Uma proposta de inclusão com recurso a loops auditivos

A promoção da acessibilidade constitui uma condição essencial para o pleno exercício de direitos de cidadania consagrados na Constituição Portuguesa. Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS pretende que os seus produtos sejam acessíveis a todos, como acontece com o uso de loops auditivos (hearing loops/telecoil).

As pessoas com acessibilidade condicionada esperam que todos nós utilizemos mecanismos e ferramentas ao serviço da construção de uma sociedade sem barreiras. Por isso, deve haver uma cultura de sensibilização, bem como o envolvimento do maior número de pessoas possível neste propósito.

A missão da PARTTEAM & OEMKIOSKS é o desenvolvimento de produtos e serviços orientados para os consumidores, visando contribuir para a criação de inovação tecnológica e industrial. Além disso, pretende-se criar ferramentas tecnológicas que facilitem e agilizem as tarefas de qualquer indivíduo, adoptando e valorizando práticas de responsabilidade social para a concretização de objectivos.

Como tal, uma das preocupações da PARTTEAM & OEMKIOSKS é a acessibilidade de todos os cidadãos e, por isso, desenhamos e desenvolvemos quiosques multimédia, mupis digitais, mesas interactivas e outras soluções digitais para pessoas com aparelhos auditivos. Assim, os nossos equipamentos podem integrar um loop auditivo (ou hearing loop, em inglês), também conhecido como loop de indução de áudio.

Os loops de audição (hearing loops/telecoil) são colocados nos espaços físicos ou em quiosques e mupis digitais, transmitindo áudio para aparelhos auditivos através de um sinal magnético sem fio, que é recebido pelo aparelho auditivo.

Créditos: Hearing Link | Este é o símbolo associado a um loop auditivo (hearing loop)
Créditos: Hearing Link | Este é o símbolo associado a um loop auditivo (hearing loop)

O que são os loops auditivos (hearing loops/telecoil)?

Os loops auditivos são considerados a tecnologia de audição mais eficaz. Para além de serem de fácil utilização, não necessitam de muita manutenção.

Embora a maioria das pessoas com perda auditiva tenha aparelhos auditivos, estes pouco as ajudam a ouvir claramente em ambientes onde estão várias pessoas.

Um loop auditivo, porém, envia um som claro e puro de um sistema sonoro para o aparelho auditivo do utilizador, sem qualquer distorção ou ruído de fundo.

Ao contrário de outros sistemas de audição assistida que requerem auscultadores, os loops auditivos (hearing loops/telecoil) são a única solução que utiliza a sintonia única para o padrão individual de perda auditiva de cada pessoa, não sendo necessário qualquer equipamento adicional.

Como funciona?

Os loops auditivos (hearing loops/telecoil) recorrem às ondas electromagnéticas invisíveis para transmitir o som directamente para o aparelho auditivo. Por norma, são compatíveis com todos os aparelhos auditivos que possuem um programa “T-setting” ou “telecoil” (ou telebobina, em português).

O sinal de uma fonte de áudio é alimentado num amplificador de loop de indução. O sinal amplificado, por sua vez, é alimentado por um circuito fechado de cabo. A corrente que flui através do loop gera um campo magnético e qualquer linha de fluxo magnético que passe pela telebobina do receptor, como um aparelho auditivo, irá gerar uma corrente que é convertida em áudio e alimentada no ouvido da pessoa.

Os benefícios de um loop de indução de áudio

Para além de eliminar o ruído indesejado, o loop de audição traz uma série de benefícios, tais como os que se seguem:

1 – Custo/Benefício

Para além de não necessitar de muita manutenção depois de ser instalado e optimizado correctamente, este é um sistema económico.

2 – Higiene e conveniência

Como não há necessidade de recolher e/ou devolver um loop auditivo, este sistema é mais higiénico e conveniente.

Os equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS, como quiosques e mupis digitais, podem integrar loops auditivos (hearing loops/telecoil)
Os equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS, como quiosques e mupis digitais, podem integrar loops auditivos (hearing loops/telecoil)

3 – Sem interferências

Uma vez instalados, os loops auditivos optimizados não sofrem interferências ou quebras no sinal.

4 – Acessível a um número ilimitado de pessoas

Imperceptível e passível de ser utilizado por qualquer pessoa com um aparelho auditivo compatível, o loop auditivo pode ter vários utilizadores a usufruir do sistema em simultâneo.

5 – Versatilidade

Os loops auditivos (hearing loops/telecoil) providenciam uma comunicação eficaz e contínua em qualquer tipo de ambientes (auditórios, teatros, locais de culto, salas de aula, salas de reuniões, farmácias, etc.) e equipamentos (nomeadamente mupis digitais e quiosques multimédia).

A importância do loop de audição

Cada vez mais popular e utilizado em todo o mundo, o loop auditivo é uma solução simples que se destaca pelas seguintes características:

  • Não capta sons indesejados, como ruídos e conversas de fundo;
  • Não necessita de um receptor especial;
  • É mais fiável do que outros sistemas, como infravermelhos;
  • Consegue adaptar-se às necessidades específicas do utilizador;
  • Pode também ser utilizado no exterior;
  • Quando não há sinal de áudio, o loop auditivo passa para o modo de poupança de energia;
  • É fácil de instalar;
  • É discreto;
  • O seu volume é ajustável.
Os loops auditivos são considerados a tecnologia de audição mais eficaz
Os loops auditivos são considerados a tecnologia de audição mais eficaz

Os equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Os equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS, como quiosques e mupis digitais, podem integrar loops auditivos (hearing loops/telecoil), uma vez que é uma forma de inclusão.

Neste sentido, e tendo em conta que uma das missões da PARTTEAM & OEMKIOSKS é garantir a acessibilidade de todos os cidadãos, as nossas soluções digitais são ainda adequadas para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada:

  • Quiosques equipados com componentes modulares para plena inclusão de pessoas com limitações físicas;
  • Quiosques incorporados com indicações em Braille, assegurando a acessibilidade a pessoas com limitações visuais;
  • Software YPortal, desenvolvido pela PARTTEAM & OEMKIOSKS, com integração de linguagem gestual, facilitando o acesso a conteúdos multimédia a pessoas com limitações auditivas.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS compromete-se a melhorar continuamente o seu desempenho na gestão da qualidade e desenvolvimento de quiosques e mupis digitais, de forma a promover a comunicação e a fornecer, através da sua tecnologia, ferramentas que dinamizem a igualdade de direitos e acessos.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS.