Mupis Digitais para Interior e para Exterior: As principais diferenças

A sinalização digital é cada vez mais importante nos dias que correm, estimando-se que este mercado possa crescer com um Compound Annual Growth Rate – CAGR (em português, Taxa de Crescimento Anual Composta) de 7,3 % nos próximos quatro anos. Esta realidade é, para além de vantajosa, versátil. Isto, porque pode ser utilizada quer no interior, quer no exterior.

A crescente adopção de produtos de sinalização digital está a criar mais e melhores soluções disponíveis no mercado, até porque existem em diferentes formas e tamanhos. Mas as distinções são várias, principalmente quando falamos em espaços fechados e em espaços ao ar livre, que apresentam desafios para a sinalização digital e para a publicidade no geral. Não obstante, as principais diferenças entre estes dois ambientes residem, sobretudo, nos objectivos da própria sinalização, no hardware, no tipo de público a que se destinam os mupis digitais e na interactividade. Seguem-se alguns exemplos.

Os objectivos

Por norma, os mupis digitais para outdoor procuram atrair a atenção do público-alvo, o que resulta numa determinada resposta por parte do mesmo. O principal objectivo da sinalização digital externa é informar e dar a conhecer os negócios, a marca, os serviços e produtos aos cidadãos. Há a intenção de transmitir uma mensagem para uma observação rápida e clara.

Mupi Digital Exterior - PlasmV

No que concerne à sinalização digital interna, esta visa, essencialmente, transmitir informações mais pessoais e específicas, normalmente dentro de um departamento, local ou instituição.

O público-alvo

A sinalização digital externa vem abordar o cidadão na rua, que se depara, sem querer, nos equipamentos e nas informações que o mesmo transmite, podendo não lhe atribuir grande importância. Perante isto, os mupis exteriores precisam de chamar a atenção do público com mensagens que cativam, de forma a manter as pessoas interessadas o máximo de tempo possível.

Em espaços interiores, os cidadãos já não se deparam com os equipamentos. Pelo contrário, sabem, normalmente, o que esperar e mostram-se mais interessados e motivados pelas mensagens transmitidas.

De certa forma, é possível afirmar que a sinalização digital externa é uma forma de atrair os cidadãos e de os preparar para os propósitos da sinalização digital interna.

A interactividade

Apesar de a interactividade estar presente no interior e no exterior, esta é mais apropriada em locais fechados, já que é normal que os seus monitores possuam recursos interactivos, possibilitando a resposta a pedidos, entretenimento e navegação. Tendo em conta que a interactividade faz com que tudo pareça mais pessoal, acaba por combinar melhor com os ambientes internos.

Apesar disso, a interactividade também está presente no exterior. São exemplo os mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS que permitem, entre outras funcionalidades, tirar selfies. Para além de apresentarem publicidade dinâmica, os equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS permitem ainda uma interacção imersiva.

 

Mupi Digital Interior - Crisalys

O hardware

Os requisitos de um ambiente interno são de fácil compreensão, uma vez que há um controlo total do ambiente, para além de haver uma certa estabilidade. Após a configuração da sinalização digital, não existem preocupações significativas com o brilho ou com o ambiente externo e respetivas intempéries.

No exterior, por sua vez, existem vários cuidados que se devem ter. Nos dias mais ensolarados, por exemplo, o brilho deve ser aumentado de forma a combater a luz solar. À medida que escurece, este deve ser ajustado – se possível, de forma automática. Factores semelhantes que não se possam controlar, como são exemplo as alterações climáticas ou atos de vandalismo, influenciam as opções de hardware externas.

Um outro aspecto fulcral é a diferença entre os monitores LCD e os monitores LED. São várias as diferenças que se podem apontar, mas a que mais se destaca é a que se relaciona com o facto de as telas LCD se destinarem a ambientes internos. Os monitores LED são mais utilizados no exterior, até porque podem exibir o mesmo conteúdo durante um maior período de tempo. Na verdade, o mais importante nos sistemas externos é o controlo da temperatura. Aliás, a PARTTEAM & OEMKIOSKS possui um sistema proprietário – CROXTHERM® – para gestão térmica e arrefecimento dos displays. Este controlo é essencial para:

  • Prevenir manchas;
  • Garantir bons níveis de desempenho;
  • Assegurar uma longa duração dos componentes integrados.

Pese o facto de os objetivos, o público-alvo ou até o próprio conteúdo das mensagens serem diferentes nos dois ambientes, são igualmente essenciais. O que importa é que as mensagens sejam transmitidas de forma a chamar a atenção dos cidadãos.

CONHEÇA OS NOSSOS MUPIS DIGITAIS. CLIQUE AQUI.