Civiq Dream: A cidade perto de si com as soluções digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Tendo em conta que as cidades consomem cerca de 80% dos recursos do mundo e que ocupam 2% dos recursos do território global, as TIC desempenham um papel fundamental na conexão desses recursos e na garantia de sustentabilidade ambiental, social e económica. Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS criou o conceito de Civiq Dream para Smart Cities.

O objectivo deste conceito Civiq Dream é permitir que os cidadãos tenham acesso às melhores soluções digitais para as suas necessidades diárias, ao mesmo tempo que se reduzem os custos operacionais e o consumo de recursos da cidade.

Atendendo ao desenvolvimento tecnológico e contribuindo para o desenvolvimento das Smart Cities, a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem soluções digitais que vão ao encontro das necessidades das pessoas e dos Municípios portugueses. Pretende-se, assim, pensar na cidade física e na cidade digital, tendo a cidade ao nosso alcance.

O objectivo deste conceito Civiq Dream é permitir que os cidadãos tenham acesso às melhores soluções digitais
O objectivo deste conceito Civiq Dream é permitir que os cidadãos tenham acesso às melhores soluções digitais

Este conceito foca-se, também, na sustentabilidade e na garantia de um amanhã melhor. A construção de novos paradigmas de desenvolvimento urbano, com foco no modelo das cidades inteligentes, marca uma intervenção estratégica em diversas áreas relacionadas com a mobilidade, ambiente, energia, empreendedorismo, criatividade e inovação social. Consequentemente, são várias as razões pelas quais deve haver um investimento nas soluções digitais para Municípios, com base no conceito de Civiq Dream:

  • Conexão entre todos;
  • Informação acessível;
  • Interactividade;
  • Participação cívica;
  • Comunicação em tempo real;
  • Promoção do turismo.

Assim como se pode assistir ao crescimento da população, também se pode constatar um aumento percentual da população urbana, o que exige novas e melhoradas soluções para os principais serviços e infraestruturas das cidades, como os transportes, a energia, a saúde, a água e a gestão de resíduos.

Com efeito, a PARTTEAM & OEMKIOSKS compromete-se a ajudar os Municípios no seu processo de digitalização e implementação de economia circular. As soluções digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS prestam informações úteis que lhe permitem conhecer melhor o Município, para além de terem outras características:

  • Alertas e avisos;
  • Comunicações dinâmicas (comunicação urbana digital);
  • Recolha de dados estatísticos;
  • Branding e publicidade;
  • Controlo remoto;
  • Sistema de wayfinding.
As soluções digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS prestam informações úteis
As soluções digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS prestam informações úteis

Um dos objectivos da PARTTEAM & OEMKIOSKS é contribuir para a sustentabilidade das cidades, daí a preocupação em torná-las resilientes e tecnológicas, com soluções digitais que promovem a participação cívica dos cidadãos. A PARTTEAM & OEMKIOSKS visa, assim, potenciar o crescimento de cidades conectadas com os seus cidadãos, ao mesmo tempo que se asseguram comportamentos sustentáveis.

Neste sentido, a PARTTEAM & OEMKIOSKS providencia soluções que visam melhorar a qualidade de vida, a eficiência de operações e serviços urbanos, garantindo que estas atendam às necessidades das gerações presentes e futuras.

As soluções digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Mupis Digitais

Os mupis digitais surgem como uma alternativa às tradicionais formas de divulgação de informação, com a vantagem de contribuírem para a redução de custos de produção e distribuição da informação, assim como para o meio ambiente.

A aposta nos mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS para Smart Cities é indispensável para o progresso e para a evolução tecnológica, onde o foco está na formação do cidadão inteligente e na necessidade de tornar as cidades criativas, sustentáveis e inteligentes.

Os mupis digitais surgem como uma alternativa às tradicionais formas de divulgação de informação
Os mupis digitais surgem como uma alternativa às tradicionais formas de divulgação de informação

Sinalética Digital

As soluções de Sinalética Digital da PARTTEAM & OEMKIOSKS visam captar a atenção de turistas e habitantes com imagens envolventes, possibilitando, em simultâneo, a consulta de informações mais detalhadas sobre o Município.

A utilização da Sinalética Digital faz com que as mensagens sejam mais apelativas, cativantes e atraentes, tornando-se uma solução moderna que acrescenta inúmeras vantagens para os Municípios.

ClusterWall Edital

Facilitando o contacto entre as autarquias e os cidadãos, o ClusterWall Edital é uma plataforma interactiva desenvolvida pela PARTTEAM & OEMKIOSKS, que substitui os actuais editais ou avisos informativos em papel, revolucionando a forma como as autarquias comunicam.

Para além de centralizar a comunicação interna com uma ferramenta de curadoria digital, o ClusterWall Edital disponibiliza lembretes de revisão através de email, garantindo que o conteúdo esteja sempre actualizado. Os administradores podem ainda criar canais de comunicação para diferentes funcionalidades.

Casharmour

Extremamente útil para Municípios, o Casharmour – tecnologia de pagamentos em dinheiro que automatiza todos os processos de gestão de dinheiro – permite o pagamento de facturas.

A identificação do pagamento no Casharmour pode ser feita de duas formas: a factura pode ser identificada através do PIN do utilizador ou através do número ou código da factura.

QMAGINE

O software de gestão de atendimento e filas de espera QMAGINE permite optimizar o tempo de espera dos cidadãos e, acima de tudo, organizar e gerir a chamada dos mesmos de uma forma mais rápida e simples para qualquer Município.

O sistema permite a gestão eficaz e profissional das filas de espera e do atendimento. Em vez de ficarem em longas filas, os cidadãos podem esperar enquanto visualizam informações úteis sobre os serviços disponíveis.

Software YPortal

O YPortal, software desenvolvido com o foco especial em Municípios e para ser instalado em mupis digitais interactivos, é uma solução que providencia a turistas e habitantes o acesso a todas as comunicações sobre o Município.

O YPortal é um software desenvolvido com o foco especial em Municípios
O YPortal é um software desenvolvido com o foco especial em Municípios

O YPortal permite ainda informar os cidadãos sobre o índice da qualidade do ar, partilhar fotografias e controlar o funcionamento do software através do telemóvel. Este software contribui para o desenvolvimento das Smart Cities, uma vez que permite um melhor planeamento das cidades; uma melhor qualidade de vida; um menor consumo de energia; comunicação sem fios e conectividade de rede inteligente.

Além disso, o YPortal está disponível em aplicação mobile, disponibilizando uma série de funcionalidades que permitem ao utilizador interagir e conhecer melhor o Município.

Purificador de Ar para Cidades – ZEFIRUS

A purificação do ar é cada vez mais importante nos dias de hoje. Tendo em conta a poluição urbana, causada sobretudo por combustíveis fósseis, e presente cada vez mais no nosso quotidiano, são necessários métodos que filtrem o ar.

Perante as consequências nocivas para a saúde desta situação, é preciso destruir poluentes e agentes contaminadores. Os mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS indirectamente também desempenham um papel importante, na medida em que podem funcionar como purificadores do ar.

Os mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS podem funcionar como purificadores do ar
Os mupis digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS podem funcionar como purificadores do ar

A PARTTEAM & OEMKIOSKS integra nas suas soluções digitais sistemas de purificação do ar, sensores de partículas, sensores de gás e sensores que medem a qualidade do ar, bem como o nível de ruído das cidades (sensorização ambiental).

Segurança e Tecnologia

As Smart Cities pretendem promover um ecossistema urbano inovador. Esse sistema é caracterizado pelo uso de tecnologias na gestão de recursos voltados para a infraestrutura urbana, tendo como objectivo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através do desenvolvimento humano e social, com ajuda da tecnologia.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu uma solução que incorpora drones e quiosques multimédia
A PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu uma solução que incorpora drones e quiosques multimédia

Tendo em conta que os quiosques multimédia e os mupis digitais são ferramentas indispensáveis em eventos e exposições, é necessário que se garanta a segurança nas cidades. Por isso, a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu uma solução que incorpora drones e quiosques multimédia.

A segurança virtual, por exemplo, é garantida com soluções avançadas que combinam inteligência virtual e humana, aplicada em mupis digitais e quiosques multimédia.

Mobilidade

Os quiosques de bilhética, ou TVM (Ticket Vending Machine), são soluções digitais cada vez mais procuradas pelos cidadãos. Espera-se que estes quiosques apresentem uma maior taxa de crescimento nos próximos anos, devido à crescente importância dos sectores das viagens e do turismo, bem como à adopção destes equipamentos nos transportes públicos.

Também a necessidade de assistência na execução de tarefas relacionadas com o planeamento urbano levou ao desenvolvimento de sistemas de informação urbana e, consequentemente, de Suportes Urbanos para Informação (SUPI). A integração de novas tecnologias está a tornar as paragens de autocarro mais inteligentes, por exemplo.

Os quiosques de bilhética são soluções digitais cada vez mais procuradas
Os quiosques de bilhética são soluções digitais cada vez mais procuradas

WATTDREAM

Com o mercado dos veículos eléctricos (EV) a florescer, os consumidores precisam de uma forma conveniente, fiável e acessível para carregar o seu veículo eléctrico. As estações de carregamento WATTPLACE são inteligentes, elegantes e fáceis de utilizar para o condutor do veículo eléctrico. Podem ser instaladas com diferentes tipos de conectores e podem combinar vários tipos de conectores/tomadas.

Wi-Fi Hotspot

O sistema Wi-Fi dos equipamentos da PARTTEAM & OEMKIOSKS funciona como um ponto de acesso. O software AP (access point) permite levar o sinal de Internet a áreas em que a cobertura original proporcionada por um router é limitada.

Contribua para o desenvolvimento das Smart Cities e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com as soluções digitais da PARTTEAM & OEMKIOSKS!

SAIBA MAIS SOBRE O CONCEITO CIVIQ DREAM DA PARTTEAM & OEMKIOSKS. CLIQUE AQUI.