O impacto do COVID-19 nos preços e na disponibilidade de matéria-prima

Embora se comece a sentir uma recuperação global no que diz respeito aos negócios e às empresas, um outro problema tem vindo a surgir, afectando várias indústrias. Fala-se, então, da escassez global de chips, isto é, de semicondutores, essenciais em projectos de Sinalética Digital.

A economia global está a recuperar da pandemia COVID-19, o que faz com que as cadeias de fornecimento estejam com carências sem precedentes. Por sua vez, esta situação resulta no rápido aumento dos preços dos principais componentes.

Com o avanço tecnológico, os chips espalharam-se por todas as indústrias, sendo utilizados por nós diariamente e a toda a hora, nomeadamente em computadores, carros, televisões, enfim, num número infinito de aplicações.

No entanto, um número crescente de fabricantes de semicondutores de todo o mundo está a ter problemas em garantir o fornecimento destes componentes, atrasando a sua produção e entrega e aumentando os preços. Os vários componentes de hardware, centrais para projectos de Sinalética Digital, também estão a ser afectados por esta crise.

Um número crescente de fabricantes de semicondutores de todo o mundo está a ter problemas em garantir o fornecimento destes componentes
Um número crescente de fabricantes de semicondutores de todo o mundo está a ter problemas em garantir o fornecimento destes componentes

Ora, esta escassez dos semicondutores tem várias causas associadas. Em primeiro lugar, a pandemia veio desacelerar a produção destes componentes, sendo que muitas fábricas tiveram mesmo de fechar. Contudo, esta não foi a principal causa, na medida em que houve uma grande procura por estes produtos.

À medida que as pessoas se iam actualizando e iam passando mais tempo em casa devido ao confinamento, sentiu-se uma crescente procura de produtos electrónicos. Para além disso, os fabricantes foram prejudicados por uma série de eventos que interromperam a oferta, nomeadamente as desavenças entre os EUA e a China. Na China, a guerra comercial contribuiu para a desaceleração do ritmo de crescimento da produção económica e industrial, que já estava em declínio. Muitas empresas americanas mudaram as cadeias de abastecimento para outras partes da Ásia, trazendo temores de que a guerra comercial levaria a uma ‘dissociação’ económica entre os EUA e a China.

Estas condições continuam a agravar-se, havendo também maiores desafios referentes à redução da capacidade aérea e à desaceleração dos portos da Europa e dos EUA, o que resulta, também, em mais atrasos e num aumento dos preços dos transportes pelos transitários.

Tal como outras indústrias, também as empresas de Sinalética Digital têm sentido esta escassez de chips, bem como o aumento de preços.

Neste sentido, os principais problemas da Sinalética Digital acabam por ser os grandes monitores e os semicondutores, responsáveis pela reprodução de conteúdos multimédia nos displays.

Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS recomenda que se planeie com antecedência, procurando, caso seja necessário, soluções alternativas que sejam viáveis. O importante é que haja transparência entre as empresas e os respectivos clientes e parceiros.

Há desafios referentes à redução da capacidade aérea e à desaceleração dos portos da Europa e dos EUA
Há desafios referentes à redução da capacidade aérea e à desaceleração dos portos da Europa e dos EUA

A resposta da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Perante a mudança na disponibilidade dos componentes, o aumento de preços e até os desafios globais que dizem respeito ao transporte marítimo, sente-se instabilidade na cadeia global de fornecimento.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS, prevendo, de certa forma, esta situação, preparou-se adequadamente e fez encomendas antecipadas, assim como armazenou stock suficiente para dar resposta aos projectos em curso e a outros possíveis. No entanto, é provável que não consiga evitar o ajuste de preços em alguns dos seus produtos.

As principais alterações causadas por esta situação resumem-se nos seguintes pontos:

  • As listas de preços da PARTTEAM & OEMKIOSKS reflectem um aumento de preços;
  • As novas propostas e cotações irão reflectir estes novos preços;
  • Encomendas de propostas ou contratos que tenham sido já enviados, mas que ainda não estejam formalizados, sofrerão impacto de preços.

Com tudo o que foi mencionado, este impacto tem influência não só nos preços dos componentes, mas também nos prazos de entrega dos mesmos. Poderão existir atrasos nos prazos de entrega dos produtos finais.

Artigo Relacionado: Como a PARTTEAM & OEMKIOSKS adoptou o “sense and response model” em tempos difíceis

Esta situação de fornecimento actual é extraordinária e coloca-nos em grande tensão. Assim, entendemos que estas são situações imprevistas, mas necessárias. E só com um verdadeiro trabalho em parceria poderemos todos ultrapassar esta fase.

Com o mercado dos semicondutores gravemente afectado, a revisão de preços é inevitável, daí a importância de mantermos o contacto com os nossos clientes, que precisam de estar informados.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS trabalha incansavelmente para garantir a disponibilidade de produtos nas diferentes indústrias e nos diferentes sectores em que opera
A PARTTEAM & OEMKIOSKS trabalha incansavelmente para garantir a disponibilidade de produtos nas diferentes indústrias e nos diferentes sectores em que opera

Assim sendo, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tudo fará para que haja uma comunicação regular entre a empresa e clientes e parceiros. Grata pela compreensão e parceria durante estes tempos instáveis e complexos, a PARTTEAM & OEMKIOSKS faz questão de sublinhar que, logo que seja possível, irá adequar os preços e prazos a outra realidade mais benéfica para todos.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS trabalha incansavelmente para garantir a disponibilidade de produtos nas diferentes indústrias e nos diferentes sectores em que opera. Graças à amplitude do nosso portefólio de produtos, e em caso de atrasos na oferta, a nossa equipa tentará sempre garantir a disponibilidade de modelos alternativos adequados para a implementação dos projectos.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES. CLIQUE AQUI.