Como os sistemas de gestão térmica e ventilação beneficiam os mupis digitais

Tendo em conta as condições inerentes aos mupis digitais e aos quiosques multimédia, nomeadamente para outdoor, a ventilação e a gestão térmica dos equipamentos vêm garantir o normal e correcto funcionamento de todos os componentes – para além de se evitar a sua deterioração.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS, ciente da importância da temperatura e dos sistemas de ventilação, procura garantir, em todos os seus produtos, a máxima eficácia e fiabilidade. Neste sentido, procura-se, neste artigo, explanar a importância da gestão térmica e da ventilação.

Os requisitos de um ambiente interno são de fácil compreensão, uma vez que há um controlo total do ambiente e uma certa estabilidade. Tal faz com que os mupis digitais ou quiosques multimédia para indoor não necessitem de tantos cuidados como os equipamentos para outdoor. Contudo, no exterior, existem outras atenções que se devem ter, sendo o elemento primordial deste sistema o controlo da temperatura. Aliás, a PARTTEAM & OEMKIOSKS possui um sistema proprietário – CROXTHERM® – para gestão térmica e arrefecimento dos displays.

A gestão da temperatura garante, por sua vez, que todos os componentes do sistema funcionam correctamente. Através desta gestão, previnem-se manchas, nomeadamente quando a temperatura na superfície da tela é elevada; garantem-se bons níveis de desempenho e assegura-se uma longa duração dos componentes integrados.

A gestão da temperatura garante que todos os componentes do sistema funcionem correctamente
A gestão da temperatura garante que todos os componentes do sistema funcionem correctamente

A importância de uma boa gestão térmica

Embora seja importante garantir que qualquer display para outdoor consiga resistir às intempéries, é igualmente importante garantir que estes suportam as temperaturas variáveis ​​de um ambiente externo.

Quer o frio, quer o calor afectam os displays LCD. Por isso, importa considerar a gestão térmica, visto que protege o equipamento da temperatura exterior, garantindo a qualidade da imagem, o baixo consumo de energia e a conservação dos componentes.

Neste sentido, a gestão térmica dos equipamentos é fortemente recomendada, pois:

  • Evita interrupções e mau funcionamento causados pelo sobreaquecimento ou pelo arrefecimento dos dispositivos electrónicos;
  • Reduz custos relacionados com a instalação e manutenção dos equipamentos;
  • Aumenta a duração dos componentes internos.
A gestão térmica dos equipamentos é fortemente recomendada
A gestão térmica dos equipamentos é fortemente recomendada

Por conseguinte, importa fazer uma gestão térmica adequada. Existem, assim, técnicas que se podem adoptar para evitar a degradação dos componentes, como:

  1. Posicionamento adequado do equipamento: a instalação deve permitir a livre circulação de ar para dentro e para fora do display;
  2. Gestão térmica de software: os componentes eléctricos do equipamento devem ser inteligentes e monitorizar a temperatura dentro do display.

O controlo correcto da temperatura garante, assim, a durabilidade de qualquer equipamento de sinalética digital.

Temperaturas dos equipamentos

As temperaturas dos equipamentos dependem de vários factores, tais como:

  • A quantidade de calor gerada pelos componentes do equipamento;
  • A quantidade de calor gerada por equipamentos auxiliares e de refrigeração (como ventiladores);
  • As condições ambientais (como a temperatura, a radiação solar e a velocidade do vento);
  • Os objectos naturalmente presentes no local da instalação (como a sombra, os edifícios, as árvores, os automóveis);
  • O design do equipamento.

Quanto à temperatura de um display para outdoor, esta varia entre 0 e 50ºC – é a temperatura de manutenção garantida. Pode recorrer-se também a uma temperatura ambiente (de, aproximadamente, 25ºC e que implica um sistema de arrefecimento activo) ou à temperatura de operação normal (que varia entre 10 e 40ºC). Dentro desta última, o calor ou o frio não afectam o display.

As temperaturas dos equipamentos dependem de vários factores
As temperaturas dos equipamentos dependem de vários factores

Películas para vidros

Igualmente importantes, as películas de protecção solar da PARTTEAM & OEMKIOSKS oferecem várias vantagens ao longo do ano, adaptando-se tanto ao exterior, como ao interior. Para além de permitirem controlar a luz, asseguram a optimização térmica. Isto é, permitem um melhor isolamento no Inverno e uma redução significativa do calor no Verão.

Um vidro revestido com estas películas de protecção solar consegue impedir a radiação infravermelha, controlando os picos de luminosidade e reduzindo-os para um nível agradável ao olho humano. Cria-se, assim, uma protecção eficaz para os equipamentos, que acarreta várias vantagens:

  • Controlo da luminosidade;
  • Economização de energia;
  • Alta resistência;
  • Variedade de cores, que torna o equipamento mais sofisticado;
  • Protecção dos equipamentos.
As películas de protecção solar da PARTTEAM & OEMKIOSKS oferecem várias vantagens ao longo do ano, adaptando-se ao exterior e ao interior
As películas de protecção solar da PARTTEAM & OEMKIOSKS oferecem várias vantagens ao longo do ano, adaptando-se ao exterior e ao interior

Sistemas de ventilação

Num quiosque indoor, a ventilação faz com que o ar circule e se consiga manter sempre a mesma temperatura dentro do quiosque. Num quiosque de exterior, pretende-se que o mesmo aconteça, apesar de se terem de tomar outras precauções. Os sistemas de ventilação da PARTTEAM & OEMKIOSKS garantem a máxima eficácia e fiabilidade, mesmo em temperaturas extremas e de grandes flutuações.

Perante o facto de os quiosques para outdoor estarem sujeitos a condições ambientais adversas que podem afectar o desempenho de componentes electrónicos sensíveis – desde temperaturas extremas a humidade e poeiras –, estes equipamentos devem estar preparados para manter as respectivas temperaturas internas, independentemente do clima.

Para os quiosques indoor, as temperaturas extremas são menos arriscadas, pelo que a temperatura ambiente tende a manter-se constante. Frequentemente, estes quiosques mantêm a sua temperatura através de ventilação de convecção. No entanto, caso a estrutura fique sobreaquecida, pode-se usar um ventilador para dissipar o calor dos componentes electrónicos e da ventilação superior do quiosque.

Os sistemas de ventilação arrefecem os componentes de um equipamento, garantindo a qualidade do ar que circula e evitando que haja infiltração de gases poluentes, bactérias e humidade. Por isso, são vitais para o normal funcionamento dos equipamentos e respectivos componentes.

Artigo relacionado: O que saber antes de instalar um mupi digital no exterior

Como funcionam?

Os sistemas de ventilação funcionam de diversas formas. Há várias opções a ter em conta, até porque se um display ficar muito quente, por exemplo, os seus cristais líquidos podem ficar permanentemente danificados. Mas existem formas de controlar a temperatura e a circulação do ar:

  • Utilizar o ar exterior para arrefecer os componentes do display, evitando que a temperatura interior fique muito quente;
  • Usar a gestão térmica avançada do display, de forma a que a temperatura interna não fique muito alta;
  • Utilizar o ar condicionado dentro do mupi digital, que funciona automaticamente no que respeita à temperatura.
A ventilação faz com que o ar circule e se consiga manter sempre a mesma temperatura dentro do quiosque
A ventilação faz com que o ar circule e se consiga manter sempre a mesma temperatura dentro do quiosque

Este efeito é controlado em todos os projectos, estudando o local e o posicionamento do equipamento, de modo a analisar a posição do sol durante o dia e perceber se vai prejudicar a utilização do mesmo.

Os sistemas de ventilação acarretam, ainda, três importantes benefícios:

  • Eliminam impurezas;
  • Regulam o ar que circula no equipamento;
  • Evitam a acumulação de humidade.

Velocidade de fluxo de ar

A medição da velocidade do fluxo de ar permite saber se os ventiladores estão em pleno funcionamento e se os filtros de ar estão ou não obstruídos com pó.

Para um bom funcionamento dos quiosques, é imprescindível uma ventilação eficaz e correctamente testada. A circulação de ar perfeita deve ser garantida a qualquer momento. Por essa razão, os fluxos de entrada e saída de ar devem ser medidos em intervalos regulares. Os testes da PARTTEAM & OEMKIOSKS com medidores da velocidade de fluxo revelam-se, assim, ideais para obtermos essa garantia.

A medição da velocidade do fluxo de ar permite saber se os ventiladores estão em pleno funcionamento
A medição da velocidade do fluxo de ar permite saber se os ventiladores estão em pleno funcionamento

Ar Condicionado

Uma das maneiras mais eficazes de evitar o aquecimento de um equipamento de sinalética digital é através da utilização de ar condicionado, que vai regulando a temperatura do ar consoante a temperatura do mupi.

Quando o mupi é equipado com ar condicionado, acaba por não ter ventilação exterior, de forma a que o ar condicionado tenha a máxima eficiência.

Neste caso, não existindo qualquer “ligação” com o exterior – que não seja através do ar condicionado – evita-se a entrada de humidade, poeiras e água.

Além disso, os equipamentos podem ser completamente estanques com protecções IP65, salvaguardando-se a estrutura.

O arrefecimento extremo não é necessário nem apropriado

Estudos revelaram que os componentes electrónicos tendem a durar mais se as temperaturas se mantiveram baixas. Mas existem outros factores na estrutura que devem ser considerados, como o risco de condensação e os gastos com a energia.

Na verdade, o importante é manter uma temperatura estável e não necessariamente baixa no equipamento. A temperatura ideal recomendada é de, aproximadamente, 25°C, protegendo-se os componentes, minimizando-se o risco de condensação e reduzindo-se os custos de energia.

Efeito Peltier

O arrefecimento termo-eléctrico usa o efeito Peltier para transferir calor de um lado para o outro do dispositivo. Pode ser usado para aquecimento ou arrefecimento (embora, na prática, o arrefecimento seja a principal aplicação).

O arrefecimento termo-eléctrico usa o efeito Peltier para transferir calor de um lado para o outro do dispositivo
O arrefecimento termo-eléctrico usa o efeito Peltier para transferir calor de um lado para o outro do dispositivo

Assim, podem-se elencar algumas das suas vantagens:

  • Não possui peças mecânicas móveis, por isso, são silenciosas;
  • É indicado para a estabilização da temperatura;
  • Não utiliza gases poluentes;
  • Tem um tamanho pequeno e um formato flexível;
  • Não necessita de manutenção e pode trabalhar em qualquer posição.

Revestimento dos equipamentos

De forma a combater as altas temperaturas que se fazem sentir em alguns locais, os quiosques da PARTTEAM & OEMKIOSKS são revestidos com isolamento térmico. Ou seja, são preparados para permitir uma menor troca de calor, fazendo com que o calor externo não seja sentido dentro do quiosque e o sistema de refrigeração tenha uma maior eficácia.

Este isolamento reduz também a troca de calor entre o ambiente externo e o ambiente interno, o que garante uma temperatura mais estável e saudável para os equipamentos.

Por meio dessa acção, também é possível ter uma economia significativa nos gastos de climatização, contribuindo para que o quiosque seja mais eco-eficiente.

Artigo relacionado: Como construir uma rede de sinalética digital

Os quiosques da PARTTEAM & OEMKIOSKS são revestidos com isolamento térmico
Os quiosques da PARTTEAM & OEMKIOSKS são revestidos com isolamento térmico

Os testes da PARTTEAM & OEMKIOSKS

Na PARTTEAM & OEMKIOSKS, os equipamentos são concebidos com intensivos testes de qualidade. Em primeiro lugar, é realizado um estudo tendo em conta a dissipação de calor dos componentes e o local onde serão instalados – analisando-se a temperatura ambiente média e a exposição solar.

No chão da fábrica, os quiosques são colocados dentro de uma estufa com fontes de calor projectadas – onde ficam durante várias horas –, sendo este teste monitorizado através de dados recolhidos por sensores espalhados por várias zonas do quiosque. O objectivo é perceber se o calor está a ficar concentrado e a colocar em causa o funcionamento de algum componente.

São também realizados testes com sistemas de arrefecimento e ventilação para se perceber se se está a utilizar o sistema correcto. Caso necessário, é feito um reajuste durante o processo de assemblagem para se garantir o bom funcionamento do equipamento.

SAIBA MAIS SOBRE GESTÃO TÉRMICA E VENTILAÇÃO. CLIQUE AQUI.