A importância da tecnologia nos espaços culturais

Hoje em dia, mais do que experiências culturais, os museus e os centros interpretativos apresentam-se como locais onde a tecnologia se alia ao entretenimento, presenteando as pessoas com experiências interactivas e dinâmicas.

Tendo em conta que os museus e os centros interpretativos necessitam de aliar a cultura e a tecnologia, os quiosques multimédia, a sinalética digital, os mupis digitais e as mesas interactivas podem fazer com que haja uma comunicação mais eficiente com os visitantes, oferecendo também aos artistas a oportunidade de expressarem de forma mais abrangente a sua criatividade.

Num mundo em constante mudança, a tecnologia pretende estimular a população a frequentar de forma mais regular os espaços culturais, até porque as opções são infindáveis e os visitantes devem poder usufruir ao máximo da experiência digital.

Neste sentido, os espaços culturais devem incrementar o envolvimento dos visitantes, garantindo a usabilidade e a capacidade de resposta dos quiosques.

Estudos têm demonstrado que proporcionar experiências de aprendizagem multissensorial pode aumentar a retenção de informações. Tal significa que quem interage com um quiosque tem mais probabilidade de se lembrar da visita ao museu ou centro interpretativo do que alguém que experimentou apenas um estímulo visual.

Actualização permanente

Um dos principais propósitos dos equipamentos interactivos em museus e centros interpretativos é a constante actualização dos conteúdos. Assim, os quiosques e equipamentos multimédia são a aposta ideal para o enriquecimento da experiência digital dos visitantes.

Além disso, estes equipamentos tecnológicos aumentam a diversidade de perspectivas disponíveis para os visitantes, o que faz com que estes se sintam motivados a voltar e a ter mais experiências do género.

Quiosques Interactivos

Os quiosques multimédia da PARTTEAM & OEMKIOSKS são concebidos à medida, consoante a necessidade de cada cliente ou projecto, com o cuidado de melhorar a qualidade do serviço e maximizar o retorno financeiro.

Quiosques interactivos para Museo de la Natureza y el Hombre - Espanha
Quiosques interactivos para Museo de la Natureza y el Hombre – Espanha

Desta forma, a PARTTEAM & OEMKIOSKS consegue providenciar as melhores soluções para museus e centros interpretativos. Os quiosques multimédia, mais especificamente, trazem grandes benefícios para os espaços culturais:

1 – Atractividade

Os quiosques multimédia são uma excelente forma de chamar a atenção dos visitantes, que vivenciam uma experiência mais rica e dinâmica.

2 – Melhoria da experiência dos visitantes

A satisfação dos visitantes é primordial nos espaços culturais, uma vez que o que se pretende é que as pessoas lá voltem e recomendem o espaço a amigos e conhecidos. Por isso, é importante que os quiosques multimédia sejam cada vez mais implementados, para que se possa garantir a satisfação dos visitantes e evitar frustrações e longas filas de espera.

3 – Modernização dos espaços culturais

Para além de trazerem mais dinâmica aos museus e centros interpretativos, os quiosques multimédia tornam qualquer espaço mais moderno e mais atractivo.

4 – Interactividade

A aprendizagem interactiva é deveras importante para os espaços culturais. Além de atrair mais visitantes, proporciona experiências imersivas para os mesmos.

Mesa Interactiva CORAL da PARTTEAM & OEMKIOSKS para Museu da Faia
Mesa Interactiva CORAL da PARTTEAM & OEMKIOSKS para Museu da Faia

 

  • Quiosques para soluções de maquetes 3D com projecção de vídeo

Na vanguarda tecnológica e procurando responder a todas as necessidades e preferências dos consumidores, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem produzido e desenvolvido quiosques para soluções de maquetes 3D com projecção de vídeo.

Estes quiosques multimédia, ideais para museus e centros interpretativos, permitem que os utilizadores possam navegar nos diversos conteúdos apresentados. Ao longo desta navegação, a projecção sobre a maquete vai sendo alterada, de forma a corresponder aos conteúdos do quiosque.

Para além de envolverem ainda mais o utilizador, estas soluções, que primam pela inovação e pela modernidade, proporcionam dinamismo e interacção, ao mesmo tempo que criam uma sensação de realidade.

Sinalética Digital

Hoje em dia, museus e centros interpretativos recebem cada vez mais visitantes, muito em parte devido ao uso de sinalética digital, que está na vanguarda da narrativa digital nesses espaços.

A oferta de sinalética digital é muito profissional e eficaz, abrangendo a criação e a gestão de conteúdos multimédia (imagens, vídeos, notícias, conteúdos web) e a sua disponibilização através de um ou vários displays, extremamente vantajosos em espaços culturais.

As redes de sinalética digital têm diversas funcionalidades, sendo o principal objectivo a divulgação e apresentação de informação/conteúdos, neste caso para o sector cultural.

Para além de servir para transmitir mensagens de boas vindas, informações, horários de funcionamento, visitas guiadas, promoções, a sinalética digital é também essencial na orientação. Neste sentido, e através do sistema wayfinding, os visitantes conseguem ter uma melhor orientação dentro do espaço cultural.

Quiosque Multimédia para Museu fundação Gil Eannes
Quiosque Multimédia para Museu fundação Gil Eannes

O software QMAGINE Wayfinder da PARTTEAM & OEMKIOSKS é, assim, um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, tácteis, entre outros, que permite orientar as pessoas a encontrar o seu caminho dentro de grandes superfícies.

O QMAGINE, da PARTTEAM & OEMKIOSKS, apresenta uma outra solução para causar impacto e aumentar a visibilidade dos objectos em exposição em determinado espaço cultural – o video wall.

O video wall nada mais é do que dois ou mais displays posicionados juntos e bem próximos, para dar a impressão de ser apenas um display de grande dimensão e que irá mostrar uma parte do conteúdo de maneira sincronizada.

Timeline Interactiva

De forma a proporcionar mais coesão e definição temporal aos artefactos dos museus e centros interpretativos, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem desenvolvido timelines interactivas, que permitem ao visitante conhecer mais pormenores sobre o passado desses artefactos.

Através de um display e do toque, os visitantes podem descobrir mais informações sobre os artefactos expostos nos espaços culturais à medida que vão aparecendo conteúdos no display, conforme o mapa que está na parede.

De fácil actualização e com um sistema de gestão de conteúdo baseado na web, uma timeline interactiva oferece, assim, uma experiência mais rica.

Mesas interactivas

As mesas interactivas da PARTTEAM & OEMKIOSKS são extremamente intuitivas e podem ser guias que ajudam a explorar as exposições e a navegar nas histórias contadas pelos museus e centros interpretativos. Estes, por sua vez, caracterizam-se como espaços de preservação, divulgação, conhecimento e memória.

J-Museum: Mesas interactivas para Museu do Juventus
J-Museum: Mesas interactivas para Museu do Juventus

O funcionamento da mesa interactiva é semelhante a um tablet de grandes dimensões, mas com a vantagem de os conteúdos disponibilizados poderem ser manipulados por várias pessoas em simultâneo. Para além de facilitarem a visualização dos conteúdos multimédia, as mesas interactivas são muito úteis e fáceis de usar.

A utilização de mesas virtuais interactivas é cada vez maior, especialmente em museus, que têm seguido a par da revolução tecnológica.

Este sistema pode ser complementado com a projecção de conteúdos numa parede.

Projecção de parede interactiva

A PARTTEAM & OEMKIOSKS, através de quiosques específicos com vídeo projector, como o SHOWGLASS, que recorrem a uma técnica especial de projecção quasi-holográfica, projecta qualquer tipo de conteúdo – funcionalidade que se revela muito eficaz e atractiva em espaços culturais.

Com estas características, percebe-se facilmente que o SHOWGLASS é especialmente eficaz em museus e centros interpretativos, onde o trinómio impacto, dimensão e interactividade são elevados ao seu expoente máximo.

Projecção interactiva de pavimentos

A projecção interactiva de pavimentos diz respeito à projecção de conteúdos multimédia no chão de um espaço interior, neste caso de um museu ou centro interpretativo.

Com inúmeras possibilidades de conteúdo, o dinamismo é garantido!

Altice Labs: Projecção de Imagem e Inovação
Altice Labs: Projecção de Imagem e Inovação

Realidade Aumentada

Com esta solução, a interacção é realizada com auxílio de uma câmara 3D, que capta os gestos dos visitantes, transmitindo-os instantaneamente para o mundo virtual.

Aplicação para telemóvel

As aplicações móveis da PARTTEAM & OEMKIOSKS permitem aos visitantes redescobrir e visitar os espaços culturais de forma mais prática e à distância de um clique ou de um scroll.

O objectivo é potenciar a interactividade e o interesse pela cultura.

A preocupação em proporcionar experiências atractivas, dinâmicas e interactivas aos visitantes dos espaços culturais é, cada vez, mais uma realidade e as soluções interactivas da PARTTEAM & OEMKIOSKS ajudam a proporcionar estas experiências a todos os visitantes.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS.