A transformação digital: O que é e quais os seus benefícios

Com a evolução tecnológica e com a mudança de hábitos da população, a conectividade é uma presença cada vez mais importante no nosso quotidiano. Por isso, é cada vez mais comum falar-se em transformação digital (DX), ou seja, na integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio.

Fundamental para todos os sectores de actividade, a transformação digital traduz-se numa mudança cultural, organizacional e operacional de uma organização, indústria ou ecossistema através de uma integração inteligente de tecnologias, processos e competências digitais em todos os níveis e funções.

A transformação digital é fundamental para todos os sectores de actividade
A transformação digital é fundamental para todos os sectores de actividade

Transversal a toda a sociedade, a transformação digital visa melhorar os métodos de gestão de uma organização, acrescentando valor aos produtos e serviços. Frequentemente conhecida como Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, a transformação digital consiste na digitalização da maior parte das actividades de negócio. O objectivo é, sem dúvida, a melhoria da satisfação dos clientes.

Assente em novas tecnologias, a transformação digital (DX) implica a construção de relacionamentos mais sólidos e um melhor entendimento das necessidades dos clientes.

Tecnologias inovadoras como a inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT) são cada vez mais acessíveis, pelo que são cada vez mais importantes para melhorar a experiência do cliente, aumentar a produtividade e permitir uma vantagem competitiva.

Os sistemas self-checkout com tecnologia de AI da PARTTEAM & OEMKIOSKS, por exemplo, visam aumentar as receitas, bem como agilizar todos os processos de compra. Esta tecnologia inovadora permite que os clientes digitalizem os produtos, paguem e recebam o recibo, de forma rápida e sem filas de espera.

Neste sentido, uma empresa ou organização que consegue usufruir da transformação digital acaba por ter vantagens competitivas, tais como:

  • Utilização mais eficiente de recursos;
  • Redução de erros;
  • Rápida capacidade de resposta.
Os sistemas self-checkout com tecnologia de AI da PARTTEAM & OEMKIOSKS são exemplo de transformação digital
Os sistemas self-checkout com tecnologia de AI da PARTTEAM & OEMKIOSKS são exemplo de transformação digital

O processo de transformação digital e a rede LoRa

A transformação digital (DX) abrange, por norma, os seguintes elementos:

  • Substituição de práticas isoladas por plataformas de tecnologia integradas que conectam toda a empresa e organização. Exemplo disso é a plataforma interactiva da PARTTEAM & OEMKIOSKS, o ClusterWall, que permite a criação, gestão e optimização de conteúdos à medida. O principal intuito desta solução tecnológica é melhorar a comunicação interna das empresas através da adopção de novas ferramentas e do investimento em meios para que haja uma melhor comunicação entre equipas;
  • Análises de dados automatizados;
  • Sistemas que permitem a partilha do trabalho realizado entre os colaboradores de uma empresa ou organização, de forma a impulsionar a responsabilidade e a acelerar processos.

Com efeito, o mundo tecnológico em que vivemos está muito focado naquilo a que podemos chamar Internet das Coisas (IoT), ou seja, uma rede de objectos físicos capaz de reunir e de transmitir dados. No entanto, para que este ecossistema funcione de forma eficiente, foi necessário desenvolver novos protocolos de comunicação. É aqui que entra a LoRa (que significa long range e, em português, longo alcance), uma tecnologia de rádio frequência que permite a comunicação entre dispositivos, em longas distâncias.

O ClusterWall permite a criação, gestão e optimização de conteúdos à medida
O ClusterWall permite a criação, gestão e optimização de conteúdos à medida

A PARTTEAM & OEMKIOSKS, sempre na vanguarda tecnológica, já aderiu a este sistema que permite que os dispositivos “comuniquem” entre si e com a Internet sem que tenham suporte para redes 3G/4G ou Wi-Fi. Quer isto dizer que já não é preciso ter internet em todos os equipamentos, pois, com a tecnologia LoRa, os sensores que se encontram dentro dos quiosques multimédia ou dos mupis digitais ligam-se directamente a um gateway LoRa, que pode estar, inclusive, a 10 quilómetros de distância. Este gateway liga-se à Internet e, consequentemente, comunica dados ao portal THE BRAIN e a outros softwares da PARTTEAM & OEMKIOSKS ou de terceiros.

Com a rede LoRa, não é necessário, portanto, ter Internet em todos os quiosques e/ou mupis digitais, tendo em conta que este sistema permite uma comunicação eficaz a longas distâncias, com um consumo mínimo de energia. A título de exemplo, se existirem quatro mupis num raio de 10 quilómetros, só é preciso ter conexão com um gateway LoRa, em vez de se disponibilizar Internet para os quatro equipamentos.

O Município de Loures, por exemplo, já usufrui da rede LoRa, mais concretamente no mupi digital interactivo ZYTEC, concebido pela PARTTEAM & OEMKIOSKS.

O Município de Loures já usufrui da rede LoRa
O Município de Loures já usufrui da rede LoRa

A importância da transformação digital

A digitalização da sociedade veio impulsionar a transformação digital que se sente actualmente e que é cada vez mais empreendida por muitas empresas e organizações.

Assim, a tecnologia impulsiona a mudança nos negócios, pelo que as organizações que almejam o sucesso devem aliar a tecnologia à estratégia.

Com efeito, o objectivo final da transformação digital deve ser sempre a experiência positiva do cliente. A experiência do cliente pode impulsionar ou enfraquecer um negócio, daí a importância das tecnologias, que desempenham um papel essencial no relacionamento positivo entre as empresas e os respectivos clientes.

Os benefícios da transformação digital

Para além de preparar empresas e organizações para todo o tipo de desafios, a transformação digital (DX) acarreta diversas vantagens:

1 – Melhoria na experiência do cliente

O avanço tecnológico tem vindo a incrementar as interacções entre as empresas e os clientes. Estes últimos conseguem, assim, realizar o que desejam, quando desejam e como desejam.

Consequentemente, as empresas conseguem providenciar uma experiência mais satisfatória e consistente no atendimento às necessidades dos clientes.

Desta forma, melhorar a experiência do cliente é um dos grandes propósitos da transformação digital.

Um dos propósitos da transformação digital é melhorar a experiência do cliente
Um dos propósitos da transformação digital é melhorar a experiência do cliente

2 – Eficiência

A tecnologia inteligente e os sistemas conectados são as bases para a eficiência dos negócios.

Com efeito, um dos benefícios que mais se destaca na transformação digital é a eficiência em todas as áreas e processos.

3 – Aumento da produtividade

Com a automatização de muitas tarefas manuais, e através das ferramentas tecnológicas certas, é possível melhorar a produtividade. Isto é, toda a empresa/organização consegue trabalhar de forma mais eficiente.

4 – Colaboração entre departamentos

A base para uma transformação digital é construída através da convergência digital. Quando todos os departamentos estão alinhados, é possível criar uma cultura empresarial.

5 – Retorno sobre o Investimento

Com a estratégia certa, é possível obter Retorno sobre o Investimento (ROI).

Muitas empresas evitam as actualizações digitais porque pensam que não há Retorno sobre o Investimento. Mas este é um pensamento errado. Isto, porque o principal objectivo da transformação digital é melhorar a experiência do cliente, o que se traduz num aumento da receita.

6 – Operações consolidadas

A transformação digital abrange sistemas digitais ágeis, que vêm permitir a automatização de tarefas, à medida que novos sistemas digitais são implementados.

Esta consolidação de processos e operações da empresa permite que esta se conecte com o público-alvo e satisfaça as suas necessidades.

As inovações tecnológicas, como o videowall, propocionam oportunidades às empresas e aos clientes
As inovações tecnológicas, como o videowall, propocionam oportunidades às empresas e aos clientes

7 – Redução de custos

A simplificação dos processos operacionais reduz os custos, na medida em que leva menos tempo para realizar as mesmas tarefas e fornece dados oportunos e criteriosos para a tomada de decisões.

O futuro da transformação digital

A transformação digital (DX) está a mudar a forma como as pessoas trabalham, como as pessoas vivem e se divertem. Além disso, as inovações tecnológicas continuam a proporcionar oportunidades às empresas de criação de valor para os seus clientes.

Neste sentido, implementar uma transformação digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e de qualquer actividade.

Sendo a tecnologia um instrumento de abertura das instituições para o mundo – uma vez que viabiliza a formação de cidadãos cada vez mais conectados – a PARTTEAM & OEMKIOSKS continua a desenvolver soluções tecnológicas para todos os sectores de actividade.

COMECE JÁ A TRANSFORMAR O SEU NEGÓCIO. CONTACTE-NOS.