A evolução tecnológica das farmácias através de quiosques dispensadores de medicamentos drive-thru

Tendo em conta a evolução da sociedade, também as farmácias enfrentam muitos desafios, passíveis de serem solucionados através da inovação tecnológica. A implementação de soluções digitais – como quiosques multimédia, Mupis Digitais, mesas interactivas e Sinalética Digital – visa proporcionar novas experiências para o consumidor moderno, facilitando o seu processo de compra e providenciando maior privacidade.

A sociedade evoluiu, a concorrência cresceu e, como tal, as farmácias deverão saber inovar para acompanhar o complexo e desafiante sector em que operam. Aliás, em muitos países, a recente abertura do mercado farmacêutico às multinacionais do retalho grossista fez-se acompanhar da necessidade de uma revisão ao seu modelo de negócio.

Não é preciso entrar numa farmácia grande para se perceber que o sector consegue atender com mais eficácia quando recorre a soluções informatizadas e/ou automatizadas para operar. Esta automatização dos processos também contribui para a assertividade das actividades, pois não são emitidos pedidos errados nem há possibilidade de existirem imprecisões nos cálculos.

Atendimento Requalificado na farmácia nova de árvore
Atendimento Requalificado na farmácia nova de árvore

A tecnologia desempenha, assim, um papel cada vez mais fundamental na indústria farmacêutica, quer para os profissionais de saúde, quer para os utentes. Além de responder às complexas necessidades dos cuidados de saúde, a tecnologia oferece uma experiência autónoma e personalizada aos utilizadores.

A digitalização da prescrição e da distribuição de medicamentos tem um potencial enorme no que diz respeito à melhoria do atendimento do paciente e à eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ora, o consumo de medicação tem vindo a aumentar, o que implica um melhor e maior aproveitamento das novas tecnologias na transformação das farmácias.

Na verdade, o uso da tecnologia na área da saúde tem vindo a crescer com o recurso aos registos electrónicos. A indústria farmacêutica não é excepção, até porque a tecnologia vem aprimorar o envolvimento do paciente, melhorar os fluxos de trabalho, aumentar a segurança do paciente, reduzir erros humanos e simplificar a comunicação.

Mais do que reduzir custos, as novas tecnologias devem permitir que os farmacêuticos se concentrem em tarefas realmente importantes. Por conseguinte, há um aumento da saúde e do bem-estar dos cidadãos, que são atendidos mais rapidamente. Assim, as farmácias aumentam a sua eficiência de forma geral.

Os benefícios da tecnologia na indústria farmacêutica

O investimento tecnológico é extremamente importante e vantajoso para a indústria farmacêutica nos dias que correm. Mas podemos sintetizar e elencar os benefícios da mesma para este sector:

  • Gestão optimizada do tempo;
  • Menor probabilidade de ocorrência de erros;
  • Atendimento ágil;
  • Melhoria da experiência de compra do cliente;
  • Redução das filas e do tempo de espera;
  • Melhoria da imagem organizativa da farmácia;
  • Transmissão, por parte da farmácia, de confiança e qualidade;
  • Redução de custos;
  • Forma de se destacar da concorrência;
  • Foco em tarefas realmente importantes;
  • Fidelização de clientes;
  • Automatização de tarefas burocráticas.
PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve Dispensador Self-Service de medicamentos para Farmácias
PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve Dispensador Self-Service de medicamentos para Farmácias

Soluções para farmácias da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Serviços Self-Service

As soluções self-service são cada vez mais imprescindíveis na resolução das problemáticas de muitos negócios, como é o caso das farmácias. Para além de satisfazerem os clientes, os equipamentos self-service, como os quiosques multimédia, providenciam autonomia e eficácia.

Os quiosques multimédia self-service permitem uma gestão eficaz e organizada do atendimento, com análise estatística, que proporciona ao operador as ferramentas necessárias para optimizar o serviço.

PHARMA COLLECT

A implementação de soluções digitais e interactivas proporciona novas experiências para o consumidor moderno, que vê o seu processo de compra facilitado. Exemplo disto é o PHARMA COLLECT, o quiosque dispensador de medicamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS para drive-thru.

O PHARMA COLLECT permite que os pacientes possam recolher, de forma simples, rápida e eficaz – sem interacção humana e por drive-thru – os medicamentos prescritos pelo médico.

Gestão das filas de espera

O sistema QMAGINE da PARTTEAM & OEMKIOSKS visa optimizar e requalificar o serviço de gestão de atendimento e filas de espera, especialmente útil nas farmácias.

Este sistema inclui quiosques dispensadores de senhas, que providenciam um atendimento personalizado ao cliente com a impressão de um ticket que inclui o número de senha e tempo estimado de chamada, bem como displays para apresentação de informação e para a chamada das senhas.

Melhore o fluxo de atendimento com as nossas soluções QMAGINE!

Sinalética Digital

A Sinalética Digital disponibiliza soluções dinâmicas e interactivas personalizadas a cada farmácia. Pode ser utilizada para suporte de comunicação comercial ou para transmitir informações ou conteúdo de entretenimento aos clientes.

Uma das soluções usadas para a Sinalética Digital são os painéis LED. Preparados para interior ou exterior, estes painéis são uma excelente ferramenta para captar a atenção dos clientes e aumentar o destaque das farmácias face à concorrência.

Também o video wall é vantajoso neste sentido, uma vez que, sendo uma solução modular, combina vários displays, de moldura extra fina, que juntos formam um painel publicitário de grande formato.

ClusterWall

O ClusterWall da PARTTEAM & OEMKIOSKS visa melhorar a comunicação entre farmácias e pacientes. Isto, porque através do ClusterWall se podem partilhar mensagens, notícias, actualizações, avisos, eventos, anúncios, promoções.

Conectar farmácias e pacientes através de chamadas de vídeo com o ClusterWall
Conectar farmácias e pacientes através de chamadas de vídeo com o ClusterWall

Uma das principais funcionalidades desta plataforma passa pela possibilidade de se fazerem chamadas de vídeo, especialmente úteis para farmácias, tendo em conta a crescente necessidade de se providenciarem consultas à distância.

Com necessidade reduzida de viagens e flexibilidade de agendamento, as chamadas de vídeo através do ClusterWall permitem que os utentes possam efectuar uma série de acções:

  • Consulta remota através de chamada de vídeo, que pode ser no local, isto é, no quiosque multimédia da farmácia;
  • Consulta remota no local que o utente deseja, tendo em conta que, através da leitura do QR Code (que pode estar na montra da farmácia, nas redes sociais da farmácia ou dentro do próprio estabelecimento), pode efectuar a chamada de vídeo quando e onde quiser;
  • Consulta por chamada de vídeo em casa, bastando ao utente guardar o QR Code e aceder ao ClusterWall.

Casharmour

O Casharmour é a tecnologia de pagamentos em dinheiro que automatiza todos os processos de gestão de dinheiro, simplificando de forma rápida e eficiente o seu manuseamento.

Extremamente vantajoso nas farmácias, este sistema de automatização de processos de pagamento e recebimento permite pagamentos seguros, rápidos e sem perdas de tempo.

A eficiência do fluxo de trabalho é especialmente importante numa farmácia, onde os pacientes podem ter um tempo limitado de espera pelo serviço. Felizmente, os avanços tecnológicos estão a criar melhorias nesta indústria.

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES DA PARTTEAM & OEMKIOSKS PARA A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. CLIQUE AQUI.