O crescente uso dos sistemas de autenticação facial nos quiosques multimédia

Com a evolução tecnológica e com a mudança de hábitos da população, a conectividade e a interacção são cada vez mais fulcrais no nosso quotidiano. Aliás, as tecnologias de informação mudaram o modo como pensamos, agimos e reagimos. Exemplos recentes desta situação são os sistemas de autenticação facial, como a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu (numa parceria com a YooniK).

A tecnologia de autenticação facial, passível de ser integrada num quiosque multimédia e com o potencial de agilizar o processo de pedidos, os pagamentos dos clientes e o controlo de entradas em estabelecimentos, reduz também os custos das empresas com mão-de-obra.

Neste sentido, podemos denotar o crescimento acentuado dos sistemas biométricos em quiosques, que combinam segurança e facilidade de uso. As nossas impressões digitais e os nossos perfis faciais, todos diferentes uns dos outros, são adequados para simplificar qualquer processo de transacção ou de autenticação sem comprometer a segurança.

Podemos denotar o crescimento acentuado dos sistemas biométricos em quiosques
Podemos denotar o crescimento acentuado dos sistemas biométricos em quiosques

O facto de não necessitarmos de uma palavra passe, de dinheiro ou de cartão para a autenticação também é uma mais valia, pois para além de não se perder tempo, o sistema identifica qualquer pessoa numa fracção de segundo.

Tendo em conta a situação pandémica, o Gabinete Nacional de Segurança (GNS) definiu regras para a identificação de pessoas físicas através do recurso a sistemas biométricos automáticos de autenticação facial, o que demonstra a importância destes sistemas para a segurança.

Além disso, e numa era em que somos inundados com dados de todos os tipos, os sistemas biométricos automáticos de reconhecimento facial são cada vez mais utilizados. Embora possível, é difícil enganar a tecnologia de reconhecimento facial, o que faz com que esta ajude também na prevenção de fraudes.

Sistemas de autenticação facial no controlo de acessos

Com a crescente adopção da IoT (Internet of Things, em português Internet das Coisas), a propensão do consumidor em adoptar soluções que aumentem a conveniência dos controlos de acesso irá crescer. Além disso, como as fraudes e os ataques cibernéticos continuam a existir, há uma necessidade de fortalecer a segurança, ao mesmo tempo que se reduzem os custos.

Por isso, o controlo de acessos através de autenticação facial fornece um acesso rápido e conveniente a qualquer local. Ao mesmo tempo, garante-se segurança, rapidez, acessibilidade e organização.

Podendo ser contactless, os sistemas de reconhecimento facial podem ser utilizados para vários propósitos: gestão dos acessos em fábricas de processamento de alimentos ou hospitais; controlo de acesso de data centers, institutos de pesquisa e bancos; gestão de tempo e presença em obras; controlo de acessos em empresas.

Em parceria com a YooniK, a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu um sistema de inteligência artificial de autenticação facial
Em parceria com a YooniK, a PARTTEAM & OEMKIOSKS desenvolveu um sistema de inteligência artificial de autenticação facial

PARTTEAM & OEMKIOSKS com sistemas de autenticação facial nos quiosques em parceria com YooniK

Visando contribuir para a criação de inovação tecnológica e com o intuito de criar ferramentas inovadoras e interactivas, a PARTTEAM & OEMKIOSKS estabeleceu uma parceria com a YooniK, uma plataforma SaaS que pode autenticar clientes em qualquer dispositivo IoT para provar a sua identidade.

Desta forma, desenvolveu-se um sistema de inteligência artificial de autenticação facial, passível de ser utilizado por alguém com ou sem máscara.

Usado no software YKioskHotel da PARTTEAM & OEMKIOSKS, este sistema de inteligência artificial confirma, através da webcam, se a pessoa que se encontra em frente ao quiosque é a mesma pessoa do documento que a mesma apresenta. Esta autenticação é feita comparando-se a fotografia do documento digitalizado com a imagem captada pelo software.

Como funciona

O objectivo desta tecnologia é proceder ao mapeamento dos vários pontos do rosto humano.

Por isso, aquando da análise facial, algumas características específicas são analisadas pelo sistema:

  • Cicatrizes e marcas diversas;
  • Distância entre os pontos do rosto;
  • Contorno da face;
  • Formato da extremidade do rosto.

Depois de identificados os pontos mencionados, é gerada uma imagem tridimensional que, depois de transformada numa sequência de números, será armazenada e reconhecida pelo sistema.

Benefícios dos sistemas biométricos de autenticação facial

O reconhecimento facial traz benefícios para todos, incluindo o aumento da segurança e da protecção, a prevenção de crimes e a redução da interacção humana.

O objectivo desta tecnologia é proceder ao mapeamento dos vários pontos do rosto humano
O objectivo desta tecnologia é proceder ao mapeamento dos vários pontos do rosto humano

Mas outras vantagens podem ser elencadas:

1 – Protecção contra roubos

Os proprietários de estabelecimentos podem recorrer a sistemas de reconhecimento facial para identificarem facilmente ladrões. Uma vez que estes sistemas servem para vigilância, acabam por ser também um impedimento de roubos (e tendo em atenção que são sistemas discretos).

2 – Fortalecimento das medidas de segurança

Ajudando a reforçar a segurança e a protecção, os sistemas biométricos de autenticação facial incluem verificação de identidade rápida e não invasiva.

3 – Redução de contacto físico

O reconhecimento facial requer menos recursos humanos do que qualquer outro tipo de medidas de segurança. Aliás, não requer contacto físico nem interacção humana directa, o que agiliza a experiência do utilizador.

4 – Facilidade de uso e rapidez

Um outro benefício de usar sistemas de reconhecimento facial é o facto de ser um sistema automatizado que oferece uma experiência de verificação rápida e contínua.

5 – Precisão

Os sistemas de autenticação facial eliminam os riscos de impressões e erros humanos, para além de melhorarem a experiência do cliente.

Tendo em conta que a tecnologia biométrica está cada vez mais presente no nosso quotidiano, como nos nossos telemóveis, é normal que os quiosques multimédia também adoptem estes sistemas.

Desde o início da transformação digital que os sistemas de reconhecimento facial têm vindo a ganhar destaque, quer pela comodidade que oferecem, quer pelo facto de garantirem precisão e segurança. Neste sentido, e como as necessidades dos clientes mudam, evoluem, a PARTTEAM & OEMKIOSKS oferece soluções inovadoras que vão ao encontro dessas mudanças.

SAIBA MAIS SOBRE OS SISTEMAS DE AUTENTICAÇÃO FACIAL PARA QUIOSQUES DA PARTTEAM & OEMKIOSKS. CLIQUE AQUI.