O funcionamento dos sensores inteligentes nas soluções IoT e nos quiosques multimédia

Os sensores inteligentes são recursos cada vez mais utilizados nos dispositivos de IoT (Internet of Things) e, consequentemente, nas Smart Cities. Como tal, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem investido na integração dos sensores nos quiosques multimédia, a fim de optimizar o funcionamento dos serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população.

Numa cidade inteligente existem vários sensores, distribuídos por toda a cidade, que fornecem informações às administrações públicas ou directamente aos cidadãos, por Wi-Fi e em tempo real. Aliás, são muitos os tipos de sensores que existem e que monitorizam as diversas operações. O mesmo acontece com os sensores que integram os quiosques multimédia, que são diversos e têm múltiplas funções.

Além disso, os sensores inteligentes permitem uma recolha mais precisa e automatizada dos dados ambientais, bem como a comunicação com dispositivos externos. Desta forma, estes sensores desempenham um papel fundamental nos sistemas de segurança tecnologicamente avançados.

Como os sensores inteligentes fornecem alertas em tempo real, é possível dar assistência de forma imediata sempre que for necessário. Isto, porque existe uma conexão directa entre os sensores e as infra-estruturas. Consequentemente, acelera-se o fluxo de informações e a capacidade de resposta às condições do mercado.

Weather Alerting (sensores e alertas meteorológicos automatizados)

Os sistemas de alerta integrados em quiosques multimédia podem ser facilmente conectados a sensores ambientais e meteorológicos, podendo também ser configurados para enviar alertas automáticos para residentes e turistas em caso de emergência.

A automação também abrange sinais de mensagem variável e sinais luminosos de advertência.

Os quiosques multimédia da PARTTEAM & OEMKIOSKS podem integrar um sistema de alerta de emergências ligado à plataforma da Protecção Civil Portuguesa, mais precisamente de Portugal Continental, através do qual é possível informar a população sobre avisos e emergências públicas, como incêndios, acidentes, alterações climáticas, entre outras ocorrências.

Numa cidade inteligente existem vários sensores, distribuídos por toda a cidade
Numa cidade inteligente existem vários sensores, distribuídos por toda a cidade

Sensores

Sensor de Proximidade

Através de um sistema de sensor de proximidade, os quiosques multimédia da PARTTEAM & OEMKIOSKS são capazes de detectar a presença ou o movimento de pessoas.

Com este sensor fotoeléctrico, vários recursos de software podem ser implementados, como a capacidade de activar o conteúdo apenas com a presença dos utilizadores.

Com as funções de detecção, registo e distância, os quiosques podem determinar se uma pessoa se está a aproximar ou a afastar, permitindo assim a activação de diferentes conteúdos.

Sensor de Temperatura

Um outro sensor que pode ser integrado nos quiosques multimédia é o sensor de temperatura. Com este sensor, é possível saber qual é a temperatura ambiente e a temperatura do quiosque em tempo real.

Através deste sensor, o sistema consegue controlar automaticamente os ventiladores e o ar condicionado, obtendo-se um controlo efectivo da temperatura.

Sensor de Humidade

O sensor de humidade é um outro sensor que pode ser integrado num quiosque. Desta forma, é possível saber o nível de humidade do ambiente e do equipamento em tempo real.

Através deste sensor, o sistema é capaz de obter estatísticas detalhadas da humidade ambiental em tempo real e a qualquer momento.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS tem investido na integração dos sensores nos quiosques multimédia
A PARTTEAM & OEMKIOSKS tem investido na integração dos sensores nos quiosques multimédia

Sensor de Vibração

Também é possível instalar um sensor de choque/ inclinação, embutido com um pré-alarme ajustável, que irá activar o alarme caso o quiosque esteja sujeito a “solavancos” que podem indicar uma possível tentativa de intrusão.

O sistema de alarme pode ser também conectado ao sistema de gestão remota ou enviar alertas por SMS ou email.

Sensor de Porta

Com um interruptor de proximidade magnético para portas, qualquer abertura não autorizada da porta envia um alerta ao sistema de controlo e é activada uma sirene no quiosque.

É ainda possível controlar a fechadura da porta com uma interface opcional ou com um transmissor de controlo remoto multifuncional.

Sensor de ambiente e qualidade do ar

Uma das funcionalidades dos quiosques PARTTEAM & OEMKIOSKS é a integração de sensores de ambiente e, mais especificamente, de sensores que medem o índice de qualidade do ar (AQI). Os quiosques multimédia permitem a visualização, de forma fiável, desta mesma informação.

Assim, todas as informações importantes sobre a qualidade do ar estão disponíveis num único local e monitorizam, em tempo real, a qualidade do ar num espaço ou área específica, independentemente das condições meteorológicas.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS integra nas suas soluções digitais sensores de partículas, sensores de gás e sensores que medem a qualidade do ar, bem como o nível de ruído das cidades. Isto, porque um dos grandes objectivos da PARTTEAM & OEMKIOSKS é contribuir para a sustentabilidade das cidades. Deste modo, providencia soluções que visam melhorar a qualidade de vida, a eficiência de operações e serviços urbanos, garantindo que estas atendam às necessidades das gerações presentes e futuras.

Os sensores inteligentes permitem, efectivamente, que as empresas/ entidades continuem a produzir de forma transparente, eficiente e com qualidade. São, aliás, uma mais valia no que diz respeito à melhoria da produtividade e eficiência das operações.

Os sensores inteligentes estão intimamente relacionados com a IoT (Internet of Things) e, por isso, são fundamentais em todos os equipamentos produzidos pela PARTTEAM & OEMKIOSKS, que pretende continuar a fazer parte desta evolução tecnológica e a desenvolver soluções interactivas de qualidade.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS. CLIQUE AQUI.