O que são as Smart Cities e quais os seus benefícios?

Assim como se pode assistir ao crescimento da população, também se pode constatar um aumento percentual da população urbana, o que exige novas e melhoradas soluções para os principais serviços e infraestruturas das cidades, como os transportes, a energia, a saúde, a água, a gestão de resíduos.

Tendo também em conta que as cidades consomem cerca de 80% dos recursos do mundo e que ocupam apenas 2% dos recursos do território global, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) desempenham, aqui, um papel fundamental na conexão desses recursos e na garantia de sustentabilidade ambiental, social e económica.

Ora, as smart cities (ou cidades inteligentes) recorrem a estas tecnologias para fornecerem aos cidadãos as melhores soluções para as suas necessidades diárias e para se garantir um futuro melhor e com mais oportunidades. Além disso, reduzem os custos operacionais e o consumo de recursos da cidade, gerando novas oportunidades de negócios e aumentando a atractividade da cidade.

Mupi Interactivo NOMYU instalado no concelho de Carregal do Sal
Mupi Interactivo NOMYU instalado no concelho de Carregal do Sal

Deste modo, a construção de paradigmas de desenvolvimento urbano, com foco no modelo das smart cities, marca uma estratégia de intervenção em diversas áreas relacionadas com o ambiente, a mobilidade, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação social.

O que transforma uma cidade numa cidade inteligente?

Apesar de existirem três grandes características capazes de definir aquilo que são as smart cities, nomeadamente a infraestrutura física e técnica, a monitorização ambiental e a capacidade de resposta e serviços inteligentes para os cidadãos, existem outras particularidades:

  • A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC);
  • A automatização e controlo de edifícios;
  • O planeamento urbano eficiente;
  • A mobilidade urbana e os transportes públicos sustentáveis;
  • As tecnologias aplicadas à educação;
  • A preocupação ambiental;
  • A gestão inteligente dos resíduos sólidos;
  • Os dados compartilhados (open data);
  • O sistema de comércio electrónico;
  • O uso de mupis digitais, quiosques multimédia e de outras soluções tecnológicas (DOOH);
  • A transparência entre governos e cidadãos;
  • As tecnologias aplicadas à saúde.
DOOH para Casa do Professor, em Braga
DOOH para Casa do Professor, em Braga

Mas quais são as vantagens das smart cities?

Mais de quatro mil milhões de pessoas vivem nas cidades e espera-se que dois terços da população mundial se mudem para as cidades até 2050. Com efeito, a cidade acaba por ter de se adaptar também aos seus habitantes, por forma a responder às suas necessidades e a proporcionar mais conforto e produtividade para cidadãos e empresas. Além disso, pretende-se diminuir o consumo energético e reduzir as emissões de CO2:

Assim, são muitos os benefícios das smart cities:

  • Permitem melhor qualidade de vida: além de fornecerem acesso Wi-Fi gratuito, melhoram a imagem da cidade, transformando-a num local apelativo para visitar, viver e trabalhar;
  • Melhoram a mobilidade e o fluxo de transportes da cidade, fornecendo horários de transporte público e informações sobre as atracções locais;
  • Promovem a sustentabilidade ao simplificar e aumentar o uso dos transportes públicos que, por sua vez, melhoram a qualidade do ar;
  • Garantem a segurança, alertando para incidentes que possam ocorrer;
  • Com a publicidade (DOOH), aumentam o fluxo de rendimento e promovem o crescimento de negócios locais;
  • Tornam a cidade mais segura;
  • Promovem a conectividade entre as pessoas.
Município de Loures: Artéria tecnológica com mupi digital da PARTTEAM & OEMKIOSKS
Município de Loures: Artéria tecnológica com mupi digital da PARTTEAM & OEMKIOSKS

A hegemonia do DOOH na era digital

O DOOH ou Digital Out of Home diz respeito aos meios de comunicação digital que se encontram em locais públicos para fins publicitários ou informativos. Estão, normalmente, localizados em locais de maior tráfego ou intensa movimentação urbana, de modo a chamar a atenção do público envolvente. Assim sendo, e para o sucesso deste tipo de comunicação, em muito contribuem as soluções tecnológicas da PARTTEAM & OEMKIOSKS, como os mupis digitais, os quiosques multimédia, as mesas interactivas, entre outras.

O sistema Wi-Fi dos equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS funciona como um ponto de acesso, na medida em que o software AP (access point) permite levar o sinal de Internet a áreas em que a cobertura original proporcionada por um router é limitada. O mesmo acontece com o carregamento USB, presente nos quiosques e útil nas mais diversas circunstâncias.

Também a actualização de conteúdos em tempo real – através de um clique – vem modernizar a cidade. As tradicionais cabines telefónicas dão agora lugar a novos e modernos produtos, como é exemplo o NOMYU CityLink.

NOMYU CityLink
A combinação das tradicionais necessidades, conjugadas com as mais contemporâneas, resulta no concepção de um inovador produto, o NOMYU CityLink

O futuro é, deste modo, tecnológico e a PARTTEAM & OEMKIOSKS em muito contribui para esta realidade, quer seja através de paragens inteligentes, cujos quiosques self-service de venda de bilhetes de autocarros conectam as transportadoras com a administração pública, providenciando informação estatística e detalhada, quer seja através do aluguer de bicicletas, em que os quiosques interactivos efectuam automaticamente a correspondência do utilizador, sendo possível gerir as actualizações de cada cartão no que se refere às bicicletas utilizadas, assim como as rotas efectuadas. Também com o mercado dos veículos eléctricos (EV) a crescer, os consumidores precisam de uma forma conveniente, fiável e acessível para carregar o veículo eléctrico fora de casa de uma forma segura e fácil. Para tal, a PARTTEAM & OEMKIOSKS produziu e desenvolveu quiosques interactivos para este propósito.

As tecnologias das cidades inteligentes fornecem, consequentemente, uma plataforma que permite um diálogo bidireccional entre os cidadãos e a própria cidade. E é no diálogo e na diversidade que o progresso ganha espaço.

Smart Stops
Os quiosques multimédia beneficiam o dia-a-dia das pessoas, nomeadamente no aluguer de bicicletas

A inovação das smart cities está em todo o lado, pelo que quase todas as grandes cidades têm adoptado, pelo menos, alguns atributos de cidade inteligente. Isto, porque o investimento a longo prazo terá certamente retorno, não apenas em termos de satisfação do cidadão, mas também em termos de sustentabilidade e solidez financeira.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA PARTTEAM & OEMKIOSKS PARA SMART CITIES. CLIQUE AQUI.