Transportes públicos: Sinalética digital a bordo!

A sinalética digital tem vindo a desempenhar um papel fundamental em todos os sectores de actividade, melhorando a experiência dos utilizadores, a comunicação e as actividades de gestão. Neste sentido, é importante falar na sinalética digital a bordo ou displays a bordo, projectados especificamente para fornecer informações multimédia e conteúdo interessante em tempo real.

Mensagens de trânsito, anúncios, informações de emergência, guias de viagem e vídeos de vigilância são exemplos de conteúdos transmitidos para os passageiros em displays de veículos em movimento, como autocarros e comboios.

Podendo ser instalados como unidades autónomas ou em rede dentro do veículo, os sistemas de sinalética digital a bordo da PARTTEAM & OEMKIOSKS estão disponíveis em vários idiomas.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS tem, assim, vários modelos disponíveis, com diferentes tamanhos e formas e utilizando diferentes tecnologias. Além disso, estas soluções providenciam uma configuração, manutenção e adaptação fácil e rápida a qualquer tipo de veículo.

O grande objectivo da sinalética digital a bordo é transmitir informações em tempo real para os passageiros que, por sua vez, têm uma melhor experiência. Ao mesmo tempo, os passageiros podem economizar tempo – a informação chega em tempo real, sem estes terem de procurar ou pesquisar nos telemóveis ou tablets –, o que os faz ter vontade de voltar a usar este transporte público.

O grande objectivo da sinalética digital a bordo é transmitir informações em tempo real para os passageiros
O grande objectivo da sinalética digital a bordo é transmitir informações em tempo real para os passageiros

Neste sentido, viajar, para além de levar as pessoas aos lugares que estas necessitam, da maneira mais rápida e eficiente possível, deve proporcionar aos passageiros uma experiência mais completa. A sinalética digital surge, assim, como uma forma de aprimorar a experiência de viagem do ponto de vista do cliente, facilitando, em simultâneo, o processo para os funcionários de transporte. É ainda possível reduzir o tempo de espera percebido com o uso de sinalética digital.

Benefícios da sinalética digital nos transportes

Se a sinalética digital estiver bem configurada, pode ser extremamente útil para o passageiro, das mais diversas formas. Neste sentido, é importante que se destaquem alguns dos benefícios da sinalética digital a bordo.

  • Transmissão de informações precisas;
  • Entretenimento a bordo;
  • Diminuição da percepção do tempo de espera;
  • Melhoria da experiência de viagem;
  • Gestão térmica avançada;
  • Baixo consumo de energia;
  • Excelente legibilidade em todos os ângulos de visão;
  • Boas condições de iluminação;
  • Controlo automático do brilho de acordo com a luz ambiente;
  • Diferentes opções de integração mecânica;
  • Suporte de uma ampla variedade de formatos de vídeo e áudio;
  • Integração versátil;
  • Fácil instalação e manutenção.

A gama de ecrãs LCD para passageiros a bordo da PARTTEAM & OEMKIOSKS é, assim, perfeita para fornecer informações aos passageiros em viagem. Isto, porque é possível exibir, de forma clara, informações sobre as próximas estações ou atrasos durante emergências.

Transmissão de informações precisas

A falta de informação relativa aos transportes e aos horários dos mesmos deixa muitos passageiros incomodados. Por isso, e com sinalética digital, os horários podem ser facilmente actualizados de forma a minimizar este incómodo.

A sinalética digital surge como uma forma de aprimorar a experiência de viagem
A sinalética digital surge como uma forma de aprimorar a experiência de viagem

Para além de tornar os transportes cada vez mais inteligentes, a sinalética digital elimina a necessidade de placas de papel, contribuindo para a sustentabilidade.

Exibição de informações variadas

Através da sinalética digital, transmite-se informação mais rapidamente, de forma mais precisa e com uma maior quantidade de anúncios. É também uma excelente ferramenta de orientação, podendo ser usada em vários veículos para fornecer distintas comunicações:

  • Horas de chegada;
  • Emergências;
  • Atrasos;
  • Cancelamentos;
  • Guias de viagem;
  • Entretenimento.

Os horários de chegada podem ser actualizados facilmente e de um modo preciso, pelo que estas características podem até aliviar a tensão da espera dos passageiros. É de senso comum que os atrasos podem ser causados ​​pelo tráfego ou por qualquer outro factor que não se consegue prever. Contudo, com a sinalética digital, estes podem ser facilmente considerados para o horário de chegada.

Atrasos, emergências ou cancelamentos também são imprevisíveis, mas é mais fácil actualizar os passageiros sobre os mesmos. Deste modo, manter as pessoas actualizadas do que se está a passar e evitar reacções mais agressivas ou de pânico é uma tarefa mais simples.

A sinalética digital tem um outro uso fundamental: a exibição de toda a rede ao passageiro. Enquanto esperam, as pessoas podem visualizar as informações actuais sobre as rotas de trânsito.

GPS

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) pode aliar-se à sinalética digital para providenciar uma imagem em tempo real da localização actual do veículo em que os passageiros se encontram interessados.

O GPS pode estar conectado à sinalética digital para exibir conteúdo específico dependendo da localização. Por exemplo, alguns anúncios ou informações podem ser exibidos com base na localização do veículo.

É possível reduzir o tempo de espera percebido com o uso de sinalética digital
É possível reduzir o tempo de espera percebido com o uso de sinalética digital

Software QMAGINE SIGN

As redes de sinalética digital, como o software QMAGINE SIGN, incluem a criação e a gestão de conteúdos multimédia (imagens, vídeos, notícias, conteúdos web) e a sua disponibilização através de um ou vários displays, especialmente vantajosos nos transportes públicos.

Transformar momentos de espera em períodos de entretenimento é uma das funções deste software da PARTTEAM & OEMKIOSKS, que permite captar a atenção do público-alvo com imagens envolventes, destacar um produto em promoção e dar a conhecer informações mais detalhadas sobre esse produto, entre outras funcionalidades.

Esta é, portanto, uma nova forma de comunicar com clientes ou potenciais clientes e de, ao mesmo tempo, criar experiências criativas e inovadoras, substituindo revistas, panfletos e cartazes e tornando a comunicação mais activa e dinâmica.

A tecnologia está cada vez mais presente na vida da população. Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS aposta constantemente na inovação digital, uma vez que permite o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas capazes de transformar qualquer espaço e/ou serviço num ambiente mais inovador e dinâmico, como é o caso dos transportes públicos.

SAIBA MAIS SOBRE AS NOSSAS SOLUÇÕES DE SINALÉTICA DIGITAL. CLIQUE AQUI.