Saiba tudo sobre quiosques interactivos para o sector do retalho

À medida que o sector retalhista procura fornecer um serviço em que os clientes podem esperar de forma segura e sem se formarem grandes filas de espera, assistiu-se ao aumento da popularidade dos quiosques self-service. Estes equipamentos, muito produzidos e desenvolvidos pela PARTTEAM & OEMKIOSKS, melhoram a experiência em loja e respondem às necessidades actuais dos consumidores.

Os quiosques self-service estão a surgir um pouco por todo o lado, permitindo que os clientes, através da tecnologia interactiva, consigam procurar facilmente mais informações, navegar pelo catálogo da loja e verificar o stock disponível.

O facto de estes equipamentos tecnológicos interactivos providenciarem um serviço mais rápido contribui para a satisfação dos consumidores, que acedem a toda e qualquer informação em tempo real, sem perdas de tempo e sem ajuda de outrem.

Nos últimos tempos, os quiosques self-service cresceram de forma significativa no mercado global, nomeadamente no comércio e no retalho. Isto, porque as lojas recorrem, cada vez mais, à tecnologia de ponta para comunicarem os seus produtos de uma forma mais eficaz, que se destaque da concorrência.

Além disso, os quiosques self-service para o sector do retalho permitem que os funcionários possam realizar tarefas mais urgentes. Neste sentido, numa época em que o consumidor está preparado para fazer compras de forma autónoma, os quiosques fornecem o serviço complementar perfeito para ambientes físicos.

Quiosques self-service com displays intuitivos e fáceis de usar proporcionam uma melhor experiência aos clientes, que demoram menos tempo a fazerem os seus pedidos e, consequentemente, acabam por comprar mais produtos. A conveniência é, por si só, um factor impulsionador da compra, pelo que muitos consumidores podem basear a sua escolha de local de compra neste indicador.

Quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS permitem check-out em integração com o Shopify
Quiosques self-service da PARTTEAM & OEMKIOSKS permitem check-out em integração com o Shopify

A importância do self-service

Os quiosques interactivos permitem que as lojas comuniquem com o seu público-alvo no interior ou no exterior do estabelecimento, impulsionando as vendas e estimulando activamente a interacção entre a marca e os consumidores.

Desta forma, os comerciantes conseguem potencializar os seus produtos e a sua marca interligando conteúdos digitais ao espaço físico. Aliás, de acordo com estudos recentes, os clientes acabam por gastar até 35% mais quando existem Displays Digitais em funcionamento.

Através deste tipo de suportes, os utilizadores têm à sua disposição pontos de informação equipados com as aplicações de tecnologia de última geração, que envolvem a transmissão de conteúdo multimédia e todas as informações relacionadas com a compra no local. Assim, os consumidores conseguem encontrar rapidamente aquilo que procuram dentro de um estabelecimento.

Vantagens dos quiosques interactivos para o retalho

Os quiosques interactivos e o self-service no retalho são fulcrais para uma boa experiência do cliente. Mas outras vantagens podem ser enumeradas:

1 – Aumento da produtividade dos funcionários

Uma vez que os quiosques conseguem responder às necessidades dos clientes, os funcionários podem dedicar-se a tarefas mais urgentes, o que aumenta a produtividade num estabelecimento.

2 – Melhoria no atendimento ao cliente

Um dos grandes benefícios dos quiosques interactivos é o atendimento de grande qualidade que estes proporcionam, o que faz com que haja uma maior probabilidade de fidelizar o cliente.

3 – Economização de tempo

Os quiosques self-service são reconhecidos pela sua rapidez e eficácia, o que reduz o tempo de espera dos clientes. Desta forma, fornece-se uma maior precisão no atendimento, ao mesmo tempo que se conseguem tratar de outras tarefas igualmente importantes.

Videochamadas, atendimento remoto e live shopping para lojas de retalho com o ClusterWall
Videochamadas, atendimento remoto e live shopping para lojas de retalho com o ClusterWall

4 – Acessibilidade

Os quiosques, fáceis de instalar, oferecem o acesso a uma grande variedade de produtos, para além de facilitarem a jornada de compra do consumidor. Ou seja, o cliente tem acesso a tudo e mais alguma coisa num só local, num só equipamento.

5 – Retorno sobre o Investimento (ROI)

Instalar quiosques self-service é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a receita de um estabelecimento. As pessoas ficam frustradas quando têm de esperar em longas filas. Se o contrário acontecer, isto é, se os clientes não tiverem de aguardar durante muito tempo, consegue-se obter Retorno sobre o Investimento (ROI).

Soluções da PARTTEAM & OEMKIOSKS para o retalho

A PARTTEAM & OEMKIOSKS, a pensar no bem-estar dos consumidores e também do próprio sector do retalho, providencia uma série de soluções tecnológicas que facilitam o processo de compra.

Media Markt mais tecnológica
Media Markt mais tecnológica

Vivemos na era da interactividade, pelo que o consumidor de agora tem ao seu alcance tudo o que precisa para decidir se compra ou não determinado produto e/ou serviço. Não existe tempo nem paciência por parte das pessoas, daí a tecnologia nos pontos de venda ser fundamental para que os clientes possam ter a informação que realmente pretendem.

O sector do comércio e do retalho é dos que mais tem evoluído a nível tecnológico. A experiência de compra é, por isso, uma das principais apostas das empresas para alcançarem a atenção de consumidores, que estão cada vez mais conectados e com um maior sentido de autonomia.

A tecnologia torna tudo mais apelativo e, sobretudo, funcional. Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS continua a apostar na inovação digital e no desenvolvimento de soluções que respondam às necessidades actuais dos consumidores, nomeadamente no sector do comércio e do retalho.

CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS SOBRE AS SOLUÇÕES DA PARTTEAM & OEMKIOSKS PARA O RETALHO.