O que deve saber sobre HSSFI – Haptics & Sense Stimulus Feedback Interaction by PARTTEAM & OEMKIOSKS

Tendo em vista a conexão entre as pessoas e as máquinas, as soluções de sinalética digital e, especialmente, os quiosques multimédia e mupis digitais de exterior oferecem, cada vez mais, experiências interactivas ricas e dinâmicas. Por isso, os interfaces tácteis ou hápticos devem ser a grande aposta destas soluções, cuja principal característica diferenciadora é a possibilidade de existir um feedback táctil. Neste sentido, é possível recorrer a sensações corporais para promover processos ou acções.

As tecnologias sensoriais e hápticas (também conhecidas como sensações tácteis geradas através da electrónica) estão por todo o lado nos dias que correm, desde telemóveis a dispositivos médicos, sistemas de entretenimento, quiosques multimédia e mupis digitais. Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS criou para os seus produtos um conceito de HSSFI – Haptics & Sense Stimulus Feedback Interaction by PARTTEAM & OEMKIOSKS, de forma a apelar aos sentidos dos utilizadores e para que a sua experiência seja aprimorada.

Criando uma nova dimensão sensorial aos quiosques multimédia e aos mupis digitais, a tecnologia sensorial e háptica oferece aos utilizadores uma maneira nova, mais intuitiva e humana de interagir com interfaces e de se conectar com as marcas e produtos que estes equipamentos representam.

O feedback vibro-táctil é fundamental para a melhoria da experiência do utilizador
O feedback vibro-táctil é fundamental para a melhoria da experiência do utilizador

Na tecnologia háptica, cada sinal eléctrico é interpretado pelo computador para executar um processo ou acção. Por sua vez, a interface háptica também envia um sinal ao órgão ou corpo humano.

Mais do que dar a conhecer algo novo, a PARTTEAM & OEMKIOSKS pretende, através dos quiosques e mupis digitais para exterior, implementar tecnologia sensorial e háptica para envolver ainda mais os utilizadores e exponenciar o seu feedback e a sua interacção com os equipamentos. Desta forma, podemos estar perante uma experiência “viciante”, tendo em conta certos elementos patentes nas soluções digitais, tais como os que se seguem:

  • Sons aquando do toque do utilizador no display (o que implica displays sensíveis ao toque e ícones auditivos);
  • Pop-ups no display;
  • Call to action visuais;
  • Call to action sonoros
  • Vibrações ao toque;
  • Notificações no display enquanto o utilizador faz uso do mesmo.

O feedback vibro-táctil também é fundamental para a melhoria da experiência do utilizador, sendo em simultâneo uma forma de comunicação.

Especialmente útil em cenários de realidade aumentada e realidade virtual (como nos jogos), o feedback vibro-táctil traz ao utilizador a sensação de sentir o que está a ver, de forma intensa e visceral.

Implementar tecnologia sensorial e háptica pode incluir pop-ups no display
Implementar tecnologia sensorial e háptica pode incluir pop-ups no display

Interacções Multissensoriais

Quando interagimos com os objectos, podemos usar todos os nossos sentidos e, por isso, ter uma interacção multissensorial. Deste modo, os equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS conseguem proporcionar uma experiência atraente ao consumidor e uma maior eficácia do DOOH (Digital Out-of-Home), isto é, dos meios de comunicação digital que se encontram em locais públicos.

Assim, combinando o feedback de dois ou mais sentidos, e com HSSFI – Haptics & Sense Stimulus Feedback Interaction by PARTTEAM & OEMKIOSKS, o utilizador experimenta uma sensação de “prazer” ao utilizar o software/equipamento, podendo, em alguns casos, condicionar a sua “adição” ao produto.

Aliás, as marcas que aprimoram as campanhas com o uso de um ou mais sentidos têm mais sucesso no que concerne a chamar a atenção do público, uma vez que conseguem trazer um elemento de surpresa e uma dimensão única à publicidade DOOH.

Por conseguinte, será possível para qualquer marca, através da interacção multissensorial, envolver os consumidores num nível emocional mais profundo, construir lealdade e diferenciar-se da concorrência.

Para além disso, e como o utilizador pode não se limitar à visão para percepcionar a informação que está a receber, tem um melhor entendimento do que o rodeia e das mensagens que se pretendem transmitir.

Créditos: Snoezelen | Quando interagimos com os objectos, podemos usar todos os nossos sentidos
Créditos: Snoezelen | Quando interagimos com os objectos, podemos usar todos os nossos sentidos

Ciente desta realidade, a PARTTEAM & OEMKIOSKS investe no design multissensorial e de feedback, que reconhece que as pessoas experimentam e reagem ao espaço de muitas maneiras.

A Sinalética Digital

Intimamente relacionada com a tecnologia háptica e com interacções multissensoriais está a sinalética digital, cujos conteúdos multimédia (imagens, vídeos, notícias, conteúdos web) devem despertar a atenção das pessoas, cativando-as.

Para que os utilizadores possam ter uma visão mais precisa dos conteúdos transmitidos, é possível recorrer a imagens dinâmicas de alta qualidade que mostram cor e textura. O zoom detalhado e as funcionalidades de 360 graus também são uma mais valia, na medida em que criam uma experiência imersiva. Também o som e a música, se estivermos a falar de conteúdos em vídeo ou de áudios, criam um clima mais envolvente para os utilizadores.

As soluções tecnológicas com sinalética digital oferecem assim, por diversas vezes, experiências multissensoriais no contexto de visitas a museus, por exemplo, sobretudo a nível visual e auditivo, acessíveis a grande parte da população.

O futuro da tecnologia háptica e sensorial

A tecnologia háptica, configurada para oferecer um conjunto de experiências emocionais baseadas nos sentidos, é o futuro. Esta tecnologia usa feedback táctil, como vibração sofisticada, para envolver de forma intensa os utilizadores.

De certa forma, a tecnologia háptica permite-nos conectar as pessoas ao que se está a transmitir, através do envolvimento digital. Há, assim, toda uma experiência mais rica e realista para os consumidores.

Também o som cria um clima mais envolvente para os utilizadores
Também o som cria um clima mais envolvente para os utilizadores

Quanto à tecnologia sensorial, esta é igualmente importante, na medida em que os nossos sentidos acabam por ter uma influência maior na percepção das pessoas do que se julga.

A tecnologia em si é algo que está em constante evolução e que trará, certamente, novos benefícios para a sociedade, proporcionando novas ferramentas práticas e eficientes.

A preocupação em proporcionar experiências atractivas, dinâmicas e interactivas aos utilizadores é, cada vez mais, uma realidade e as soluções interactivas da PARTTEAM & OEMKIOSKS, nomeadamente HSSFI – Haptics & Sense Stimulus Feedback Interaction by PARTTEAM & OEMKIOSKS, ajudam a proporcionar estas experiências.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS.