não é adequado para qualquer tipo de negócio. Assim, a gestão de atendimento tem como principais objectivos a ordenação das filas de espera, de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado, a eficiência do atendimento e a imagem do espaço. Além disso, visa tornar o processo de espera mais ordenado, simples e, sobretudo, rápido, proporcionando também sistemas que analisam e melhoram o fluxo de visitantes.

O software QMAGINE, desenvolvido pela PARTTEAM & OEMKIOSKS, responde a todas as configurações de atendimento, independentemente das áreas de negócio, desde um sistema básico a uma solução empresarial mais sofisticada, que pode envolver diferentes intervenientes. Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS não só proporciona o serviço através de quiosques multimédia, como através de uma aplicação móvel que, de forma rápida e intuitiva, irá facilitar e optimizar a gestão de atendimento/fila de espera.

Sistema de gestão de filas QMAGINE da PARTTEAM & OEMKIOSKS garante organização no Centro de Vacinação de Famalicão
Sistema de gestão de filas QMAGINE da PARTTEAM & OEMKIOSKS garante organização no Centro de Vacinação de Famalicão

A relevância dos quiosques multimédia para a administração pública

São várias as áreas da sociedade em que o Estado está presente. Estas instituições públicas, na maior parte das vezes, informam, atendem, encaminham e ajudam os cidadãos. Encontram-se, assim, ao serviço do cidadão, pelo que os quiosques multimédia são uma poderosa ferramenta de apoio e um elemento de trabalho cada vez mais essencial para os organismos públicos.

Para além de poderem ser utilizados para disponibilizar informação relevante para os cidadãos, podem ser utilizados para gestão de filas de espera e atendimento nestas mesmas instituições.

Na administração pública, existe também cada vez mais a necessidade de se associar os quiosques multimédia a sistemas de Sinalética Digital ou Corporate TV (passagem de informação das filas de espera, publicidade, televisão) num ecrã LCD colocado na recepção das instituições.

Com efeito, os quiosques multimédia afiguram-se como uma ferramenta indispensável na administração pública para funções como as que se seguem:

  • Informação – Exibição de informações necessárias e relevantes sobre os serviços prestados;
  • Promoção – Promoção de eventos locais (concertos, eventos culturais) com a venda automática de bilhetes;
  • Orientação – Possibilidade de se procurar lojas, informações sobre a cidade/guia da cidade ou endereços de empresas públicas/privadas importantes;
  • Gestão de serviços;
  • Gestão de filas – Gestão do fluxo de utilizadores de forma prática e eficaz;
  • Pagamentos – Os cidadãos podem efectuar pagamentos sem necessidade de intervenção de outrem;
  • Comunicação exterior – Divulgação de informações e comunicações relevantes para cidadãos e turistas.

Com o intuito de contribuir para a inovação tecnológica, a PARTTEAM & OEMKIOSKS é uma referência mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas desenvolvidas à medida para vários mercados e sectores de actividade.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS SOBRE NEW PUBLIC MANAGEMENT. CLIQUE AQUI.