O futuro dos quiosques self-service

Na era da digitalização, da independência, da auto-confiança e do empreendedorismo, o atendimento self-service tem vindo a mudar a indústria e os negócios. Neste sentido, os quiosques self-service – agora mais robustos e resistentes – estão a ser cada vez mais utilizados pelos mais variados sectores de actividade.

Permitindo aos clientes fazer pedidos de forma autónoma, e muitas vezes sem necessidade de contacto, os quiosques self-service (QSS) apresentam diferentes formatos e tamanhos, incluindo uma série de funcionalidades – desde ecrãs touch a activação por voz, aquisição de bilhetes, pagamentos e recebimentos, entre outras.

Os QSS melhoram o atendimento e a experiência do cliente, para além de oferecerem serviços versáteis, o que traz benefícios quer para o cliente, quer para as empresas, daí a sua importância para o futuro dos negócios. Depois, não só permitem o up-selling, como oferecem informações adicionais sobre determinada marca e respectivos produtos.

A urgência da implementação dos quiosques self-service faz com que estes equipamentos sejam o futuro de muitos negócios, nomeadamente por oferecerem eficiência e uma melhor interacção com o cliente.

Quiosque digital self-service para pagamentos em campos de golfe na Dinamarca
Quiosque digital self-service para pagamentos em campos de golfe na Dinamarca

Com os QSS da PARTTEAM & OEMKIOSKS, o seu negócio conseguirá oferecer uma experiência diferente, ágil e prática aos seus clientes e esta poderá ser a diferenciação de que precisa em relação à sua concorrência. Além disso, proporcionam um atendimento mais personalizado e tornam a experiência do cliente mais visual, agradável e funcional. Os quiosques self-service para restaurantes, por exemplo, têm um impacto muito positivo nas receitas e no lucro dos restaurantes, pelo que se entende o aumento do interesse e da utilização destes quiosques nos últimos anos. Também os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS para hiper e supermercados são uma mais valia, pois conseguem reduzir custos e providenciar aos clientes um serviço de qualidade, rápido e eficaz. Os quiosques para controlo de acessos e bilhética também acabam por ser uma solução imprescindível e versátil nos dias de hoje – segura, eficaz e rápida.

Na verdade, os QSS são um fenómeno interessante, na medida em que alteram o comportamento do cliente, que acaba por comprar mais se tiver à sua disposição uma solução de autoatendimento que apresente diversas possibilidades e funcionalidades.

Os displays destes equipamentos fornecem uma experiência lúdica, divertida e envolvente, além de trazerem a possibilidade de personalização, a comodidade e a privacidade ao utilizador – que não se sente constrangido em pedir exactamente aquilo que deseja e não corre o risco de sentir qualquer tipo de falha na comunicação.

Tecnologia self-service para aeroportos franceses
Tecnologia self-service para aeroportos franceses

Qual é o futuro dos QSS?

Com o ritmo acelerado da evolução tecnológica, maior será o investimento em quiosques self-service, que terão ainda mais funcionalidades. A integração móvel com QSS será aprimorada e expandida e os avanços em tecnologia também aumentarão a disponibilidade e a fiabilidade destes equipamentos.

Mas mais poderemos esperar no que aos quiosques self-service diz respeito:

  1. Estes quiosques irão impulsionar o marketing local, mais precisamente com o uso de gateways de pagamento;
  2. Os equipamentos self-service irão permitir que se alie, ainda mais, o mundo físico ao mundo digital. Um exemplo desta situação é a possibilidade de pedir, pagar e recolher produtos;
  3. Os quiosques self-service poderão responder aos padrões de compra em tempo real, o que quer dizer que as empresas e/ou marcas poderão ter mais acesso a dados e actualizações, de forma a compreender melhor as necessidades dos clientes;
  4. Os quiosques de autoatendimento poderão exibir informações de outras marcas, empresas e/ou parceiros;
  5. Prevê-se que o mercado global de quiosques de autoatendimento possa crescer com um Compound Annual Growth Rate – CAGR de 10,16% entre 2020 e 2023;
  6. Estima-se que a Europa e a América do Norte sejam os principais utilizadores de quiosques self-service entre 2018 e 2026.
Quiosques digitais self-service para venda de bilhetes no shopping
Quiosques digitais self-service para venda de bilhetes no shopping

Os quiosques de autoatendimento são considerados os mais recentes elementos de tecnologia inteligente e responsiva. Graças às novas plataformas e às novas tecnologias, estes equipamentos poderão ser elementos fundamentais da transformação digital para todo o tipo de empresas.

Com os QSS, os utilizadores contam com uma experiência mais integrada e conectada aquando da realização de uma compra. As marcas, por sua vez, conseguem comercializar com mais eficácia e obter retornos mais elevados.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e projecto.

CONHEÇA AQUI OS NOSSOS QUIOSQUES SELF-SERVICE.