O valor dos quiosques multimédia para as empresas

A utilização de quiosques multimédia no ambiente empresarial é cada vez mais recorrente. Muitas empresas estão a aproveitar este tipo de tecnologia interactiva para desenvolver uma comunicação mais eficiente com os seus clientes. Os quiosques interactivos e a sinalização digital têm-se revelado uma forma moderna de fornecer informações ao cliente, ao mesmo tempo que tornam os serviços mais convenientes, precisos e eficazes.

Desde a redução de custos até à melhoria da comunicação e da satisfação do cliente, os quiosques multimédia podem aprimorar os negócios de várias formas. Quando uma empresa oferece aos clientes a possibilidade de usar um ecrã interactivo no seu estabelecimento, acaba por aliar a comodidade à interacção pessoal e, em simultâneo, moderniza o negócio.

Os quiosques multimédia estão a tornar-se assim, de forma muito célere, parte integrante da estratégia de marketing de uma organização, tendo em conta as variadas vantagens e características que apresentam.

Tribunais com quiosques multimédia
Tribunais equipados com quiosques multimédia da PARTTEAM & OEMKIOSKS

O que é um quiosque multimédia?

Um quiosque multimédia é um equipamento de hardware com software integrado especializado, cujas principais funções passam por fornecer informações úteis e permitir que os utilizadores realizem transacções (em qualquer empresa e sector).

Estes quiosques têm como principal característica o autoatendimento, o que quer dizer que qualquer pessoa pode obter os seus produtos e serviços de forma independente. Com o uso destes quiosques, os clientes acabam por ter experiências mais positivas, sem terem de esperar em longas filas.

Com efeito, prevê-se que a receita do mercado dos quiosques multimédia possa chegar, em 2025, aos 40 mil milhões de euros, aproximadamente.

Quais as funções destes quiosques?

Ninguém gosta de esperar em longas filas para ser atendido. Para além da perda de tempo, os utilizadores ficam saturados e não têm uma experiência positiva. Neste sentido, os quiosques multimédia acabam com a frustração dos clientes, apresentando diversas possibilidades a empresas e utilizadores, como:

  • Efectuar pagamentos (o quiosque self-service SELFCASHY e o CASHARMOUR da PARTTEAM & OEMKIOSKS são dois exemplos de quiosques multimédia que garantem a eficiência do negócio, a produtividade do pessoal e o serviço ao cliente);
  • Fornecer informações;
  • Fazer pedidos;
  • Comprar produtos;
  • Mapas e Wayfinding (o software QMAGINE Wayfinder da PARTTEAM & OEMKIOSKS é um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, tácteis, entre outros, que permite orientar as pessoas a encontrar o seu caminho dentro de grandes superfícies);
  • Publicidade;
  • Gestão de filas;
  • Impressões;
  • Entretenimento;
  • Acesso à Internet.
Longas filas
Os quiosques multimédia acabam com as longas filas de espera

Para além das funções que, por si só, são vantajosas, os quiosques multimédia têm inúmeros benefícios:

  • Custos reduzidos;
  • Mais eficiência;
  • Atendimento ao cliente mais eficaz;
  • Aumento nas vendas;
  • Melhoria na experiência de compra dos clientes;
  • Mais interacção com o cliente;
  • Aumento da satisfação do funcionário;
  • Rapidez no retorno de investimento;
  • Actualizações de comunicação em tempo real;
  • Garantia da privacidade e segurança do consumidor;
  • Pouca necessidade de manutenção;
  • Maior precisão (nomeadamente se se tratar de pedidos);
  • Flexibilidade e personalização;
  • Velocidade;
  • Fidelização dos clientes.
Quiosques multimédia para requisitar um táxi
Quiosques multimédia para requisitar um táxi

Tendo em conta todas estas funções e benefícios, importa fazer referência ao tipo de quiosques multimédia existentes. Consoante a função, podemos ter diversos tipos de quiosques.

Que tipos de quiosques multimédia existem?

Os quiosques multimédia conseguem alavancar a tecnologia que permite a implantação flexível de mensagens de marketing que podem informar, entreter e interagir com os clientes.

Mas existem vários tipos de quiosques (que podem ser, desde logo, para o interior ou para o exterior).

1. Quiosques transaccionais

Os quiosques transaccionais são adaptados para efectuar transacções e pagamentos, de um modo simples, eficaz e rápido.

Com os avanços da tecnologia e, consequentemente, das preferências dos consumidores, as soluções de pagamento e transacções por autoatendimento passam agora por quiosques – utilizados em variados sectores, desde fornecedores de serviços públicos a governos e universidades.

É exemplo o sistema de gestão automática de pagamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS, CASHARMOUR, que se adapta a qualquer tipo de negócios e que automatiza todos os processos de gestão de dinheiro.

Quiosque transaccional
Quiosque transaccional self-service IMPACTV para o QATAR

2. Quiosques self-service

Nesta era de independência, auto-confiança e empreendedorismo, o atendimento self-service tem vindo a alterar a indústria e os negócios. A indústria continua a adaptar-se e, ao mesmo tempo, a reinventar-se. Tornou-se, então, urgente a implementação destas novas tecnologias nos vários sectores de actividade, como no comércio, na restauração, na saúde, etc. Com os quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS, o seu negócio conseguirá oferecer uma experiência diferente, ágil e prática aos seus clientes e esta poderá ser a diferenciação que precisa em relação à sua concorrência.

Também com os quiosques self-service pode proporcionar mais comodidade, diminuir as filas de espera, melhorar a experiência do cliente e, ainda, aumentar as vendas.

Quiosque self-service
Escola Secundária Camilo Castelo Branco com quiosques self-service

3. Quiosques para banca

A inovação dos serviços financeiros passa pela virtualização do atendimento ao cliente. Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve soluções adaptadas à banca e à melhoria dos respectivos serviços financeiros.

Com o desenvolvimento da tecnologia e a virtualização progressiva da banca, surgiu a necessidade de evoluir os tradicionais ATM para SSBK, disponibilizando-se mais serviços num só terminal. Os SSBK viabilizam a apresentação de uma plataforma virtual mais completa e amiga do utilizador, enquanto fornecem inúmeros componentes que ampliam significativamente a gama de serviços.

Para além de permitirem um serviço ininterrupto e próximo do cliente, os quiosques para banca proporcionam redução de custos e autoatendimento com assistência remota.

Artigo relacionado: O futuro dos bancos é digital

Quiosque para banca
A PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolve soluções adaptadas à banca

Quiosques multimédia em todos os sectores

Os quiosques multimédia visam melhorar as experiências e a satisfação dos clientes, pelo que quase todos os sectores da sociedade podem aproveitar os benefícios destas soluções tecnológicas. Os sectores da indústria, restauração, saúde, turismo e hotelaria, transportes públicos, banca, cinema, administração pública, educação e cultura são alguns dos beneficiários.

Conheça as nossas soluções para os diversos sectores!

Como se fabricam os quiosques multimédia?

Para fabricar quiosques multimédia é necessário, em primeiro lugar, reflectir sobre o design conceitual. Através de design thinking, os designers da PARTTEAM & OEMKIOSKS criam soluções à medida das necessidades de cada projecto e ideia. Esta é uma etapa crítica para descobrir que tipo de iluminação ou sinalização é necessária para tornar o quiosque visível e atraente para os utilizadores. Os engenheiros de projecto, posteriormente, trabalham o conceito desejado e criam um modelo funcional.

Após a engenharia do projecto, as soluções começam a ser fabricadas e o quiosque é montado. Cada componente é encaixado e inspeccionado antes da integração do software. O software é depois integrado e testado pela respectiva equipa de software. Após a integração do software, os componentes são novamente inspeccionados para se garantir qualidade e funcionalidade. Por fim, as unidades são limpas, inspeccionadas, embaladas e preparadas para o destino final.

Quiosque instalação
As instalações dos quiosques são devidamente estudadas e planeadas

As soluções multimédia implantadas exigem suporte técnico e manutenção contínuos. Neste sentido, os quiosques multimédia da PARTTEAM & OEMKIOSKS são reconhecidos tanto a nível nacional, como a nível mundial, e oferecem aos utilizadores experiências únicas – sendo a inovação um factor diferenciador e um pré-requisito em tudo o que fazemos e desenvolvemos.

Em suma, e como mencionado, os benefícios dos quiosques multimédia estendem-se aos clientes e proprietários, oferecendo soluções flexíveis para ambos.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS é uma referência mundial no desenvolvimento e fabrico de soluções digitais, capazes de potenciar o sucesso de qualquer evento.

SAIBA MAIS SOBRE OS NOSSOS QUIOSQUES MULTIMÉDIA. CLIQUE AQUI.