O papel fundamental dos quiosques self-service no controlo de fronteiras

Agilizar a segurança e garantir a eficiência no controlo de fronteiras são dois dos principais propósitos dos quiosques self-service. Ao mesmo tempo, pretende-se que as pessoas vivenciem uma experiência rápida e agradável com a ajuda de sistemas de autoatendimento.

Este autoatendimento nos aeroportos acaba por ser uma espécie de resposta ao aumento do número de passageiros e aos desafios referentes às restrições de capacidade. Para lidar com o número crescente de passageiros, os aeroportos podem, então, procurar a automação, de forma a providenciar flexibilidade aos passageiros.

Os quiosques self-checkin para aeroportos desenvolvidos pela PARTTEAM & OEMKIOSKS podem fornecer mais autonomia aos passageiros, que podem fazer o check-in do seu voo e a impressão dos respectivos cartões de embarque sem terem de esperar numa longa fila. Ou seja, os passageiros têm um controlo (quase) total das suas viagens. Aliás, cerca de 95% dos aeroportos já estão a investir em equipamentos tecnológicos que promovam uma maior interacção entre os passageiros e as companhias aéreas.

Mas há outras vantagens destes quiosques self-service, nomeadamente no controlo de fronteiras. Tendo em conta que o novo regulamento do Sistema Europeu de Entrada/Saída (EU-EES) irá exigir identificação do rosto e impressão digital (dados biométricos) de migrantes nas fronteiras do espaço Schengen, por exemplo, prevê-se um aumento dos tempos de espera nos aeroportos. Neste sentido, o uso de quiosques self-service nas fronteiras será essencial para que estas operações sejam feitas de forma eficaz e sem demoras.

Os quiosques de autoatendimento revelam-se também uma solução ideal quer para autoridades de fronteira, quer para aeroportos e passageiros, na medida em que optimizam o espaço do aeroporto, reduzindo as filas de espera e melhorando a experiência dos passageiros.

Ao mesmo tempo que os passageiros realizam certos procedimentos de forma mais autónoma, os funcionários conseguem dedicar-se a tarefas mais importantes sem terem de se preocupar, por exemplo, com a aquisição biométrica na fronteira.

Com a possibilidade de estas operações serem feitas sem contacto físico, os quiosques da PARTTEAM & OEMKIOSKS garantem ainda a qualidade de captura das imagens faciais e cumprem estritamente os requisitos do EU-EES.

Tecnologia ao serviço da produtividade nos Aeroportos
Tecnologia ao serviço da produtividade nos Aeroportos

ONGON: O quiosque self-checkin da PARTTEAM & OEMKIOSKS para aeroportos

De modo a facilitar a autonomia nos aeroportos, a PARTTEAM & OEMKIOSKS produziu e desenvolveu o quiosque self-service ONGON.

Para além de o check-in do voo e a impressão do cartão de embarque poderem ser feitos em segundos, o quiosque ONGON destaca-se pelas suas múltiplas funcionalidades:

  • Check-in com leitor de passaporte e cartão de cidadão;
  • Assinatura digital;
  • Possibilidade de fazer chamadas de vídeo para pedir informações;
  • Câmera motorizada com ajuste vertical automático;
  • Luz LED superior, que ajuda a iluminar o rosto da pessoa tornando o sistema de reconhecimento facial mais preciso.
A tecnologia ao serviço da produtividade nos aeroportos com o quiosque self-service ONGON
A tecnologia ao serviço da produtividade nos aeroportos com o quiosque self-service ONGON

O processo de check-in do quiosque funciona de forma simples, incluindo apenas quatro etapas.

Na primeira etapa, deve-se localizar o quiosque da companhia aérea onde está localizado o voo e escolher o idioma. Na segunda etapa, deverá encontrar a sua reserva, o que pode ser feito de várias maneiras: inserindo o passaporte ou cartão de cidadão; através do número do voo ou da leitura do código de barras do bilhete electrónico, dispositivo móvel ou cartão de embarque. A terceira etapa diz respeito ao próprio check-in e à possibilidade de inserir dados pessoais. Também pode escolher um lugar disponível ou aceitar os sugeridos. Na quarta e última etapa, os cartões de embarque serão impressos no quiosque.

Versátil e dinâmico, o quiosque self-service ONGON possui uma câmera motorizada que sobe e desce e se ajusta à altura do utilizador, adaptando-se a qualquer pessoa. Para facilitar a sua utilização, o ONGON dispõe ainda de uma elevação mecânica da estrutura que suporta os seus componentes, para que os utilizadores possam usar o quiosque de forma confortável e ergonómica.

Além disso, são vários os benefícios do ONGON:

  • Maior precisão;
  • Redução da probabilidade de se cometer erros com os próprios dados;
  • Sem longas filas;
  • Rapidez;
  • Autonomia dos utilizadores;
  • Atendimento eficaz;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Funcionários com mais tempo para atendimento personalizado;
  • Mais pessoas atendidas num curto espaço de tempo.
Tecnologia Self-service para Aeroportos Franceses
Tecnologia Self-service para Aeroportos Franceses

As vantagens dos quiosques self-service para o controlo de fronteiras

Os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS podem ser adaptados às necessidades de cada projecto, com a garantia de máxima segurança e protecção. Mas são várias as vantagens que podem ser destacadas com o uso destes equipamentos:

1 – Custos

Os sistemas automatizados representam uma boa relação custo-benefício. Os quiosques self-service, por norma, exigem níveis mais baixos de investimento do que os modelos tradicionais. Além disso, são mais flexíveis e não precisam de grande manutenção.

2 – Privacidade

Nenhuma informação pessoal é armazenada.

3 – Optimização de processos

Estes quiosques são extremamente vantajosos na medida em que, para além de evitarem filas, reduzem em 60% o tempo de espera nas fronteiras.

Quiosque Interactivo para o Aeroporto Internazionale di Napoli
Quiosque Interactivo para o Aeroporto Internazionale di Napoli

4 – Uma ajuda extra para as autoridades

A PARTTEAM & OEMKIOSKS pretende que os seus quiosques tenham um valor acrescentado no controlo das fronteiras. Por isso, usa biometria de última geração e produz equipamento com base nas necessidades das autoridades envolvidas no projecto, com o grande intuito de melhorar a segurança e a protecção das fronteiras.

5 – Satisfação dos passageiros

Intuitivos e de fácil utilização, os quiosques da PARTTEAM & OEMKIOSKS são uma mais valia para qualquer passageiro, incluindo famílias que viajam em grupo ou aqueles que precisam de maior acessibilidade. Podendo ser configurados em qualquer idioma, estes equipamentos também reduzem, de forma significativa, o tempo de espera na fronteira em mais de 60%, tornando os passageiros mais felizes e satisfeitos.

6 – Aeroportos modernos

O design elegante e moderno dos quiosques permite que os aeroportos optimizem as filas e reduzam o espaço do terminal em mais de 50%. Além disso, proporcionam uma imagem de modernidade.

Com vários anos de experiência, a PARTTEAM & OEMKIOSKS disponibiliza uma vasta gama de soluções e produtos tecnológicos para o sector da aviação e para o controlo de fronteiras em particular, que necessita de ferramentas e soluções interactivas que facilitam e tornem os processos automatizados.

CONHEÇA AS NOSSAS SOLUÇÕES PARA AEROPORTOS. CLIQUE AQUI.