Escassez global de componentes está a afectar profundamente a indústria e deve prolongar-se até 2023

A escassez dos componentes e, por conseguinte, o seu custo elevado, está a afectar profundamente a indústria, prevendo-se que esta situação se mantenha até 2023. Com o surgimento das novas tecnologias e dos novos produtos, cresce também a pressão, existindo mais procura do que oferta.

A indisponibilidade de matérias-primas e as adversidades nos circuitos comerciais são considerados dois grandes problemas na organização do trabalho pós-pandemia. Por isso, assiste-se a uma alteração quase diária dos preços e dos prazos de entrega dos produtos.

Tendo em conta a evolução tecnológica, sabe-se que os semicondutores são considerados “o coração” de milhares de produtos, uma vez que são os responsáveis pelo desempenho de importantes funções. São também os semicondutores que, devido à sua importância e procura, têm vindo a ser afectados. Estima-se, aliás, que a falta de semicondutores possa vir a afectar severamente as cadeias de abastecimento e a limitar a produção de equipamentos electrónicos. Estes componentes são os principais materiais em falta na indústria electrónica.

Os semicondutores são os principais materiais em falta na indústria electrónica
Os semicondutores são os principais materiais em falta na indústria electrónica

Havendo, assim, mais constrangimentos nas linhas de abastecimento, assiste-se também a um aumento do preço dos componentes e dos fretes internacionais, bem como a prazos de entrega mais longos e atrasos de última hora nas entregas.

As aplicações de IoT, nomeadamente, continuam a crescer e a inovar através de sensores e comunicação sem fio, aumentando, da mesma forma, a procura por uma grande quantidade de componentes electrónicos.

As causas da escassez global de componentes

Quando a pandemia COVID-19 começou, as pessoas foram obrigadas a trabalhar e a ficar em casa, pelo que houve um aumento considerável na procura de produtos electrónicos (computadores, tablets, smartphones, etc.) que pudessem ser uma mais valia, nomeadamente para o teletrabalho. No entanto, a oferta não foi suficiente para cobrir a procura destes materiais e as linhas de produção foram ficando desactualizadas. Ora, tal resultou numa desaceleração da produção.

Para além disso, os fabricantes foram prejudicados por uma série de eventos que interromperam a oferta, nomeadamente as desavenças entre os EUA e a China. Na China, a guerra comercial contribuiu para a desaceleração do ritmo de crescimento da produção económica e industrial, que já estava em declínio. Muitas empresas americanas mudaram as cadeias de abastecimento para outras partes da Ásia, trazendo temores de que a guerra comercial levaria a uma ‘dissociação’ económica entre os EUA e a China.

Estas condições continuam a agravar-se, havendo também maiores desafios referentes à redução da capacidade aérea e à desaceleração dos portos da Europa e dos EUA, o que resulta, ainda, em mais atrasos e num aumento dos preços dos transportes pelos transitários.

Tal como outras indústrias, também as empresas de Sinalética Digital têm sentido esta escassez de chips, bem como o aumento de preços.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS está a controlar de perto a situação com os fornecedores destes componentes e com os seus parceiros
A PARTTEAM & OEMKIOSKS está a controlar de perto a situação com os fornecedores destes componentes e com os seus parceiros

Neste sentido, os principais problemas da Sinalética Digital acabam por ser os grandes monitores e os semicondutores, responsáveis pela reprodução de conteúdos multimédia nos displays.

Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS recomenda que se planeie com antecedência, procurando, caso seja necessário, soluções alternativas que sejam viáveis. O importante é que haja transparência entre as empresas e os respectivos clientes e parceiros.

Embora os fabricantes de semicondutores estejam agora a recuperar e a suprir as necessidades da procura, este é um processo lento que implica a construção de novas instalações de manufactura e de novas escalas de produção.

Aliás, apesar de os fabricantes de chips já estarem a investir em novas fábricas, estas poderão demorar anos a ser construídas, continuando o fornecimento de semicondutores a ser restrito a curto prazo.

Artigo Relacionado: O impacto do COVID-19 nos preços e na disponibilidade de matérias-primas

Tendo em conta o cenário difícil de escassez de componentes, a solução pode passar por:

  • Fazer pedidos com antecedência;
  • Manter uma cadeia de abastecimento resiliente;
  • Garantir um melhor planeamento do stock;
  • Desenvolver relacionamentos mais coesos com os fornecedores (esta comunicação deve reduzir os problemas de navegação em condições de mercado alocadas).
Assiste-se a um aumento do preço dos componentes e dos fretes internacionais, bem como a prazos de entrega mais longos e atrasos de última hora
Assiste-se a um aumento do preço dos componentes e dos fretes internacionais, bem como a prazos de entrega mais longos e atrasos de última hora

Além disso, é importante acompanhar indicadores como o investimento de capital, os índices de stock e as projecções de crescimento da indústria de semicondutores, de forma a que as organizações se consigam manter actualizadas sobre este problema e sobre a evolução da indústria no geral.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS está a controlar de perto a situação com os fornecedores destes componentes e com os seus parceiros, sendo rápida a reagir quando se fazem sentir mudanças significativas. Desta forma, tentamos que os nossos clientes sintam o mínimo impacto possível.

CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES. CLIQUE AQUI.