Os cinco quiosques multimédia mais úteis no sector da Educação

No sector da Educação e do Ensino, e mesmo nos Serviços de Acção Social (SAS), os quiosques multimédia, os mupis digitais e as mesas interactivas têm um papel fundamental. As funções que podem ser realizadas num quiosque multimédia pela comunidade estudantil já fazem parte das instituições de ensino.

Escolas e universidades têm vindo a implementar, cada vez mais, soluções digitais interactivas para responderem a uma crescente lista de necessidades por parte de alunos e professores. Isto, porque estas soluções podem ser usadas para diversos objectivos: promoção de eventos e formações, transmissão de informações relevantes, realização de aulas e jogos interactivos, exibição de notícias e notificações de segurança, entre outras comunicações.

Tal como a tecnologia está em constante evolução, também o sector da Educação tende a transformar-se. Ora, estas soluções aumentam as conexões entre alunos e professores e promovem o orgulho escolar, sendo um excelente complemento para qualquer instituição de ensino.

Agrupamento de Escolas de Arga e Lima aposta na tecnologia com mesas interactivas CORAL
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima aposta na tecnologia com mesas interactivas CORAL

Muitas instituições de ensino já usam estas tecnologias como forma de aliviar a carga de trabalho, ajudar os alunos e aumentar as receitas. Aliás, as funcionalidades destes equipamentos no sector da Educação são várias:

  • Ponto de informação multimédia para alunos e professores;
  • Impressão de horários de aulas;
  • Compra e aluguer de livros online;
  • Marcação e compra de senhas para a cantina;
  • Carregamento dos cartões de aluno, de modo a facilitar pagamentos;
  • Consulta de notas de exames e horários;
  • Sistema de assiduidade e acessos;
  • Inscrição em determinadas aulas;
  • Compra de material escolar.

Altamente personalizáveis, os equipamentos tecnológicos, que têm um impacto significativo na experiência do aluno e na qualidade de ensino, oferecem novas oportunidades de aprendizagem. Além disso, providenciam uma experiência de utilização familiar a crianças e adolescentes que recorrem aos computadores para pesquisar e consumir informações.

O ambiente interactivo destas tecnologias aumenta também a concentração e a eficiência nas instituições de ensino. Mas são vários os benefícios destes equipamentos:

  • Aprendizagens aprimoradas;
  • Comunicação actualizada e em tempo real;
  • Facilidade de comunicação de notícias e eventos;
  • Partilha de dados;
  • Publicidade e possibilidade de criação de receita;
  • Segurança;
  • Navegação;
  • Pagamentos;
  • Modernidade;
  • Sustentabilidade.
Quiosques digitais para marcação de refeições escolares
Quiosques digitais para marcação de refeições escolares

Tendo em conta a grande variedade de funcionalidades e vantagens das soluções digitais e interactivas para o sector do Ensino e da Educação, existem cinco quiosques especialmente úteis.

1 – Quiosques Self-Service

Os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS visam melhorar o funcionamento dos serviços de qualquer instituição de ensino. Além disso, existem diferentes quiosques para facilitar o desenvolvimento das instituições de ensino e permitir o fornecimento de serviços que agilizam tarefas.

Os quiosques self-service desenvolvidos pela PARTTEAM & OEMKIOSKS proporcionam à comunidade estudantil uma nova forma de atendimento automatizado. Em simultâneo, oferece-se toda uma experiência única, ágil e prática aos utilizadores.

Os quiosques digitais para marcação e compra de refeições escolares (também denominados QRS, como o NOMYU QSR), com pagamentos por cartão multibanco, cartão de aluno e com ligações aos softwares de facturação ou ERP das instituições de ensino, melhoram a experiência de alunos e professores aquando do momento da refeição.

2 – Quiosques Transaccionais ou de Pagamentos

Com os avanços tecnológicos, as soluções de pagamento self-service passam por quiosques interactivos, cada vez mais utilizados no sector da Educação. Estes quiosques possibilitam a diferenciação das instituições de ensino e trazem benefícios quer para a instituição, quer para os alunos. Além disso, reduzem os custos com recursos humanos, tornando o processo mais fácil e autónomo para o utilizador.

O CASHARMOUR da PARTTEAM & OEMKIOSKS, por exemplo, visa automatizar todos os processos de gestão de dinheiro, sem permitir o acesso a pessoas não autorizadas. Com um design moderno que se adequa a qualquer espaço, o CASHARMOUR permite receber e optimizar a devolução de trocos, de forma eficiente e segura.

Consequentemente, as contas sempre serão contabilizadas e geridas sem qualquer tipo de dificuldade.

3 – Púlpitos Digitais

Tendo em conta que as apresentações e conferências tendem a ser vistas como momentos aborrecidos e maçadores, pretende-se, com as soluções digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS, mudar esse paradigma nas instituições de ensino.

O modelo PULPITUM foi, por isso, desenhado para ser usado como uma tribuna ou como púlpito digital. Tem como principal funcionalidade a apresentação de conteúdos multimédia, com a possibilidade de ligar o computador ao monitor.

Este dispositivo, além de tornar o espaço mais elegante e atractivo, torna qualquer discurso numa experiência mais inovadora e dinâmica.

4 – Mesas Interactivas

Recorrendo à Sinalética Digital e com poderosas funções de inclinação, bloqueio e toque, as mesas interactivas promovem o envolvimento, a participação e a criatividade na Educação.

As mesas interactivas, como a CORAL ou a STRONG da PARTTEAM & OEMKIOSKS, dão vida a novas ideias e novos conceitos, fornecendo informações directamente ao utilizador. O facto de convidarem os utilizadores a estar “imersos” no que o equipamento apresenta vem permitir uma melhor comunicação e interacção.

Caso o utilizador tenha de esperar por alguma razão, estes equipamentos acabam também por ser maneiras interessantes de passar o tempo. Assim, são várias as vantagens das mesas interactivas:

  • Interacção;
  • Durabilidade;
  • Conteúdo abrangente;
  • Portabilidade;
  • Personalização;
  • Facilidade de uso;
  • Versatilidade e modernidade;
  • Precisão;
  • Eficácia;
  • Acessibilidade.

5 – Quiosques dispensadores de senhas para gestão de filas

Os sistemas de gestão de filas de espera têm como principais objectivos a ordenação das filas de espera, de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado, a eficiência do atendimento e a imagem do espaço. Além disso, pretendem tornar o processo de espera mais ordenado, simples e, sobretudo, rápido.

Gestão de Filas de Espera para Universidade Europeia - Ensino Superior Lisboa
Gestão de Filas de Espera para Universidade Europeia – Ensino Superior Lisboa

O sistema de gestão de filas QMAGINE da PARTTEAM & OEMKIOSKS, especialmente útil nos Serviços de Acção Social (SAS), apresenta vantagens tanto para o estudante, como para os elementos de gestão de atendimento:

  • Diminuição do tempo de espera;
  • Ordenação, por hora de chegada e tipo de serviço;
  • Optimização de processos internos, libertando tempo e recursos;
  • Modernização das salas de espera e atendimento.

Desta forma, e com quiosques dispensadores de senhas e através de Sinalética Digital/ Corporate TV, garante-se um atendimento eficaz.

Como a utilização de quiosques multimédia e de Sinalética Digital continua a crescer, também o interesse e a necessidade de comunicar e de transmitir informações através destas tecnologias irá continuar a aumentar.

Serviços de Acção Social: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa inova anfiteatros com púlpitos digitais
Serviços de Acção Social: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa inova anfiteatros com púlpitos digitais

A tecnologia é um instrumento de abertura das instituições para o mundo, visto que viabiliza a formação de cidadãos cada vez mais conectados. Assim, a PARTTEAM & OEMKIOSKS continua a desenvolver soluções tecnológicas para o sector da Educação e para a melhoria na qualidade do ensino e experiência do aluno.

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