Design Thinking: Como impactar positivamente a experiência dos seus clientes nas filas de espera

E se pudesse tornar as aborrecidas filas de espera que todos os seus clientes reclamam, na melhor experiência de atendimento que eles já tiveram através do design? É sobre isto que vamos abordar neste artigo.

As pessoas estão cada vez mais cansadas de esperar: esperar para pagar uma conta, esperar para estacionar o carro, esperar para ser atendido e a lista continua. O drama da espera existe e é cada vez mais real. Contudo, quando algo corre bem também existe menos probabilidade das pessoas falarem sobre isso. Concorda?

Nós estamos presentes no mercado dos sistemas de gestão de filas há mais de vinte anos e através da nossa experiência e feedback contínuo com os nossos clientes, sabemos que é possível impactar positivamente e aumentar os resultados de satisfação e experiência nos serviços.

Artigo relacionado: 4 Dicas para melhorar a qualidade no atendimento através da gestão de filas

A ideia é simples: proporcionar um impacto positivo no atendimento, para que o utilizador crie um relacionamento emocional com o serviço, sentindo-se bem e satisfeito.

E o Design Thinking é importante para a experiência porquê?

Não sabemos se conhece o conceito, mas o objetivo principal do Design Thinking é encontrar soluções criativas e inovadoras que possam satisfazer as necessidades dos clientes e, para isso, é muito importante escutar ativamente o que eles têm para dizer.

Por acaso já escutou o que os seus clientes têm para dizer? O que eles acham do seu serviço? Como pode melhorar?

Na PARTTEAM & OEMKIOSKS levamos muito a sério estas questões e a aproximação que a tecnologia pode proporcionar com os clientes. Por isso, em todos os nossos projetos acompanhamos ativamente o que se passa e ajudamos a encontrar a solução mais eficaz para si e para os seus clientes.

Assim, mais motivação será aplicada e consequentemente melhores resultados serão obtidos, uma vez que todos se sentem parte do sucesso do projeto.

Como sabe os serviços são produtos intangíveis que têm impacto expressivo no quotidiano das pessoas. Por consequência, o cliente está cada vez mais exigente, autónomo e disperso numa variedade de opções de escolha. Logo, o cliente exige das organizações soluções mais visuais, criativas e amigáveis, ou seja, busca por experiências mais significativas.

Por exemplo: Quando vamos a um café e identificamos que existe wi-fi gratuito, queremos simplesmente conectar e pronto. É “chato” ter que passar por outros processos como pedir a palavra-passe ao funcionário, não acertar na digitação, pedir outra vez. É frustrante e por vezes, acabamos mesmo por desistir. Não é?

No entanto, existem outros estabelecimentos que entendem essa necessidade e facilitam o processo, tornando visível em todos os cantos qual é a palavra-passe. Não precisamos de perguntar a ninguém e a experiência acontece de forma mais agradável. Qual é a nossa tendência? Voltar a este café e não ao outro.

Para que o serviço seja bem-sucedido ele precisa estar perfeitamente harmonizado com as necessidades dos seus clientes. Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS utiliza ferramentas tecnológicas apropriadas para analisar e entender o mercado, as suas oportunidades, expectativas, bem como fornecer aos utilizadores todas as informações de que eles necessitam. Por exemplo, o tempo em que eles estão à espera, as últimas novidades, etc.

A divisão QMAGINE BY PARTTEAM & OEMKIOSKS analisa o comportamento do utilizador e desenvolve um sistema à medida. Com uma vasta gama de soluções tecnológicas que respondem a todo o tipo de necessidades das instituições e serviços: desde sistemas de gestão de filas, corporate tv, sinalética digital, menu boards, video walls, entre outros serviços.

Estes sistemas garantem um aumento na satisfação do seu serviço, uma redução da perceção do tempo de espera, otimização da produtividade dos seus funcionários, a contínua modernização do espaço, a recolha de dados estatísticos e o aumento da qualidade do ambiente envolvente.

Lembre-se: a experiência é um acontecimento único para cada indivíduo. Portanto, é muito importante estudar todas as etapas da experiência do seu cliente e observar em que momento pode haver um impacto positivo durante esse processo.

Quer conhecer melhor as nossas soluções para gestão de filas ?

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DE GESTÃO DE FILAS. CLIQUE AQUI.