Como melhorar a experiência do cliente nos cafés

Perante o desenvolvimento tecnológico e tendo em conta as mudanças nos comportamentos e nas preferências dos consumidores, são muitas as soluções tecnológicas que um café pode adoptar para melhorar a experiência do cliente no estabelecimento. Estas soluções têm vindo a revolucionar os serviços de diversas áreas e sectores, que providenciam melhores condições aos clientes.

Tendo em conta a autonomia e o envolvimento que oferecem aos clientes na tomada de decisões de compra, estas soluções tecnológicas podem (e devem) ser aproveitadas nos cafés, tendo em conta que a excelência no atendimento é crucial para o sucesso do negócio. Assim, é necessária, por parte dos cafés, uma adaptação ao comportamento de consumo dos clientes, que passa muito pelo digital.

A pensar nas necessidades dos consumidores, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem vindo a desenvolver uma série de soluções tecnológicas que oferecem tranquilidade para os operadores, não só ao nível do atendimento, como ao nível da facturação.

Quiosques self-service

Os quiosques de autoatendimento estão a surgir rapidamente em diversos espaços, pelo que podem ser uma mais-valia para os cafés. Com os quiosques self-service (QSS), os cafés podem disponibilizar uma experiência diferente, ágil e prática aos clientes.

Para além de reduzirem a probabilidade de os pedidos estarem incorrectos, também melhoram o atendimento geral do café.

Quiosques self-service
Com os quiosques self-service, os cafés podem disponibilizar uma experiência mais completa aos clientes

A pensar nas necessidades dos consumidores, os QSS da PARTTEAM & OEMKIOSKS funcionam de um modo muito simples. O cliente selecciona o que deseja, escolhe os produtos no quiosque, paga com o método de pagamento pretendido e recebe a factura com um número de pedido. Em todos os pontos de venda existe um monitor com os números dos pedidos em processamento ou prontos para entrega, através de uma solução de Digital Signage (em português, Sinalética Digital). Já no que concerne ao estabelecimento propriamente dito, e após a aceitação do pedido, este entra em modo “preparação”, ficando a informação disponível para o cliente. Mal o pedido fica concluído, o operador do café pressiona o botão “pronto” no tablet ou smartphone, sendo o cliente automaticamente notificado através do monitor que a sua refeição pode ser recolhida. Opcionalmente, quando o pedido fica “pronto” e se o cliente optou por ser notificado via SMS, o sistema envia uma SMS directamente ao cliente para que possa deslocar-se ao café e levantar o pedido.

CASHARMOUR – O sistema de automatização de processos de pagamento e recebimento

O CASHARMOUR é um sistema de gestão automática de pagamentos concebido pela PARTTEAM & OEMKIOSKS. Uma das funcionalidades deste sistema é a automatização de todos os processos de gestão de dinheiro sem permitir o acesso a pessoas não autorizadas. Ideal para cafés, esta solução visa melhorar a eficiência do negócio, a produtividade do pessoal e o serviço ao cliente.

Esta solução permite ainda diversos métodos de pagamento (MB Way, móvel, cartões, numerário, entre outros) e é possível a integração com qualquer POS ou plataforma.

Casharmour
O CASHARMOUR é um sistema de gestão automática de pagamentos concebido pela PARTTEAM & OEMKIOSKS

Na vanguarda da automatização, o CASHARMOUR, para além de receber e cobrar os pagamentos dos clientes, dá troco e faz automaticamente o balanço de caixa no final do dia e/ou turno. Também o CASHARMOUR Dash pode ser fulcral para os cafés, na medida em que possibilita a análise de dados estatísticos e de transacções que estão a ser feitas em tempo real.

Trestle – Quiosque Portátil

Mas outras soluções digitais e dinâmicas existem, como é o caso do Trestle – Quiosque Portátil, da PARTTEAM & OEMKIOSKS, através do qual se podem divulgar conteúdos digitais de forma versátil, rápida e móvel. 

Esta é uma plataforma que tem como principal função a disseminação de conteúdo multimédia (desde publicidade a informações institucionais e a entretenimento) e que pode ser usada como ponto de informação ou sinalização digital num café.

Esta solução, para além de ser portátil e facilmente transportável por uma só pessoa, foi desenvolvida com tecnologias de ponta (com possibilidade da superfície superior ser totalmente em vidro); pode ser usada com displays de tecnologia SAW (Surface Acoustic Wave), infravermelhos ou mesmo ProCap (Projected Capacitive Technology); e pode utilizar ecrãs de alto brilho para produzir uma imagem legível mesmo à luz do sol.

Trestle – Quiosque Portátil
O Trestle divulga menus e outras informações úteis de forma mais atractiva e interactiva

No caso dos cafés, esta acaba por ser a solução perfeita, pois divulga menus e outras informações úteis de uma forma mais atractiva e interactiva do que a tradicional, melhorando a comunicação com clientes (ou potenciais clientes). Em simultâneo, cria experiências inovadoras e substitui panfletos e cartazes (apostando também na sustentabilidade), tornando a comunicação mais dinâmica.

Mas quais são, afinal, as vantagens destas soluções para os cafés?

Perante as soluções já apresentadas, podemos elencar os inúmeros benefícios das mesmas para os cafés:

 1 – Experiências dinâmicas para o cliente

Estes equipamentos proporcionam uma experiência mais dinâmica e interactiva para o cliente, que não precisa de esperar em filas e acaba por sentir que tem mais controlo perante o pedido.

2 – Novo paradigma para os cafés

Estas soluções reduzem a probabilidade de os pedidos estarem errados, uma vez que parte do processo é feito pelo cliente, melhorando o atendimento geral do estabelecimento.

3 – Interactividade e personalização

Com a utilização destes equipamentos tecnológicos, e no que concerne aos quiosques self-service mais especificamente, há a possibilidade de alterar a visualização e os menus de forma rápida e sem custos associados. Além disso, há uma visualização melhorada das imagens dos menus e do que cada um representa, assim como mais informação e detalhes sobre os menus.

4 – Diminuição do tempo de espera

Não há nada pior do que entrar num café e ver uma longa fila de pessoas à espera. Desta forma, ter qualquer um dos equipamentos referidos no estabelecimento é a melhor forma de contornar este problema e de atrair mais clientes. Também o tempo de espera pelo pedido é reduzido, uma vez que tudo funciona de forma mais rápida e eficaz.

Queue Management
Com estas soluções tecnológicas, acabam-se as filas de espera

5 – Maior precisão no pedido

Quando os clientes inserem as suas escolhas nos quiosques, estas chegam de forma mais imediata aos funcionários, o que aumenta a rapidez na sua preparação e, consequentemente, na entrega do pedido. Tal acaba por ajudar os proprietários do estabelecimento, pois economizam energia e dinheiro, ao mesmo tempo que se reduz o número de pedidos esquecidos ou de pedidos que foram anotados de forma incorrecta, por exemplo.

6 – Aumento do volume de vendas

O cliente acaba, inconscientemente, por gastar mais dinheiro quando utiliza este método, visto que, para registar o pedido, percorre todo o menu digital e visualiza produtos disponíveis, potenciando a compra de artigos em que nem tinha pensado antes.

7 – É mais sustentável

Estas soluções são muito importantes no que diz respeito à sustentabilidade, pois reduzem (ou eliminam) a necessidade de se imprimir folhetos ou menus.

8 – Customer Experience (em português, Experiência do Cliente)

Com o aumento da velocidade aquando do processamento de pedidos, os clientes sentem-se mais satisfeitos, o que leva à fidelização dos mesmos para com o café.

9 – Aumento dos pedidos diários

A automatização dos processos veio tornar tudo mais rápido. Assim, quanto mais rápida for a transacção, maior será a quantidade de pessoas que pode passar no café em determinado período.

10 – Optimização do tempo e do serviço dos funcionários

Apesar de haver quem acredita que estas tecnologias podem ameaçar postos de trabalho, tal não é uma realidade. Muitos cafés procuram funcionários qualificados e com vontade de ficar. Recorrendo a estes serviços, os proprietários dos estabelecimentos podem, inclusivamente, agilizar os processos de recepção dos pedidos e optimizar a presença dos funcionários, de forma a que estes consigam realizar tarefas mais importantes – que provavelmente não poderiam realizar nas horas de ponta.

11 – Pagamentos self-service mais rápidos

As soluções com pagamentos self-service, como o CASHARMOUR, possibilitam a diferenciação entre concorrentes e trazem benefícios quer para o cliente, quer para o prestador do serviço, nomeadamente em termos de flexibilidade e do controlo e redução do tempo. Para além disso, tornam o processo mais fácil e autónomo para o utilizador. Estas experiências personalizáveis suavizam o acto de compra, providenciando ferramentas necessárias para um atendimento eficaz, rápido e sem interrupção no processo da venda.

CASHARMOUR
O CASHARMOUR traz benefícios para o cliente e para o prestador do serviço

Assim, apesar do investimento inicial que estes equipamentos podem acarretar, há um excelente retorno do investimento. À medida que a reputação do serviço rápido e eficaz cresce, também a base de clientes aumenta, o que gera mais receita.

Diminua as filas no atendimento. Ofereça mais comodidade para o cliente. Modernize o seu café!

A PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e projecto.

SAIBA MAIS AQUI.