O impacto da pandemia no desenvolvimento das Smart Cities e na digitalização

A pandemia COVID-19 acelerou o desenvolvimento das Smart Cities, tendo em conta que o seu impacto foi sentido nos mais diversos sectores da economia. Assim sendo, as tecnologias, como as da PARTTEAM & OEMKIOSKS, têm vindo a facilitar este progresso e a responder às mais diversas necessidades do mercado.

Os últimos tempos vieram provar que as soluções tecnológicas impulsionadas pela crise podem trazer um futuro melhor. A pandemia, para além de ser considerada uma espécie de catalisador das mudanças tecnológicas, contribuiu para que a tecnologia pudesse ser responsável pelo desenvolvimento das cidades inteligentes.

Uma vez que se prevê que esta “onda” de inovação se prolongue, continuaremos a assistir a uma crescente adopção global das tecnologias emergentes, até porque há uma abertura maior por parte dos cidadãos para que isso possa acontecer da forma mais natural possível.

A pandemia COVID-19 acelerou o desenvolvimento das Smart Cities
A pandemia COVID-19 acelerou o desenvolvimento das Smart Cities

A importância da conectividade digital está cada vez mais presente nos cidadãos, que percebem que a tecnologia e a IoT (Internet of Things, em português Internet das Coisas) podem ajudar os Municípios a perceber o que se passa em tempo real no território. A transformação digital pode, com efeito, tornar as cidades mais resilientes. Isto, porque houve um grande investimento em soluções que visam aliviar as preocupações referentes à saúde e à segurança pública, o que, por seu turno, poderá trazer mais suporte para sistemas de recolha de dados. A recolha de dados pode beneficiar, assim, a forma como os cidadãos se movem e interagem nas cidades.

A conectividade é um outro importante factor nas Smart Cities, tendo em conta a necessidade crescente que os cidadãos têm de aceder à Internet. Com o teletrabalho, as aulas online e muitos estabelecimentos fechados, é preciso fazer com que todas as pessoas consigam estar conectadas. Aliás, essa deve ser uma das grandes prioridades do futuro.

O impacto sem precedentes da pandemia trouxe, apesar de tudo, oportunidades para as cidades, que têm vindo a conseguir responder, de forma eficaz e autónoma, à crise que se faz sentir.

A transformação digital pode tornar as cidades mais resilientes
A transformação digital pode tornar as cidades mais resilientes

De facto, as cidades inteligentes são o futuro. Para além de serem mais sustentáveis e tecnologicamente mais avançadas, podem, inclusive, prevenir outra pandemia.

A integração tecnológica é, então, uma consequência do progresso científico, da prospecção comercial e das necessidades e consequências da acelerada urbanização. As cidades encontram-se, por conseguinte, no centro do crescimento económico.

Tendo em consideração que as cidades tiveram de mudar e de se adaptar à realidade imposta pela pandemia, é preciso que estas se tornem mais eficientes, inclusivas e seguras, daí a importância da tecnologia, que é a solução para os problemas mais urgentes da actualidade.

A adopção digital por parte das Smart Cities representa mais um grande passo no incremento da resiliência urbana. A digitalização é a chave para a melhoria das condições urbanas.

As soluções da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Transportes Públicos

A sinalética digital desempenha um importante papel em todos os sectores de actividade, melhorando a experiência dos utilizadores, a comunicação e as actividades de gestão. Neste sentido, é importante falar na sinalética digital a bordo ou displays a bordo, projectados para fornecer informações multimédia e conteúdo em tempo real.

Mensagens de trânsito, anúncios, informações de emergência, guias de viagem e vídeos de vigilância são exemplos de conteúdos transmitidos para os passageiros em displays de veículos em movimento, como autocarros e comboios. Podendo ser instalados como unidades autónomas ou em rede dentro do veículo, os sistemas de sinalética digital a bordo da PARTTEAM & OEMKIOSKS estão disponíveis em vários modelos e idiomas.

Os sistemas de sinalética digital a bordo da PARTTEAM & OEMKIOSKS estão disponíveis em vários modelos
Os sistemas de sinalética digital a bordo da PARTTEAM & OEMKIOSKS estão disponíveis em vários modelos

Segurança

A PARTTEAM & OEMKIOSKS tem vindo a desenvolver soluções tecnológicas que combinam vigilância humana com tecnologia de elevada performance, infalível na detecção de ocorrências, com ligação bidireccional 24/7 à central de segurança.

Os Mupis Digitais, nomeadamente através da videoconferência, substituem a presença física do segurança, permitindo o seu controlo remoto a partir da central de segurança, com comunicação directa à polícia. Desta forma, possibilita-se a constante comunicação bilateral entre o utilizador e o segurança.

Smart Parking

As soluções de Smart Parking não só contribuem para a melhoria da satisfação dos condutores, como potenciam o surgimento das Smart Cities. Com o crescimento acentuado das áreas urbanas, o estacionamento inteligente traduz-se numa indústria fulcral para o sucesso das Smart Cities.

Para uma melhor gestão de parques de estacionamento e atendimento, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem desenvolvido várias soluções. Além de um quiosque de balcão AUTIK BALCONY com um botão para emissão de senhas, também já desenvolveu um Mupi Digital (FLAG) que exibe quais os lugares de estacionamento disponíveis, quiosques de pagamento automático para estacionar de forma fácil num shopping, quiosques multimédia que permitem efectuar o controlo e a gestão de acessos e, ainda, indicadores de estacionamento.

Indicador de Estacionamento Alternativo em Sintra
Indicador de Estacionamento Alternativo em Sintra

Tecnologia de autenticação facial

Com a evolução tecnológica e com a mudança de hábitos da população, a conectividade e a interacção são fulcrais no quotidiano. Aliás, as tecnologias de informação mudaram o modo como pensamos, agimos e reagimos. Exemplos recentes são os sistemas de autenticação facial, como a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu (numa parceria com a YooniK).

A tecnologia de autenticação facial, passível de ser integrada num quiosque multimédia e com o potencial de agilizar o processo de pedidos, os pagamentos dos clientes e o controlo de entradas em estabelecimentos, reduz os custos das empresas com mão-de-obra. Neste sentido, podemos denotar o crescimento acentuado dos sistemas biométricos em quiosques, que combinam segurança e facilidade de uso.

Contacto Zero

A PARTTEAM & OEMKIOSKS criou o conceito “Contacto Zero”, cujo principal objectivo é ajudar as empresas a reabrirem os negócios de forma segura. Este sistema surge no sentido de se adoptarem medidas de distanciamento social e low touch, para se evite o toque em objectos.

Inclui, assim, soluções mais seguras para o atendimento e gestão de filas de espera, permitindo que os clientes retirem as suas senhas sem a necessidade de contacto físico, quer seja por Scan, QR Code, SMS, Voz, Sistema de Sensor, Gestos, Portier ou Web Queue.

AVENUXYS UV - A Nova Era dos MUPIs Digitais com Desinfecção UV
AVENUXYS UV – A Nova Era dos MUPIs Digitais com Desinfecção UV

Mupis Digitais com Sistema de Desinfecção através de Luz UV

A PARTTEAM & OEMKIOSKS produziu aquele que foi o primeiro Mupi Digital com tecnologia de desinfecção automática da superfície de toque, que equipa o modelo AVENUXYS e pode ser adaptado a qualquer outro quiosque touch.

Este sistema de desinfecção através de luz ultravioleta é seguro e poderoso, pois elimina a maior parte dos vírus e germes do vidro do Mupi Digital. O modelo AVENUXYS já beneficia do novo sistema. Mas este sistema pode ser implementado noutros modelos, até porque já está a ser adaptado a outros quiosques também.

Purificador de ar para cidades

O quiosque ZEFIRUS, da linha Hambire criada pela PARTTEAM & OEMKIOSKS, reduz a poluição do ar nas cidades através do seu sistema de purificação de ar. Este sistema elimina a poluição do ar, transformando-o num ar mais puro e saudável para os cidadãos.

Para além de filtrar o ar e de o purificar, o ZEFIRUS dá a conhecer, também em espaços fechados, os níveis de poluição do ar, apresentando igualmente informações relevantes para os utilizadores.

A inovação das Smart Cities é, agora, mais importante do que nunca, pelo que quase todas as grandes cidades têm adoptado, pelo menos, alguns atributos de cidade inteligente. O investimento a longo prazo terá certamente retorno, não apenas em termos de satisfação do cidadão, mas também em termos de sustentabilidade e solidez financeira.

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES DA PARTTEAM & OEMKIOSKS PARA SMART CITIES. CLIQUE AQUI.