O contributo dos Suportes Urbanos para Informação (SUPI) para a mobilidade sustentável

O planeamento urbano é uma tarefa complexa que requer variadas informações urbanas. A necessidade de assistência na execução de tarefas relacionadas com o planeamento urbano levou ao desenvolvimento de sistemas de informação urbana e, consequentemente, de Suportes Urbanos para Informação (SUPI), que em muitos casos são também digitais e, portanto, denominados Suportes Urbanos para Informação Digital (SUPI-D).

Para uma mobilidade sustentável e para um planeamento urbano bem conseguido, é importante incentivar as pessoas a trocar o automóvel particular por meios de transportes mais sustentáveis. Mas não basta incentivar o uso de bicicleta ou de transportes públicos. É necessário criar condições para que esta transição possa acontecer.

Neste sentido, os Suportes Urbanos para Informação (SUPI) centralizam e mediam informações distintas extraídas de dados urbanos. Por seu turno, essas informações podem ajudar a população a ter conhecimento de comunicações relevantes e a facilitar as tomadas de decisão.

Quiosque Self-Service: Venda de Bilhetes para Yellow Bus - Turismo
Quiosque Self-Service: Venda de Bilhetes para Yellow Bus – Turismo

À medida que as cidades se desenvolvem e crescem, as opções de transportes públicos evoluem e os cidadãos e turistas podem enfrentar algumas dificuldades quando se querem deslocar de um ponto para outro. No entanto, com as soluções da PARTTEAM & OEMKIOSKS, tal situação deixa de ser um problema. Com os Suportes Urbanos para Informação (SUPI), as informações podem chegar aos munícipes de forma mais rápida e eficaz em mupis digitais ou quiosques self-service.

Tendo em conta que as cidades são epicentros socioeconómicos com uma grande actividade humana, é preciso que se criem condições tecnológicas para a monitorização da mobilidade.

Perante o desenvolvimento das Smart Cities, um paradigma inevitável ao progresso, inseparável da modernização da mobilidade urbana, surge a necessidade de apostar na tecnologia para garantir um amanhã melhor.

A construção de novos paradigmas de desenvolvimento urbano, com foco no modelo das cidades inteligentes, marca uma intervenção estratégica em diversas áreas relacionadas com a mobilidade, ambiente, energia, empreendorismo, criatividade e inovação social.

E é neste contexto das Smart Cities que surgem os Suportes Urbanos para Informação (SUPI). Exemplo disso são os quiosques self-service de venda de bilhetes de autocarros da PARTTEAM & OEMKIOSKS, por exemplo, que conectam as transportadoras com a administração pública, providenciando informação estatística e detalhada, enquanto reduzem custos financeiros e concentram a atenção humana em áreas de maior relevância.

RIVER - Inovadora Paragem de Autocarro Digital
RIVER – Inovadora Paragem de Autocarro Digital

Os transportes públicos reduzem a poluição visual, sonora e atmosférica das cidades modernas. No entanto, a adesão a esses meios de transporte passa pela automatização dos serviços e pelos Suportes Urbanos para Informação Digital (SUPI-D).

Os Suportes Urbanos para Informação (SUPI) da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Na presente era digital, a mobilidade urbana acompanha os avanços na tecnologia. Com efeito, a PARTTEAM & OEMKIOSKS, através dos seus Suportes Urbanos para Informação Digital (SUPI-D), oferece experiências únicas, reais ou virtuais à população.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS promove, através dos seus produtos, sistemas de desenvolvimento e produção de soluções urbanas inovadoras para cidades inteligentes.

Paragens de autocarro inteligentes

A integração de novas tecnologias está a tornar as paragens de autocarro mais inteligentes. As paragens de autocarro inteligentes, para além de melhorarem a experiência do transporte público para os passageiros, contribuem para a criação de cidades mais inteligentes e ecologicamente correctas.

As paragens de autocarro inteligentes são, então, interactivas e repletas de funcionalidades, tais como:

  • Possibilidade de aquisição de bilhetes;
  • Fornecimento de rotas;
  • Publicidade;
  • Wi-Fi;
  • Internet;
  • Consulta de informações.

Quiosques self-service de bilhética

Os quiosques self-service para aquisição de bilhetes de autocarro integram um conceito global de cidades inteligentes, amigas dos habitantes locais e turistas. Os benefícios da reabilitação urbana dos transportes são um sucesso comprovado pelas cidades mais desenvolvidas do mundo.

Emissão de passes na hora com quiosque EXDALI da PARTTEAM & OEMKIOSKS
Emissão de passes na hora com quiosque EXDALI da PARTTEAM & OEMKIOSKS

O principal objectivo destes quiosques é facilitar aos passageiros regulares e ocasionais o uso do transporte público.

Além disso, os quiosques self-service para bilhética permitem um serviço muito mais rápido, com menos custos e em qualquer lugar. As vantagens são, assim, visíveis para clientes e empresas.

Os quiosques de bilhética da PARTTEAM & OEMKIOSKS podem obter diferentes configurações, são altamente ágeis, sendo possível integrar aplicações e outros componentes, como impressoras, leitores de cartões, webcam, teclados, etc.

Estes quiosques são desenvolvidos à medida, personalizados e pensados para se envolverem com o ambiente que os rodeia. São fáceis e intuitivos de utilizar, o que gera benefícios como:

  • Venda de bilhetes;
  • Controlo de acessos;
  • Redução de filas de espera;
  • Redução dos recursos humanos envolventes;
  • Experiência personalizada;
  • Possibilidade de fazer pagamentos com Visa, MBWAY, entre outros.
Mupi Digital PLASMV para Angra do Heroísmo
Mupi Digital PLASMV para Angra do Heroísmo

As vantagens dos Suportes Urbanos para Informação (SUPI)

Os Suportes Urbanos para Informação (SUPI), e mais propriamente os Suportes Urbanos para Informação Digital (SUPI-D) não só contribuem para a melhoria da satisfação dos passageiros, como também potenciam o surgimento das Smart Cities.

Com o crescimento acentuado das áreas urbanas, os Suportes Urbanos para Informação (SUPI) apresentam-se como um contributo fulcral para a mobilidade sustentável, para além de apresentarem outras vantagens, nomeadamente:

  • Economização de tempo;
  • Maior satisfação por parte dos passageiros;
  • Promoção da sustentabilidade;
  • Redução do tempo de espera;
  • Maior orientação;
  • Conveniência;
  • Redução dos recursos humanos envolventes;
  • Segurança;
  • Novos fluxos de receita.

Tendo como objectivo o desenvolvimento e a produção de soluções urbanas inovadoras e integradas, a PARTTEAM & OEMKIOSKS pretende potenciar as cidades no mercado das Smart Cities com produtos e serviços inovadores, como é o caso dos Suportes Urbanos para Informação (SUPI).

Em suma, a disponibilização de informação e esta forma autónoma de interagir com as novas tecnologias assume uma importância fundamental em variados sectores.

Quiosques multimédia para requisitar um táxi
Quiosques multimédia para requisitar um táxi

A PARTTEAM & OEMKIOSKS continua, assim, a desenvolver soluções que contribuem para a mobilidade sustentável e para a melhoria na qualidade do atendimento e experiência do cidadão.

SAIBA MAIS SOBRE OS SUPORTES URBANOS PARA INFORMAÇÃO DIGITAL (SUPI-D) DA PARTTEAM & OEMKIOSKS. CLIQUE AQUI.