A importância da inteligência artificial nos sistemas self-checkout

Tem-se assistido a uma clara aposta dos vários sectores de actividade nos sistemas e quiosques self-checkout. De forma a melhorar a experiência dos clientes, existe um investimento simultâneo na inteligência artificial (AI), que vem providenciar mais autonomia aos consumidores.

À medida que os diversos sectores de actividade e as expectativas dos clientes são moldadas pelos recursos do mundo online de hoje, também os proprietários dos estabelecimentos tentam oferecer uma experiência de compra que corresponda às necessidades e expectativas digitais do consumidor.

Exemplo disso são os sistemas self-checkout com tecnologia de AI, que visam aumentar as receitas, bem como agilizar todos os processos de compra. Esta tecnologia inovadora permite que os clientes digitalizem os produtos, paguem e recebam o recibo, de forma rápida e sem filas de espera.

Quiosque self-service no Chipre
Quiosque self-service no Chipre

Estes sistemas self-checkout, apoiados na inteligência artificial, permitem reconhecer objectos tão facilmente como os nossos olhos. Isto é, identificam quase instantaneamente e de qualquer ângulo os produtos.

Esta tecnologia inovadora proporciona experiências de consumo mais convenientes e personalizadas, para além de permitir mais automação e menos contacto físico. Em muitos casos não há sequer necessidade de digitalizar cada produto individualmente, o que faz com que as pessoas possam seguir o seu caminho rapidamente.

Com conteúdos e serviços personalizados a um clique de distância em todas as plataformas de social media, entretenimento e e-commerce, os consumidores esperam que o mesmo nível de personalização aconteça no mundo offline e, mais especificamente, nas lojas físicas.

A autonomia proporcionada pelos sistemas self-checkout com inteligência artificial orienta os consumidores durante a jornada de compra e ajuda-os a economizar tempo.

Além desta visão computacional, as tecnologias de AI permitem que esta experiência ocorra sem falhas, uma vez que controlam tudo o que o cliente coloca na cesta – nomeadamente através de câmeras e sensores. Já existem também softwares de reconhecimento de imagem para que os estabelecimentos possam identificar rapidamente os clientes recorrentes e os respectivos comportamentos de consumo. Consequentemente, podem-lhe ser recomendados produtos ou pode ser-lhe fornecida orientação sobre algum produto em stock.

Quiosques self-service de checkout para a Burger King
Quiosques self-service de checkout para a Burger King

Os quiosques multimédia e os mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS, por exemplo, podem integrar o sistema Real Catcher, uma aplicação baseada em técnicas inovadoras de análise de imagem e biometria de reconhecimento facial. O sistema Real Catcher é um software que detecta um ou mais rostos humanos, usando uma webcam padrão, câmera IP ou sistemas de análise de vídeo especiais, como Kinect, PrimeSense e outros.

Ao reconhecerem e registarem os produtos, os sistemas self-checkout com inteligência artificial conseguem ter a certeza de que nenhum produto passa pela caixa sem ser pago – reduzindo-se, assim, o risco de roubo.

Quiosques self-checkout com AI da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Os quiosques self-checkout da PARTTEAM & OEMKIOSKS visam melhorar a experiência dos clientes, tornando o processo rápido, autónomo, interactivo e, sobretudo, eficaz.

Podendo ser desenvolvidos à medida consoante as necessidades do projecto, os quiosques podem integrar diferentes componentes, como leitor de cartões, webcam, impressora, moedeiro, leitor de notas, teclado anti-vandálico, etc.

Na vanguarda da inovação tecnológica, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem desenvolvido uma série de quiosques multimédia transaccionais que permitem, entre outras funcionalidades, fazer o self-checkout com AI. O CASHARMOUR, por exemplo, automatiza todos os processos de gestão de dinheiro, comprometendo-se a melhorar a eficiência do negócio, a produtividade do pessoal e o serviço ao cliente. O SELFCASHY, por sua vez, fornece um serviço completo para pagamento de contas/facturas integrado com as soluções de software ERP e financeiros dos estabelecimentos. Também o FLYCOIN pode ser usado para fazer o check-out em hotéis, por exemplo.

O self-checkout permite que os clientes evitem longas filas de espera
O self-checkout permite que os clientes evitem longas filas de espera

Os benefícios

Perante a crescente popularidade dos sistemas self-checkout com inteligência artificial, eis algumas vantagens que podem e devem ser destacadas:

1 – Melhoria da experiência dos clientes

A satisfação dos clientes é primordial em todos os sectores de actividade. Por isso, é importante que sistemas self-checkout com AI sejam cada vez mais implementados, de forma a garantir que os consumidores encontrem os produtos certos, evitando frustrações e longas filas de espera.

2 – Flexibilidade

Um dos grandes trunfos dos sistemas self-checkout com inteligência artificial é o facto de poderem ser integrados em tecnologias distintas e de poderem ser personalizados.

3 – Economização de tempo e dinheiro

Para além de aumentarem a receita, os sistemas self-checkout com inteligência artificial permitem que os funcionários se possam dedicar a tarefas mais importantes, o que acaba por ser mais produtivo.

O CASHARMOUR, por exemplo, automatiza todos os processos de gestão de dinheiro
O CASHARMOUR, por exemplo, automatiza todos os processos de gestão de dinheiro

4 – Mais valias para qualquer sector de actividade

Os sistemas self-checkout com AI podem ser utilizados em qualquer negócio, o que traz comodidade para qualquer estabelecimento.

5 – Eliminação de longas filas

O self-checkout permite que os clientes agilizem o processo de compra e evitem longas filas de espera, o que se traduz em satisfação. Logo, e por causa disso mesmo, o cliente terá mais razões para voltar ao estabelecimento para comprar mais.

6 – Atendimento de mais clientes

Além de o cliente se sentir mais envolvido no processo de compra, 39% dos utilizadores afirmaram que a utilização destes quiosques acaba por tornar o atendimento mais rápido – o que se traduz no atendimento de um maior número de clientes.

7 – Menos perdas

Cerca de 30 a 50% das perdas de uma loja dizem respeito a roubos. Contudo, com sistemas self-checkout com AI, não há tantos riscos de roubo ou fraude.

8 – Pagamentos simplificados

Os pagamentos nos quiosques diminuem a necessidade de bens pessoais portáteis (dinheiro, carteira, etc.) ao fazer compras.

9 – Análises detalhadas

Os proprietários dos estabelecimentos podem obter facilmente informações sobre todas as transacções que estão a ocorrer.

10 – Os quiosques self-checkout ocupam menos espaço e modernizam o estabelecimento

Uma vez que cinco ou seis quiosques self-checkout podem substituir um sistema de caixa tradicional, é possível recuperar algum espaço físico através destes equipamentos.

Em suma, pode-se afirmar que os sistemas self-checkout com inteligência artificial são mais valias no que diz respeito à automatização dos fluxos de trabalho, oferecendo ainda serviços altamente eficientes.

Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de vários sistemas self-checkout com inteligência artificial e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e de cada projecto.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS.