A relação das Dark Kitchens com os quiosques QSR

As Dark Kitchens são, cada vez mais, uma tendência. Também conhecidas como “cozinhas fantasma”, “cozinhas invisíveis” ou “cozinhas virtuais”, as Dark Kitchens são espaços de cozinha comerciais simples, sem opção de almoçar ou jantar. Ou seja, os alimentos das Dark Kitchens estão apenas disponíveis para entrega (food delivery), o que reflecte a necessidade de se implementarem quiosques QSR (Quick-Service Restaurants).

As Dark Kitchens são optimizadas para entrega, quer seja directamente ao cliente, quer seja através de plataformas de entrega de comida (online). Estas cozinhas permitem que os funcionários se possam focar ainda mais nas necessidades dos clientes, melhorando a sua experiência.

Como as Dark Kitchens não possuem área de refeição, acabam por ter um maior volume e uma maior eficiência no que diz respeito à confecção dos pratos. Mas não podemos falar apenas no aumento da procura destas cozinhas que, embora já existissem, são também uma consequência do distanciamento social provocado pela pandemia. Por isso, é preciso fazer referência à grande quantidade de empresas de entrega que surgiram recentemente e ao uso partilhado destas cozinhas por diferentes restaurantes.

Quiosques self-service de checkout para a Burger King
Quiosques self-service de checkout para a Burger King

Uma vez que são muitos os clientes que têm vindo a aderir a estes serviços e que almoçam num local diferente daquele em que compram a refeição, há uma necessidade crescente de recorrer a tecnologias integradas que sejam uma mais valia na criação de estratégias para as entregas.

A excelência no atendimento de um restaurante é crucial para o sucesso do negócio. Por isso, e num mundo cada vez mais conectado e autónomo, o importante é atender os clientes da melhor forma possível independentemente do local onde estão. Neste sentido, os restaurantes necessitam de estar dispostos a mudanças, nomeadamente as que implicam Dark Kitchens.

Com efeito, os quiosques self-service para QSR da PARTTEAM & OEMKIOSKS revelam-se essenciais, na medida em que os clientes podem fazer o pedido nos quiosques e levantá-los, posteriormente, nas Dark Kitchens.

Os benefícios das Dark Kitchens

As Dark Kitchens optimizam as operações internas, uma vez que os funcionários não têm que andar de um lado para o outro para servir os clientes. Desta forma, promove-se a eficiência do pedido.

Mas outros benefícios deste conceito podem ser destacados:

1 – Redução de custos

O facto de não se servir os clientes à mesa acaba, de certa forma, por reduzir os custos operacionais enquanto se aumenta a comodidade dos clientes. No final de contas, há uma redução das despesas gerais.

Os quiosques self-service para restaurantes (QSR) da PARTTEAM & OEMKIOSKS são uma inovação contínua
Os quiosques self-service para restaurantes (QSR) da PARTTEAM & OEMKIOSKS são uma inovação contínua

2 – Flexibilidade

As Dark Kitchens distinguem-se, essencialmente, pela flexibilidade, pois são capazes de se adaptar a qualquer ambiente, podendo ainda apresentar um conceito diferente consoante a época do ano.

3 – Optimização de processos

As Dark Kitchens traduzem-se na optimização de processos. Uma vez que os restaurantes se concentram mais na preparação dos alimentos do que na gestão do restaurante, de funcionários e na manutenção de equipamentos, assiste-se a uma automatização e a uma optimização dos processos.

4 – ROI

O facto de haver uma redução nas despesas gerais do restaurante acaba por fazer com que haja um ROI (Retorno sobre o Investimento) maior e num espaço mais curto de tempo.

5 – Crescimento do mercado de entregas online

Apesar de a redução das despesas gerais ser a maior vantagem das Dark Kitchens, o verdadeiro impulsionador deste conceito é o crescimento do mercado de entregas online.

6 – Entregas mais eficientes

Tendo em conta que as Dark Kitchens direccionam os seus esforços para as entregas, este tipo de serviço torna-se ainda mais eficiente, o que resulta na fidelização dos clientes.

7 – Modelo de negócio partilhado

Este modelo de negócio pode ser partilhado por vários restaurantes, o que faz com que o cliente tenha mais opções de escolha. Esta situação é benéfica, pois aumenta a visibilidade e notoriedade de restaurantes que ainda estão a começar a sua actividade.

Quiosques self-service para o restaurante PIZZA HUT - NORTE SHOPPING
Quiosques self-service para o restaurante PIZZA HUT – NORTE SHOPPING

8 – Foco na qualidade

Atendendo ao facto de as Dark Kitchens poderem continuamente ajustar e adaptar o seu menu, assiste-se a uma constante evolução na qualidade dos produtos apresentados.

9 – Preços competitivos

Face à redução das despesas gerais, as Dark Kitchens conseguem elaborar uma estratégia de preços competitiva.

10 – Melhoria da satisfação dos clientes

As Dark Kitchens mudaram o modelo de negócios de venda de alimentos. Uma vez que não têm espaço de refeição, procuram oferecer aos consumidores um serviço de entrega excepcional, rápido e confortável.

Artigo Relacionado: Como melhorar a experiência do cliente no restaurante – Quiosques Self-Service para QSR (Quick Service Restaurants)

A importância dos quiosques QSR

Os quiosques self-service para QSR da PARTTEAM & OEMKIOSKS são fundamentais para este conceito das Dark Kitchens, uma vez que melhoram a experiência dos clientes nestes restaurantes.

Estes quiosques self-service para restaurantes têm, assim, um impacto muito positivo nas receitas e no lucro dos restaurantes, daí a sua importância para o futuro das Dark Kitchens.

Os quiosques self-service para restaurantes (QSR) funcionam de forma bastante simples. O cliente selecciona o que pretende, escolhe o prato desejado (que pode personalizar), paga com o método de pagamento pretendido e recebe a factura com um número de pedido. Em seguida, pode deslocar-se até à Dark Kitchen para receber o pedido.

QSR: Quiosques Self-Service para zona de restauração Dolce Vita Tejo - Lisboa
QSR: Quiosques Self-Service para zona de restauração Dolce Vita Tejo – Lisboa

No que diz respeito à Dark Kitchen, e após aceitar o pedido, o mesmo entra em modo “preparação”, ficando esta informação disponível para o cliente. Assim que o pedido fica concluído, o operador da Dark Kitchen pressiona o botão “pronto” no tablet ou smartphone, sendo o cliente automaticamente notificado através do monitor que a sua refeição pode ser recolhida. Opcionalmente, quando o pedido fica “pronto” e se o cliente optou por ser notificado via SMS, o sistema da PARTTEAM & OEMKIOSKS envia uma SMS directamente ao cliente para que possa deslocar-se ao restaurante e levantar o pedido.

De uma forma generalizada, podemos afirmar que a utilização destes quiosques proporciona um aumento das vendas, redução de custos, maior precisão nos pedidos efectuados, redução de filas de espera, foco na produção, aumento da rapidez de expedição das refeições, aumento da margem de lucro e um melhor atendimento.

A PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e projecto, neste caso para Dark Kitchens.

SAIBA MAIS SOBRE OS NOSSOS QUIOSQUES QSR. CLIQUE AQUI.