A evolução do mercado dos quiosques self-service: uma das marcas do nosso tempo

Seja para pedir comida num restaurante de serviço rápido (QSR ou Quick Service Restaurants) ou para fazer o check-out num hotel ou numa loja, os clientes estão cada vez mais familiarizados com o facto de serem atendidos em quiosques self-service. Aliás, segundo o relatório da IndustryARC sobre o mercado dos quiosques self-service, espera-se que este ultrapasse os 30 mil milhões de euros até 2026, podendo crescer com um Compound Annual Growth Rate – CAGR (em português, Taxa de Crescimento Anual Composta) de 6,4% durante este período.

Os quiosques self-service, usados em qualquer tipo de indústria ou sector, desde o entretenimento à restauração, à saúde, aos transportes, à educação, etc., visam melhorar a experiência dos utilizadores. Desta forma, aumenta-se também o nível de conforto dos clientes.

Estes quiosques interactivos permitem interacção (e perdoe-se o pleonasmo), exibem informações ou agilizam processos, providenciando aos clientes controlo na execução de tarefas. Também a procura destes quiosques por parte dos clientes está a aumentar, nomeadamente pelo facto de os consumidores procurarem uma experiência melhor, com possibilidade de personalização e com mais conveniência.

A evolução tecnológica, a inteligência artificial (AI) e a Internet das Coisas (IoT) têm provocado um aumento na produção dos quiosques self-service. Além disso, a proliferação do mercado dos quiosques self-service também se deve à crescente procura de vários sectores.

De certo modo, os avanços tecnológicos na área do pagamento digital e nas aplicações de segurança também contribuem para o aumento da utilização dos quiosques self-service. Da mesma forma, a crescente adopção de smartphones e tablets, aliada à preferência de pagamento móvel, teve também um impacto positivo no crescimento deste mercado.

Quiosque Self-Service para a loja Bazar Desportivo
Quiosque Self-Service para a loja Bazar Desportivo

Avanços tecnológicos impulsionam crescimento do mercado dos quiosques self-service

Os avanços da tecnologia vieram contribuir para o crescimento do mercado dos quiosques self-service. A adopção dos quiosques de autoatendimento resulta numa maior eficiência e economia de custos, para além de aumentar o envolvimento dos utilizadores.

Já se têm vindo a desenvolver quiosques self-service tecnologicamente avançados para se providenciarem alternativas inovadoras de compras online, de forma a poder-se promover produtos e serviços nas próprias lojas. Além disso, a implementação de soluções tecnologicamente avançadas, como QR Codes, RFID e transacções por smartphones pode ser uma mais valia para o cliente, que se sente ainda mais atraído pelas funcionalidades do quiosque.

Também as crescentes actividades operacionais no mercado dos quiosques self-service, que pretendem influenciar os padrões de consumo dos utilizadores, impulsionam o crescimento deste mercado. A crescente procura por estes quiosques no retalho, na restauração, nas instituições de saúde veio intensificar-se também, uma das razões do crescimento deste mercado.

Uma experiência diferenciadora

De facto, e na era de independência, auto-confiança e empreendedorismo que vivemos, o atendimento self-service tem vindo a alterar a indústria e os negócios. A indústria continua a adaptar-se e, ao mesmo tempo, a reinventar-se. Neste sentido, é premente a implementação das novas tecnologias nos mais variados sectores de actividade.

Quiosques Self-Service para os Serviços de Acção Social (SAS) da Universidade do Porto
Quiosques Self-Service para os Serviços de Acção Social (SAS) da Universidade do Porto

Ciente desta realidade, a PARTTEAM & OEMKIOSKS produz e desenvolve quiosques self-service que poderão proporcionar uma experiência diferente, ágil e prática aos clientes, sendo este um motivo de diferenciação de qualquer negócio. Aliás, são muitas as vantagens dos quiosques self-service:

  • Aumento das vendas;
  • Diminuição do tempo de espera;
  • Satisfação do cliente;
  • Possibilidade de personalização;
  • Rapidez nos processos;
  • Diminuição de erros humanos;
  • Comunicação eficaz;
  • Aumento da receita e da eficiência;
  • Adaptabilidade;
  • Facilidade de pagamento;
  • Possibilidade de uma conectividade móvel;
  • Relatórios em tempo real.

Os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Quiosques Self-Service para Restaurantes (QSR)

Os quiosques self-service traduzem-se num novo paradigma para os restaurantes, na medida em que reduzem a probabilidade de os pedidos estarem errados. Isto, porque parte do processo é feita pelo cliente, ajudando a melhorar o atendimento geral do restaurante.

Tal como é referido no relatório “Self-Service Kiosk Industry Analysis”, “uma vez que filas de espera mais curtas implicam um serviço mais rápido, cria-se uma melhor experiência no restaurante”. Os clientes, desta feita, “serão também mais leais”.

Da mesma forma, “a penetração crescente destes quiosques em restaurantes de serviço rápido, particularmente em países com economias em crescimento, deverá ser um dos principais motores do crescimento deste mercado”.

Os quiosques QSR apresentam benefícios quer para os clientes, quer para os restaurantes. São soluções incontornáveis à modernização destes serviços, que constantemente possibilitam novas funcionalidades, evoluindo com a sociedade e com a economia.

Quiosques self-service de checkout para a Burger King
Quiosques self-service de checkout para a Burger King

Quiosques Self-Service para Hiper e Supermercados

Para além de reduzirem as filas de espera, os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS permitem que os hiper e supermercados consigam reduzir recursos humanos e, portanto, custos, providenciando aos clientes um serviço de qualidade eficaz e mais rápido.

Os quiosques self-service para hiper e supermercados tentam responder às necessidades do consumidor, que deseja obter tudo no “agora”, de forma automatizada e sem perder tempo. Por isso, se um cliente economiza tempo em determinado supermercado, é provável que lá regresse numa outra oportunidade.

Controlo de acessos e bilhética

Nos dias de hoje, os quiosques self-service permitem efectuar o controlo e a gestão de acessos, desde entradas/ saídas de pessoas, aquisição de bilhetes, visualização de horários, informações gerais, leitor de cartões, gestão de assiduidade, etc.

Estes quiosques self-service proporcionam autonomia aos utilizadores e caracterizam-se pela diferenciação e flexibilidade de controlo e redução do tempo tanto de espera, como do próprio serviço.

Com efeito, os quiosques self-service ajudam qualquer negócio a realizar uma melhor supervisão, segurança e gestão das operações. Em simultâneo, os consumidores não perdem tempo em filas de espera e têm mais hipóteses de escolha. Os equipamentos da PARTTEAM E OEMKIOSKS pretendem, deste modo, capacitar os clientes e aprimorar as operações comerciais.

Quiosques Self-Service para os Serviços de Acção Social (SAS) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Quiosques Self-Service para os Serviços de Acção Social (SAS) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Assim, a PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções self-service e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e de cada projecto.

CONHEÇA TODOS OS QUIOSQUES SELF-SERVICE DA PARTTEAM & OEMKIOSKS. CLIQUE AQUI.