Por que deve adoptar sistemas de gestão de filas?

As filas de espera podem ser frustrantes para as pessoas, o que não é adequado para qualquer tipo de negócio. Segundo uma pesquisa da American Express, os clientes estão dispostos a esperar cerca de 13 minutos, após os quais perdem a paciência e o interesse e começam a desenvolver experiências negativas. A solução é o uso de sistemas de gestão e optimização de filas.

Assim, a gestão de atendimento tem como principais objectivos a ordenação das filas de espera, de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado, a eficiência do atendimento e a imagem do espaço. Além disso, visa tornar o processo de espera mais ordenado, simples e, sobretudo, rápido, proporcionando também sistemas que analisam e melhoram o fluxo de visitantes.

Kinda Home com gestão de filas e tecnologia interactiva
Kinda Home com gestão de filas e tecnologia interactiva

Os sistemas de gestão de filas foram, assim, projectados tanto para o cliente, como para a empresa que recorre ao serviço. Útil para todos os sectores, uma gestão inteligente de filas de espera pode ser a chave para o sucesso de qualquer negócio.

Tendo em conta que vivemos na era da tecnologia da informação e comunicação, com cidadãos mais exigentes e conscientes e que pretendem mais qualidade, rapidez e eficácia nos serviços, a excelência no atendimento pode ser o diferenciador competitivo e o principal factor na fidelização do cliente, no crescimento das vendas, na evolução de empresas, na avaliação de desempenho das instituições, entre outros factores.

Que benefícios advêm dos sistemas de gestão de filas?

Os sistemas inteligentes de gestão de filas garantem uma melhor organização de serviços, optimizam processos de atendimento e acabam com as tradicionais filas de espera, o que se traduz num maior conforto no atendimento, quer para clientes, quer para funcionários. Mas as vantagens são inúmeras:

  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Redução da percepção do tempo de espera;
  • Gestão e organização do atendimento;
  • Optimização da produtividade dos funcionários;
  • Atendimento organizado;
  • Maior produtividade e eficiência operacional;
  • Redução da taxa de desistência;
  • Melhoria na qualidade do serviço;
  • Melhor imagem organizativa;
  • Diminuição das reclamações;
  • Modernização do espaço;
  • Aumento da receita;
  • Simplificação da comunicação;
  • Criação de um ponto diferencial em relação à concorrência.
Sistema de gestão de filas para a Estores Bandarra
Sistema de gestão de filas para a Estores Bandarra

Um bom atendimento é cada vez mais importante para as organizações, pelo que a equipa QMAGINE da PARTTEAM & OEMKIOSKS continua a desenvolver diferentes soluções tecnológicas, no sentido de responder às necessidades mais urgentes do mercado.

Gestão de filas por senha

A gestão de filas por senha da PARTTEAM & OEMKIOSKS responde a todas as configurações de atendimento, independentemente das áreas de negócio, desde um sistema básico a uma solução empresarial mais sofisticada, que pode envolver diferentes intervenientes. Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS não só proporciona o serviço através de quiosques multimédia, como através de uma aplicação móvel que, de forma rápida e intuitiva, irá facilitar e optimizar a gestão de atendimento/fila de espera.

Neste sentido, com os quiosques dispensadores de senhas, a espera será organizada e eficaz, traduzindo-se na satisfação por parte do cliente.

Centro de Saúde de Carvide melhora o seu sistema de gestão de filas de espera
Centro de Saúde de Carvide melhora o seu sistema de gestão de filas de espera

Fila única

Também o sistema de atendimento para gestão de filas linear da PARTTEAM & OEMKIOSKS é ideal para serviços rápidos e para longas filas de espera, uma vez que assenta na lógica de atendimento “primeiro a chegar, primeiro a ser atendido”. De cada vez que um balcão de atendimento está livre, o operador carrega no botão de chamada, sendo apresentado no display o número do balcão disponível para o atendimento.

Tirar senhas online

Com o QMAGINE Slip Online da PARTTEAM & OEMKIOSKS estará a disponibilizar aos clientes um maior conforto, uma vez que este evita aglomerados de pessoas nas zonas de espera. Com a emissão da senha via online, apenas tem de se registar na plataforma QMAGINE Slip Online, tirar a senha (onde é apresentada ao cliente a informação dos serviços disponíveis, do número de pessoas em espera e do tempo médio de atendimento para cada serviço) e esperar pela chamada.

Alerta por SMS

A PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu também o QMAGINE SMS, um serviço que pode ser integrado nos sistemas de gestão de filas. O objectivo é tornar a experiência dos seus clientes ainda melhor, com uma solução mais simples. Para usufruir deste serviço, o utilizador apenas terá de disponibilizar o contacto de telemóvel no momento da emissão da senha, para que possa receber a informação de aproximação de atendimento.

Guimarães Cityfy: Emissão de senhas à distância - gestão de filas QMAGINE by PARTTEAM
Guimarães Cityfy: Emissão de senhas à distância – gestão de filas QMAGINE by PARTTEAM

Em primeiro lugar, o cliente deve escolher o serviço em que pretende ser atendido. Em seguida, e após a selecção do serviço, o cliente deve disponibilizar o número de telemóvel para o qual pretende receber a notificação. Finalmente, quando estiver a aproximar-se a sua vez, o cliente irá receber uma SMS com a indicação para se dirigir até ao local de atendimento.

Recolha de dados estatísticos

Para além dos serviços já mencionados, e através do serviço de recolha e análise de dados estatísticos da PARTTEAM & OEMKIOSKS, poderá acompanhar e gerir o seu desempenho, transformando os comentários em análises de dados. Os gráficos e as tabelas intuitivas ajudam a identificar problemas e a descobrir as suas causas, de forma a validar futuras melhorias e acções sem esforço.

Em suma, com os sistemas de gestão de filas, os clientes saem mais satisfeitos, sem terem de esperar. Além disso, uma empresa consegue diferenciar-se da concorrência, bem como optimizar o tempo de espera dos clientes.

COLORFOTO aposta nos sistemas de gestão de filas QMAGINE
COLORFOTO aposta nos sistemas de gestão de filas QMAGINE

As soluções interactivas da PARTTEAM & OEMKIOSKS continuam a expandir-se globalmente, com inúmeras soluções personalizadas, adaptadas a cada projecto, que contribuem significativamente para a expansão das empresas e seus clientes.

CONHEÇA AQUI AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA GESTÃO DE FILAS.