A importância das apps e dos softwares instalados em mupis digitais para os municípios

Nos dias de hoje, mais de metade da população vive em áreas urbanas e espera-se que esse número venha a aumentar nos próximos anos. Tal implica a procura por novos serviços, bem como o desenvolvimento da própria cidade. Neste sentido, as tecnologias de informação e comunicação desempenham um importante papel na conexão dos recursos e na conexão entre os cidadãos e as cidades. Um software como o YPortal da PARTTEAM & OEMKIOSKS vem contribuir, assim, para o desenvolvimento das Smart Cities.

Perante o acentuado crescimento tecnológico, e tendo em conta o uso crescente de smartphones e tablets, assiste-se também a uma expansão das apps. Para além de as aplicações facilitarem a consulta de informações e a comunicação entre as pessoas, são também uma mais valia para os municípios, que recorrem a soluções tecnológicas para que os cidadãos possam manter o estilo de vida que actualmente lhes é proporcionado pelas tecnologias de informação.

Mupi Digital PLASMV para Angra do Heroísmo
Mupi Digital PLASMV para Angra do Heroísmo

Softwares como o YPortal da PARTTEAM & OEMKIOSKS, que também já está disponível como aplicação mobile (APP YPortal), visam fomentar a interacção entre os municípios e os cidadãos, assim como divulgar variadas informações, quer sejam sobre transportes ou serviços públicos, quer sejam sobre agenda cultural, hotelaria, restauração, atracções turísticas, eventos, etc. Ao mesmo tempo, fornecem as ferramentas necessárias para melhorar as comunicações internas e a produtividade, contribuindo para que as cidades sejam mais inclusivas.

Neste sentido, as apps e os softwares disponibilizados pelos municípios para os cidadãos têm sido importantes na modernização das comunidades, permitindo que as cidades consigam responder a múltiplos objectivos, tais como os que se seguem:

  • Aumento da satisfação dos cidadãos;
  • Atracção de investimento empresarial;
  • Promoção dos municípios como destinos turísticos de eleição;
  • Aumento das receitas e da visibilidade;
  • Inovação e diferenciação;
  • Promoção do desenvolvimento sustentável;
  • Conexão entre os cidadãos e a cidade.
Mupis Digitais PLASMV para Beja
Mupis Digitais PLASMV para Beja

As Smarts Cities

As Smart Cities são locais que implementam projectos estruturados num determinado espaço urbano, que recorre à tecnologia tendo em vista a gestão urbana e a acção social.

Uma das formas de promover a inclusão e de garantir que os cidadãos se conectem é através dos dispositivos móveis e da Internet. Ora, tal pode ser feito com recurso a aplicações instaladas no telemóvel ou a softwares instalados em mupis digitais dispersos pela cidade.

Os benefícios das aplicações e dos softwares para os municípios

Através de apps e de softwares como o YPortal, qualquer município consegue contribuir para o desenvolvimento das Smart Cities e posicionar-se de forma disruptiva e diferenciadora face aos outros.

Neste sentido, podemos destacar três grandes benefícios, quer para municípios, quer para cidadãos.

1 – Melhoria da comunicação

As apps e softwares são ferramentas essenciais para que se promova uma conexão entre os municípios e a comunidade. É uma forma mais simples, dinâmica e interactiva de partilhar informações relevantes.

Actualizações municipais, notícias, horários dos serviços da cidade, informações sobre eventos, parques e guias de actividades recreativas são algumas das comunicações que podem ser transmitidas através da APP YPortal ou do software YPortal, passível de ser instalado em qualquer mupi digital.

Mupi digital para Câmara Municipal de Montalegre
Mupi digital para Câmara Municipal de Montalegre

2 – Acesso imediato a informações municipais

As ferramentas tecnológicas mencionadas permitem que qualquer pessoa possa aceder às informações partilhadas em qualquer local e a qualquer hora, o que faz com que os cidadãos consigam estar a par de tudo o que se passa quase instantaneamente.

3 – Promoção da participação cívica

Qualquer município consegue evoluir e crescer quando os cidadãos possuem as ferramentas certas para receber informações importantes e se envolverem ainda mais na vida da comunidade.

O software YPortal da PARTTEAM & OEMKIOSKS

O software YPortal integrado nos quiosques multimédia e mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS apoia a transformação digital das Smart Cities e relaciona cidadãos com cidades, municípios, freguesias e serviços.

Na era da tecnologia, a acessibilidade à informação é um factor decisivo perante um público que procura cada vez mais informação. Com alinhamento nas últimas tendências de design, funcionalidades e tecnologia, a solução YPortal da PARTTEAM & OEMKIOSKS representa um valor acrescentado para qualquer cidade e, consequentemente, para os cidadãos.

O software YPortal da PARTTEAM & OEMKIOSKS apoia a transformação digital das Smart Cities
O software YPortal da PARTTEAM & OEMKIOSKS apoia a transformação digital das Smart Cities

Esta aplicação desempenha funcionalidades inovadoras que vão ao encontro das tendências tecnológicas que vivemos actualmente e, ao mesmo tempo, fornece informações relevantes procuradas pelo utilizador.

Notícias, eventos, percursos, pontos de interesse, informação de redes sociais e contactos são apenas algumas das informações que o YPortal consegue disponibilizar.

Dotado das mais evoluídas tecnologias e pensado para satisfazer as necessidades de informação dos cidadãos, o YPortal presta informações úteis seguindo um critério de proximidade, privilegiando as opções que o utilizador tem mais perto de si e em total integração com o telemóvel e/ou smartphone.

Gestão remota de conteúdos

Além disso, conteúdos como vídeos, imagens e textos são distribuídos remotamente via rede. Pode ser escolhida a transmissão em tempo real ou a transmissão programada.

Os conteúdos específicos podem ser transmitidos repetidamente em datas e horários programados ou em períodos de tempo estipulados.

A APP YPortal

O YPortal, em versão de aplicação para telemóvel, está cada vez mais perto dos cidadãos e visa simplificar a comunicação, proporcionando experiências únicas e transmitindo e agregando sentimentos de alegria e satisfação aos utilizadores.

Disponibilizando uma série de funcionalidades que permitem ao utilizador interagir e conhecer melhor o município, esta APP para municípios funciona em total integração com o smartphone, dando a possibilidade de partilhar com terceiros as suas experiências e memórias.

A APP YPortal presta informações úteis que lhe permitem conhecer melhor o município. Sugestões de locais para experimentar os pratos típicos, sugestões de alojamentos, de actividades e de passeios são algumas das informações da aplicação que promove o bem-estar e a beleza da sua cidade.

A APP YPortal presta informações úteis que permitem ao cidadão conhecer melhor o município
A APP YPortal presta informações úteis que permitem ao cidadão conhecer melhor o município

Além disso, também na APP YPortal pode adicionar algum local, actividade, informação, rota ou mapa à sua lista de favoritos.

Eis algumas das vantagens da APP para municípios:

  • Comunicação em tempo real;
  • Acessibilidade;
  • Interactividade;
  • Elevado desempenho;
  • Partilha de momentos;
  • Facilidade de uso;
  • Promoção da conexão entre o município e os cidadãos;
  • Alertas de avisos e emergências.

A promoção de novas tecnologias para a melhoria da qualidade de vida passa pela, assim, pela concretização de um ecossistema adequado à criação de inovações, nomeadamente nos espaços urbanos.

A tecnologia é um instrumento de abertura das instituições para o mundo, visto que viabiliza a formação de cidadãos cada vez mais conectados. Assim, a PARTTEAM & OEMKIOSKS continua a desenvolver soluções tecnológicas para os municípios, no sentido de promover o bem-estar e a comunicação entre todos.

REDESCUBRA A SUA CIDADE COM O SOFTWARE YPORTAL. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.